CategoriasCulturaNotícias

ACADELP 20 ANOS – HOMENAGEIA AS “MULHERES QUE FAZEM…”

“Ao acreditar que “ A cultura brasileira representa uma esperança de superação de fronteiras e de construção da relação de confiança na humanidade”, um grupo de escritores lagopratenses-natos ou por adoção, juntamente com a professora e então vereadora Fátima Tavares, instala a Academia Lagopratense de Letras- a ACADELP. Através dela, sonha com a possibilidade de se construir um novo espaço cultural em nossa cidade. Essa Academia já idealizada em décadas passadas, tomou forma aos 4 de novembro de 2002, data importante para o município, pois é dia de São Carlos Borromeu- Padroeiro da Paróquia.”

E neste ano em que esta conceituada instituição completa 20 anos de história, acadêmicos decidiram se unir ao projeto idealizado pela acadêmica Adircilene Batista em prestar às mulheres desta cidade, Lagoa da Prata, distinta homenagem, no prédio, sede da Academia Lagopratense de Letras, no dia 17 de março, próximo passado. Para tanto, foram convidadas dez personalidades que fazem a diferença na sociedade lagopratense para receberem esta honraria, os seus nomes e representatividade refletem a luta de muitas mulheres que assim como elas, com bravura, raça e determinação vencem o dia-a-dia com graça e brilhantismo.
Na noite de solenidade do evento “Mulheres que fazem…” os convidados da noite foram surpreendidos com o carisma e desenvoltura da acadêmica Sônia Maria Resende Mesquita, através de uma palestra pra lá de motivacional… que trouxe reflexão, com muita graça, arte e poesia.

O grupo musical Acadelp em Seresta, dirigido pelo acadêmico e musicista Antônio Oliveira, encantou à todos com músicas que resgatam e enfatizam o belo, numa sintonia frenética de amor à vida e à arte. Podemos afirmar que foi mais que envolvente… foi extraordinário!
Estiveram presentes na solenidade, o excelentíssimo senhor prefeito de Lagoa da Prata, Di-Geanne de Oliveira Nunes, o secretário de cultura e turismo Daniel Ribeiro, o (Bell), o deputado estadual por Minas Gerais, professor Wendel Mesquita, que a convite da cerimonialista Keila Costa, fez um virtuoso discurso para homenagear às mulheres nesta noite em que a própria alegria fez a festa.
Foram entregue às homenageadas da noite, a medalha “Mulheres que fazem…” da Academia Lagopratense de Letras, das mãos do presidente da Acadelp, Gilmar. Flores, pelas mãos do acadêmico Antônio de Oliveira e o diploma de “Honra ao Mérito” entregue pela acadêmica Cássia Caryne. Estes objetos são um marco na história de vida de todas estas ilustres personalidades que são detentoras de toda a nossa admiração e gratidão, e aqui a equipe da revista Official Chic, se junta à coletividade, para aplaudir esta merecida homenagem, que através da sua diretora, a acadêmica Mônica Garcia, trabalhou estes registros para que ao torná-los oficiais, fiquem para a posteridade.

Agraciadas da noite:

Cláudia Maria Leal de Castro Doco
Claudia Maria Leal de Castro Doco, é casada com Carlos Saint’Clair Doco, que é acadêmico, membro da ACADELP, tem um filho de 28 anos, Igor Saint’Clair de Castro Doco.

