HONRA AO MÉRITOPersonalidades

DOUTOR WANTUIL ALMEIDA

DA  SUA HISTÓRIA

 O advogado Wantuil Candido de Almeida é figura conhecida e popular em Lagoa da Prata. Filho único de Geni Cândida de Almeida e Vicente Cândido de Almeida, cresceu em uma família humilde, onde não faltava amor. Mineiro trabalhador, sempre acreditou no sonho de crescer na vida e não descansou. É exemplo de vida e inspiração para os colegas de profissão. 

 DO TEMPO DE CRIANÇA

 “Quando eu era criança, como filho único, meu pai sempre fez tudo para me agradar. Sou muito grato pelo que ele e minha mãe fizeram por mim. Tive uma infância muito aprazível. Quando eu já era rapaz comecei a estudar e meu pai evidentemente queria arranjar um trabalho para mim. Então comecei a trabalhar em uma gráfica aos 12 anos”, conta. O emprego durou seis anos e Wantuil resolveu empreender. Com a ajuda do pai, comprou uma pequena gráfica. “Eu entendia da profissão e tinha uma certa experiência. E comecei a trabalhar por conta própria, comprei do Sr. Wagner Nogueira e resolvi mais tarde comprar a gráfica do Sr. Luciano de Castro e fui proprietário da única gráfica da cidade por muitos anos”, recorda com saudosismo. 

 DO TRABALHO E DA FAMILIA

 Por causa da empresa, fez o curso de Técnico em Contabilidade. O curso de direito já era um desejo antigo, pois ele sentia que tinha vocação. Então fez o vestibular e passou. Mas aos 24 anos, além de estudar e cuidar de negócios, conheceu a esposa Maria de Lourdes Rodrigues de Almeida. Da união nasceram três filhos: Valéria, Juliano e Leonardo. Por causa de todos os compromissos, Wantuil resolveu adiar o sonho de advogar. Foi concluir o curso anos mais tarde.  “Meu curso de direito só terminei com 37 anos, estudei com muitas dificuldades financeiras, pois naquela época meu pai já havia falecido. Mais com a ajuda de Deus, consegui vencer.  E também incentivei os meus filhos a seguirem minha profissão, Valéria e Leonardo são advogados dedicados, ótimos profissionais e trabalham comigo e o único que não seguiu a tradição da família, o Juliano, que fez supervisor de segurança do trabalho, mais seria um excelente advogado! Todos os meus filhos se casaram e constituíram família, Valeria se casou com José Antônio, não tiveram filhos, Juliano se casou com Marília e tiveram dois filhos, Juliano Gabriel e Maria Julia, Leonardo se casou com a Adriana e tiveram dois filhos, Giovana e Lucas Leonardo. “Graças a Deus somos uma família muito unida. Meus três filhos foram criados ao meu lado, fiz questão que todos estivéssemos juntos. Nossa união é tão grande que residimos no mesmo prédio e nos damos todos muito bem”, revela.

 DA ADVOCACIA

 Advogado com méritos, participou do primeiro juri de Lagoa da Prata. “Fui defender uma mulher que assassinou o marido quando estava dormindo, e ele era militar. Tive a felicidade de ser vitorioso, conseguimos a absolvição dela com uma votação dos jurados de sete a zero. Essa primeira conquista fez com que a minha profissão fosse confiável. Graças a isso ganhei muitos clientes. Tenho 45 anos exercendo a advocacia, já tive a honra de receber várias homenagens de honra ao mérito e melhores profissionais. Ganhei 33 troféus ao longo desses anos”, destaca com orgulho.  Perguntado sobre como lida com o título de melhor advogado da cidade, Wantuil responde rapidamente: “Sei que não sou o melhor advogado de Lagoa da Prata. Nunca fui! Tenho certeza que existem outros colegas de profissão melhores. Sempre fui muito dedicado à advocacia e gosto muito da minha profissão. Acredito que nasci para ser advogado, pois tenho muita satisfação quando a justiça é feita na forma da lei. Exerço a advocacia com muita responsabilidade e amor. Então, acredito ser essa a razão das pessoas escolherem meu nome e o nosso escritório para recebimento dos troféus e homenagens, sou muito grato ao povo por isso”. Tive a honra de receber da 90a. Subseção da OAB-MG de Lagoa da Prata a condecoração de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados à classe, fui vice-presidente em dois mandatos e gosto de lutar pelos nossos direitos.

