FÁTIMA TAVARES
FÁTIMA TAVARES RECEBE O TÍTULO DE PERSONALIDADES, PELA REVISTA OFFICIAL CHIC, PELA SUA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, LIDERANÇA E DESTAQUE EM SOCIEDADE.
Fátima Tavares é formada em Pedagogia e Pós-Graduada em Psicopedagogia. Casada com José Luiz Tavares, ela é mãe de quatro filhos, Thaise, Flávio, Rodrigo e Maíra, é também avó, e mulher de grande expressão na vida política e de notável importância na história recente de Lagoa da Prata.
São grandes os seus feitos, e inúmeros… impossível retratar todos eles em poucas páginas. Assim, decidimos destacar alguns deles. Não por grau de importância, visto que muitos foram importantes, determinantes e decisórios para que avançasse na sociedade lagopratense várias frentes. Culturais e estruturais.
A exemplo, trazemos uma de suas verdadeiras paixões, a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, que acontece há dois séculos em Minas Gerais. Em Lagoa da Prata, ela acredita que tenha tido início no ano de 1913 e que tenha chegado pelas mãos do Senhor Antônio Pereira e da sua esposa Ana Pereira. Naquela época o congado contava com poucos participantes e o grupo era bem menor do que é hoje em nossa cidade.
A religiosidade, a tradição e a dança… são carregadas de simbolismos, buscando retratar com riqueza de detalhes os feitos do povo negro e a luta de pessoas importantes na história do negro em nossas terras.
A celebração desta festa muda a rotina da cidade que leva músicos e dançarinos para as ruas que com suas vestes coloridas, vão cantando suas queixas e fazendo os seus louvores em agradecimento pelas graças recebidas.
A Família de Fátima Tavares, tem notável importância nesta tradição religiosa e festiva que busca exaltar e contar a história de fé do povo negro na nossa cultura popular brasileira.
A coroa está na sua família já há 100 anos!A sua avó materna foi a primeira a representar a rainha da coroa grande, Dona Maria Nunes Furtado, seguida pela filha, Nilza Terezinha Furtado (a primeira rainha perpétua de Lagoa da Prata), e hoje a rainha perpétua de nossa Senhora do Rosário e São Benedito é a Fátima Tavares que confessa já ter recebido e alcançado muitas graças através da sua fé e respeito por sua religiosidade. Enquanto vereadora, Fátima Tavares, foi autora do projeto para a inserção da história do povo negro na rede municipal de ensino.
Esta nossa PERSONALIDADE destaque no “HONRA AO MÉRITO OFFICIAL CHIC” 2021, Fátima Tavares, é a pessoa responsável pela fundação da ACADELP (Academia Lagopratense de Letras) fundada no ano de 2002, a instituição é voltada para a valorização sócio-cultural e propagação da Língua Portuguesa.
Na ocasião, Fátima Tavares, fez várias viagens e visitou muitas academias de letras na região e na capital, Belo Horizonte, segundo ela, para se inspirar e somar em conhecimento para que o sonho de ter a Academia Lagopratense de Letras saísse do imaginário para fazer parte da vida da população de Lagoa da Prata.
O médico, poeta e escritor, o saudoso Doutor Ciro dos Santos, o advogado e escritor Silvério Rocha, o professor Toninho Sampaio, a também professora e escritora Adircilene Batista, a professora e poetiza Maria do Rosário Bessas, foram algumas das personalidades que uniram-se a ela em prol da fundação da Acadelp.
Na solenidade de posse e lançamento da ACADEMIA LAGOPRATENSE DE LETRAS, Fátima Tavares foi homenageada no discurso do acadêmico, Ciro dos Santos. Trouxemos para a apreciação dos leitores de Official Chic, trechos deste discurso que Fátima Tavares guarda com enorme satisfação;
“Falar da ACADELP é associar esse nome ao seu. Há uma sentença que nos alerta que as coisas acontecem quando tem que acontecer. Por isso que um dia, num tempo que o calendário nada significava, brotou na sua mente a ideia de que a sua terra, a nossa Lagoa da Prata, merecia congregar sob os auspícios de uma sociedade culta, personalidades que se interessam pela cultura local.
A ideia contagiou uma parcela da comunidade que vige pela cultura e com mais a contribuição de uns e a vontade de quantos mais nascia a ACADEMIA LAGOPRATENSE DE LETRAS de LAGOA DA PRATA, diz um antigo adágio que de poeta e sonhador todos tem um pouco, porque não se paga para sonhar.
Personalidades culturais já tínhamos para nos servir de paradigma cito algumas como homenagem pelo que nos legaram – Acácio Mendes, Antenor Chagas Madeira, D. Rita Restes diretora, D. Alexandrina de Castro diretora, D. Guiomar Sampaio nossa patronense.
Faltava apenas com ousadia bastante, para corporificar as ideias. Revelou-se esse personagem em Fátima Tavares pelo que você representa como matriarca da ideia.”
No ano de 2011 a ACADELP – Academia Lagopratense de Letras, promoveu o primeiro encontro “Literatura e Etcetera” durante este evento foi entregue à Professora Fátima Tavares o Título de MADRINHA da ACADELP.
Desde então, Fátima Tavares é sempre presente nos encontros culturais e literários promovidos pela Acadelp ao longo de todos estes anos.
Fátima Tavares, foi autora do projeto para introdução do Hino de Lagoa da Prata nas escolas da rede municipal de ensino enquanto vereadora, nos anos de 2001 a 2004. E deixou o seu legado ao ter sido a primeira mulher na diretoria do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) na história de nossa cidade.
Pelo muito que Fátima Tavares representa, desejamos que a inspiração e a motivação encontre nela sempre um terreno fértil para boas ideias e grandes realizações. Enquanto aguardamos ansiosos pela biografia completa desta notável personalidade lagopratense.
Por: Mônica Garcia.