Morou em Belo Horizonte, onde atuava no mercado financeiro, no ramo bancário e mercado de ações.
No final do ano de 1999 mudou-se para Lagoa da Prata. Cidade acolhedora, povo solidário, da qual se sente a muito tempo uma lagopratense.
No ano de 2000 começou a trabalhar no ramo farmacêutico com o marido, onde aprendeu muito. E nunca deixou de trabalhar também nos seus empreendimentos de comida artesanal diferenciada.
Sempre atuou nos trabalhos de ajuda ao próximo, e,  há 22 anos, é voluntária da Fundação Chiquita Perilo, que assiste pessoas com diagnóstico de câncer. Desde o ano de 2019 está como presidente desta entidade, abraçando esta causa tão nobre; e doando um pouco mais do seu tempo em favor dos menos favorecidos. Atualmente presta assessoria ao seu filho, que é médico. Cuidando do agendamento de consultas e exames.
Agradece a Deus todos os dias, pela oportunidade de trabalhar com amor no gesto de servir.
Colecionando a cada dia um aprendizado diferente, vai tentando se tornar uma pessoa melhor…
Agradece de coração esta homenagem! E se sente muito honrada!
Micheli Gonçalves dos Santos Borges

Natural de Lagoa da Prata, casada, dois filhos. Começou no ano de 2000 a desenvolver trabalhos de pintura, autodidata, nunca cursou faculdade ou qualquer curso, apenas cursos de técnicas online, tem uma forte ligação com a cultura de Lagoa da Prata, desenvolvendo trabalhos, e trazendo para a cidade uma vasta história de viver da arte, tendo várias telas vendidas aqui e em outras cidades, várias intervenções urbanas pela cidade, trabalhos escolares e para encontros de igreja, com toda essa pandemia que estamos passando não deixou de se adaptar e aprimorar seus conhecimentos dado por Deus. Por dois anos trabalhou com aulas em seu ateliê, ministrando aulas para crianças e adultos, fazendo artesanatos em madeira, cerâmica e vidro . Por 2 anos consecutivos foi contemplada pela Lei Aldir Blanc . Enfim, uma artista que vive da sua arte encantando a todos que tem o privilégio de conhecer e apreciar seus talentos que são reconhecidos por uma grande maioria, em especial os admiradores de telas sacras.

Ana Cláudia Celestino de Miranda

Natural de Lagoa da Prata, 32 anos, filha de José Eustáquio Celestino e Maria José Borges Celestino. Casada a 13 anos com Adilson Antônio de Miranda, mãe de Gustavo Celestino de Miranda de 7 anos, menino lindo autista , cheio de imaginação e muito carinhoso. Após concluir o 2º grau, trabalhou por muitos anos como balconista de açougue. Filha da Usina Luciania, morou lá até os seis anos de idade. Cresceu livre e cercada de muito amor, carinho e respeito ao lado dos irmãos Aline e João Paulo. Já participou da ASSVP(Associação São Vicente de Paulo) por muitos anos, foi catequista e hoje se dedica a ASAP(Associação Autismo e Possibilidades) da qual está como presidente pelo segundo mandato. Ama o que faz, coloca amor e dedicação, “se for para servir, sirva com amor”. Seu lema é “Nunca foi sorte, sempre foi Deus”. Ele está à frente de tudo, e se hoje conseguiu chegar até aqui foi por Ele e para Ele, tudo tem propósito. É uma mulher, simples, mas rica pela família que Deus deu, que cresce a cada dia. Só tem a agradecer a Deus pela oportunidade, de estar no mundo e poder fazer um pouco, com todo carinho e dedicação.

Alexandra Gomes Mesquita

Nasceu em 02 de julho de 1970 em Bom Despacho, Minas Gerais .Formada em Pedagogia pela PUC Minas, BH . Alexandra foi professora alfabetizadora das GARIS na Empresa SLU, BH , Mg , e diz ter aprendido mais do que ensinado. Professora, alfabetizadora dos funcionários da Hammer, indústria de alto peças , Contagem , Mg , aqui contribuiu para que a empresa conseguisse um prêmio a nível nacional . Supervisora, no turno noturno. E. Monsenhor Alfredo Dhor. Professora e Supervisora E. E. Dona Tilosa .
Auxiliar de Biblioteca , Supervisora e Vice Diretora , E. E. Nossa Senhora de Guadalupe Atualmente Alexandra trabalha também como supervisora na E. E. Dr. Arnaldo de Faria Tavares.
Apaixonada por Projetos , áreas da educação, leitura e escrita, meio ambiente, esporte, artes, cuidado com idosos, crianças e adolescentes, e outros, incentiva a participação de alunos, pais e toda a comunidade escolar .
Alexandra aposta em suas parcerias para o sucesso de seus projetos , segundo ela, sem os parceiros nada seria possível .
Mulher de fé , acredita na educação como a única forma de transformação.