 DO ESPORTE

 Dr. Wantuil sempre foi esportista. Desde criança jogava futebol e chegou a ser Presidente da Liga Esportiva de Lagoa da Prata por 14 anos. “Na época, nós tínhamos um time de meninos chamado Flameguinho. Este time era presidido pelo seu Ivan do Quinzico e ele me propôs ser presidente. Aceitei o convite e continuamos com este projeto. Fomos jogar em Piumhi e fizemos uma partida muito boa, na época o Monsenhor Alfredo, que também gostava muito de futebol, ficou entusiasmado e cedeu o salão paroquial para fazermos reuniões a fim de tratarmos sobre o time. E em 1964 fundamos o time chamado Laprata . Nesta época fui presidente e nós tínhamos aqui o campeonato municipal e fomos várias vezes campeões. Fundamos então a Liga Esportiva de Lagoa da Prata e assim participamos dos campeonatos da Federação Mineira de Futebol”, conta o advogado que registrou o Laprata até na primeira divisão do campeonato mineiro, um feito inédito para os times da região na época. Anos mais tarde não deixou a bola de lado e jogou no time dos veteranos. Torcedor do Atlético Mineiro, garante que sua maior diversão é ir assistir aos jogos no Mineirão, acompanhado dos filhos e netos. 

 DOS SERVIÇOS SOCIAIS

 Na galeria dos presidentes do Lions Clube de Lagoa da Prata, o Dr. Wantuil exerceu o cargo de presidente por três mandatos e foi sócio fundador do Clube na cidade, onde sempre prestou serviços sociais para a comunidade. Exerceu também o cargo de Governador do Distrito LB3 do Lions Clube, tomou posse nos EUA em uma solenidade internacional. Até hoje é um companheiro “leão” atuante e sempre gostou muito do Lions e de sua filosofia.

 DE OUTROS ATIVIDADES

 Exerceu o cargo de suplente e vereador na Câmara municipal de Lagoa da Prata, foi professor de Mecanografia e Direito no curso de Técnico em Contabilidade, foi primeiro musico a tocar corneta na fanfarra do Colégio Municipal, exerceu o cargo de Conselheiro Administrativo do Sicoob Crediprata de Lagoa da Prata.

 PARA FINALIZAR

 Em 2015, aos 74 anos, Wantuil teve um problema cardíaco e precisou colocar ponte de safena.  Ficou hospitalizado por três meses em Belo Horizonte, posteriormente passou um período em casa se recuperando da enfermidade. Onde foi muito bem cuidado, recebendo o carinho da família e amigos. Nesse tempo ficou impossibilitado de exercer a profissão, mais foram dias de preciosas lições e ensinamento para ele. Depois deste susto, nunca mais parou de advogar e não pretende se aposentar. É um homem que gosta muito de festas, de gente, de celebrar, de agradecer e principalmente de trabalhar, daí vem sua força e garra para viver, sempre com muita fé em Deus. Ama Lagoa da Prata e tem orgulho de morar aqui: “Lembro de Lagoa como muitos não conheceram. Isto aqui era praticamente um arraial de tão pequenininha. Eu tenho 81 anos e a cidade 83. Nos dois crescemos juntos! É uma cidade que amo muito, esse povo está dentro do meu coração”.  

Comentários
Postagem anterior

PAPELARIA E LIVRARIA JOSÉ OLYMPIO

Próximo post

VALERIA RODRIGUES DE ALMEIDA OLIVEIRA

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!