Gabriel Brasil
Extrovertido, Gabriel abriu a nossa entrevista, dizendo que foi nascido e criado em Santo Antônio do Monte. Depois, entre sorrisos, ele brincou: “Sou nascido e mau criado aqui” risos…
E completou:
Eu sou filho do “Dedo” por isso tenho apelido de “Unha!”
Agora não foram risos e sim, gargalhadas, pois eu não sabia do seu apelido, “Gabriel Unha”.
E a entrevista seguiu assim, de forma descontraída e agradável. Os pais de Gabriel, Francisco Vicente de Souza, Marcia Brasil Santos e Souza, tiveram três filhos. Ele, Gabriel dos Santos Brasil de Souza, Frederico Santos Brasil de Souza, Débora Santos Brasil de Souza.
Como no seu tempo de infância a cidade era mais tranquila e o movimento de carros era reduzido, ele e os irmãos gostavam de reunir os amigos para jogar bola, andar de carrinho de rolimã… onde se esfolavam todo dia, sem perder a graça e o espírito esportivo. No dia seguinte a brincadeira continuava…
Estudou na Escola Estadual Amancio Bernardes, depois, seguiu com os estudos na Escola Estadual Doutor Álvaro Brandão e no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, onde se formou no ensino médio. Desta época as boas lembranças ilustram o seu semblante trazendo no rosto um pouco da saudade daquele tempo em que os mais importantes compromissos era estudar e brincar, já que mais tarde a vida se encarregaria de conduzir cada um a destinos diferentes. Alguns foram embora de Samonte para estudar, outros para trabalhar… de certa forma, muitos deles saíram para tentar a vida. Poucos ficaram e alguns retornaram.
Gabriel Unha, nunca saiu da sua querida Santo Antônio do Monte. Ficou fora só durante o período da faculdade. Optou pelo direito que cursou na FADOM, em Divinópolis. Ele acredita que este é um curso que todos deveriam fazer em algum momento da vida. Inclusive ele aponta que o direito deveria ser matéria do ensino médio. É importante estudar direitos constitucionais, saber o que é dever do cidadão, o que é cidadania. Porque as vezes a pessoa se preocupa muito com o que lhe é de direito e se esquece de que ela também tem os seus deveres para com a sociedade na qual está inserida.
Ele sempre teve interesse em estudar política, saber de leis… ele lê muita coisa sobre política e a primeira coisa que ele fez ao completar 16 anos, foi tirar o título de eleitor. Sempre foi apaixonado por política.
Ele lembra que ainda na época de escola os professores brincavam com ele de que ele nasceu pra política.
Hoje além do seu trabalho na câmara de vereadores, ele trabalha também no mercado financeiro. Antenado, ele busca aprimorar seus conhecimentos a todo momento… Recentemente ele concluiu mais um curso, o de administração de empresas.
Gabriel é jovem, mas, contudo, estando com ele, é possível perceber que o seu tempo foi muito bem aproveitado, pois que, a sua bagagem de conhecimento e vivência é algo admirável, diante dos seus 36 anos de vida. Casou-se com a Ana Flávia, que já lhe agraciou com o primeiro filho, João Gabriel Lima Brasil de Souza.
Hoje ele está como vereador. É o seu primeiro mandato. Ele já esteve engajado em projetos sociais e em projetos esportivos na cidade. Agora como vereador, ele se empenha para retribuir a confiança e o prestígio que ele recebeu da população para prestar mais apoio e atenção com o seu trabalho para melhorias na sua cidade. Assim, ele procura atuar em todas as áreas. Nas demandas da saúde, da educação… do esporte. Mas, ele procura estar também em busca de desenvolver de leis que possam gerar desenvolvimento.
Em um ano e meio de mandato, ele disse já ter conhecimento de causa, e tem a certeza de que a empreitada é dura, trabalhosa, pois que, não tem como se prender a uma determinada carga horária. Assim, ele está o tempo todo disponível e disposto.
E diz que político, ele não vira político da noite pro dia… é um processo de construção ao longo da vida.
É preciso que gostar de gente e de buscar ajudar o maior número de pessoas possível. Sabendo que nunca vai estar agradando a todos ao mesmo tempo. Mas que, é possível sim, agradar a maioria… isso é democracia.
E é nesta vertente que também devem atuar as leis. O legislativo, não pode deixar de atender a maioria em detrimento da minoria. Por isso política é um ato de resistência, e para ele é gratificante ter a consciência de que está no caminho certo.
Time do coração: Galooooo!
Gosta de culinária. A sua esposa fala que ele cozinha melhor que ela, embora ele ache que ela passa a lábia, para que ele continue a fazer o churrasco, o franguinho com arroz ou o peixe assado. Gosta de estar sempre entre amigos, e numa pescaria, ele administra o fogão e garantindo com que a cerveja esteja sempre gelada!
Mensagem: “O mundo está cada mais competitivo, tudo acontece muito rápido e num ritmo muito intenso e as pessoas ficam mais ansiosas para as coisas acontecerem. Dentro deste cenário, o whatsapp deu um jeitinho de acelerar a conversa. Então imagine, em um áudio de dois minutos, muitas vezes, a pessoa não aguenta ouvir a conversa. E isso pode criar um grau de ansiedade no indivíduo.
É preciso acreditar naquilo que eles têm em mente, para nunca desistir, e principalmente, não deixar com que a ansiedade, o leve para outros caminhos. As coisas vão acontecer, tudo no seu tempo e com as bênçãos de Deus, pro bem.
A pessoa precisa aprender a respeitar o tempo dela, saber e entender que cada um tem o seu tempo… não é igual pra todo mundo, muito pelo contrário, aí está a oportunidade de usufruir do sentido de “ser” único.”
Siga: https://www.instagram.com/gabriel_unha/
Conheça os seus projetos e faça parte desta história!