ANA LÚCIA GOMES
Conhecida como Lucinha, nasceu em Lagoa da Prata, no dia 24 de março de 1950. Filha de José Raimundo e Marina, já falecidos. Estudou na Escola Jacinto Campos, Ginásio Monsenhor Alfredo Dhor. Trabalhou como cantineira durante 30, sendo agora, aposentada. Casada com José Carlos Gomes desde 1968. Desta união nasceram cinco filhos, sendo que três deles morreram devido a falta de oxigênio no cérebro. Dois filhos vivos, Carlos Henrique casado com Cássia e tem dois filhos. O outro filho, Denilson Eugênio é poeta, escritor, membro da ACADELP, deficiente físico, mas é uma pessoa muito inteligente e de bem com a vida, já publicou três livros, Lucinha tem muito orgulho de ser sua mãe. Lucinha é a alegria em pessoa. Gosta de tudo que é bom. Carnaval, bailes e se diz uma pessoa alegre apesar dos deslizes da vida.

CLARISCE APARECIDA GONTIJO

Nasceu em Lagoa da Prata, em 14/04/1979. Filha de José Maria Gontijo e Alexandrina Maria Mesquita Gontijo e é mãe do Davi de 10 anos.
Iniciou sua carreira profissional como babá, foi estagiária e depois terceirizada da Caixa Econômica Federal e trabalha no Sicoob Crediprata, desde 2.004. Na cooperativa, passou por diversos setores e hoje está na Unidade de Comunicação e Marketing, atuando como agente de desenvolvimento.
Estudou na Escola Estadual Chico Rezende, depois fez ensino médio na Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe. Formou-se em Letras pela Universidade de Itaúna, campus Lagoa da Prata, é pós graduada em gestão estratégica de pessoas e um membro do grupo LIDER – Liderança para Desenvolvimento Regional.

Vanilda Lucas Batista

Nascida em 22 de maio de 1966, natural de Lagoa da Prata, Filha de Geraldo e Mariana (in Memoria), casada com Antonio Batista Filho há 36 anos. Tem uma filha Ariane Lucas Batista Coutinho, avó de Sophia Batista Coutinho,
Formada em Pedagogia, Pós graduada em Psicopedagogia e Ciência da religião. Professora há 28 anos no Ensino Fundamental I e II, leciona no quarto ano na E.E. Monsenhor Alfredo Dohr e Ensino Religioso na APAC de Lagoa da Prata.
Pessoa carismática, simples, determinada e fiel a sua missão na Igreja. Traz no sorriso a alegria de servir a Deus e ao próximo incondicionalmente. Atua como catequista e nas atividades paroquiais e diocesanas sendo sal e luz nos diferentes ambientes promovendo a vida e a dignidade humana. Ama estar zelando pela educação de crianças, jovens e adultos sempre levando a lição de amor, da ética, do respeito as diferenças, da solidariedade do cuidado com a nossa casa comum. Tem prazer em dialogar com seus alunos sendo conselheira, amiga, ensina-os a viver a caridade e a fraternidade. Ama a vida, a família, os amigos, os momentos de formações e de lazer. Sempre fiel aos amigos e um desejo enorme de lutar pelo bem comum de todos.
Laiana Modesto

Laiana é filha de Sônia Cardoso e Demétrios Modesto, nasceu em Lagoa da Prata, tem 26 anos, se declara Bissexual, é jornalista com prática em TV, através da afiliada Globo, TV Integração. Já atuou em assessorias de imprensa e comunicação nas Prefeituras de Lagoa da Prata, Japaraíba e Arcos e em grandes portais, como o G1, também da Globo.
Laiana é produtora cultural e empresária no segmento da comunicação e cultura. Atua na direção dos veículos Jornal Cidade MG e Sou+Lagoa de Lagoa da Prata e região Centro-Oeste de Minas. Também é responsável pela direção dos eventos em praças públicas e abertos, Rockcnic!, Festival de Inverno, Praia de Minas e Festival de Cerveja Artesanal que são muito importantes para o calendário cultural da cidade e que dão oportunidade para toda a população participar.
Atualmente, ela é vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Lagoa da Prata, atua na direção de capacitação das mulheres na recém inaugurada Câmara da Mulher Empreendedora de Lagoa da Prata, da ACE/CDL e também foi eleita a “primeira mulher empreendedora de Lagoa da Prata,”  através do Prêmio Melhores Empresas e Profissionais.


CARMEM VIDAL SIMÕES PEREIRA

Nasceu em 06 de maio de 1957 em Lagoa da Prata, filha de Joaquim Raposo Simões e Maria José Simões. Aos três anos de idade foi adotada por seus padrinhos de batismo, Josafá Batista de Morais e Maria Avelina Morais. Que com tamanha generosidade e amor a acolheu no seio familiar dando-lhe oportundiades possíveis nos estudos e na vida social, igual ou melhor que os filhos, co-irmãos. Sempre fizeram o máximo para que a filha Carmem estudasse no Colégio Guadalupe e também na universidade. Carmem é professora aposentada pelo Secretaria de Educação do Estado de MG e atualmente exerce a função de auxiliar administrativo na Biblioteca Municipal, desde o ano de 2007. É formada em Geografia e História e Pedagogia. Grande parceira no Conselho Municipal de Cultura e Turismo. Carmem agradece a Deus e aos padrinhos por tudo que fizeram por ela. E a cada amigo e familiar eterna gratidão.

Sonia rocha coelho, tem  42 anos, é filha de Antônio Rocha e Terezinha Ana Maria Rocha (memória) é de uma família de oito irmãos, nascida na antiga usina Luciânia onde morou com a família até os 11 anos de idade. É casada há 21 anos, com Leonardo Rodrigues coelho.
É mãe de duas filhas lindas,  Iasmin Rocha coelho e Indiara Rocha coelho, tem um especial, que é adotivo, filho do coração, e se chama Pedro Otávio, o xodó da família.
Trabalha de babá e ama poder estar na vida das crianças e poder ajudar na educação delas.
Ama a arte e a cultura e faz parte da associação do congado, do grupo 1,  de lagoa da prata, é capitã de moçambique a 27 anos.
Seu lema é: O não eu já tenho, sempre sigo atrás do sim ,porque Deus sempre está comigo.

A força se contrasta com a doçura, quando se trata da mulher. Muitas batalhas foram vencidas para que a representatividade feminina na sociedade se agigantasse. A referência que trazemos são de bravas guerreiras… donas da vida; geram, criam e cuidam de formar uma sociedade melhor diariamente, rotineiramente, incansavelmente…

Seguimos com flashes desta noite memorável em homenagem a estas mulheres extraordinárias!
Que o brilho no olhar, a fé, e a esperança no propósito de vida de todas sejam vívidos a cada novo amanhecer… para que sejam sempre impulsionadas pelo desejo latente de ser mais e melhor a cada dia. Que todas tenham mais um novo ano de luminosos desafios e que possam celebrar no final dele, grandiosas conquistas e realizações. Parabéns, à todas as “Mulheres que fazem…” o mundo ao nosso redor é melhor por vocês existirem na nossa sociedade. À todas, os nossos aplausos e gratidão!

Por: Mônica Garcia
Apresentação: Acadelp blogspot
Apresentações biográficas de autoria das homenageadas da noite.

Comentários
Postagem anterior

IMPACTO DA COVID-19 SOBRE O SISTEMA CARDIOVASCULAR

Próximo post

Arte & Casa - Traz tendências para decorar o melhor lugar do mundo: A tua casa.

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!