Lelena Clean – Empresária
Maria Helena Moraes de Oliveira (conhecida por Lelena), é empresária e personalidade dotada de muita garra e força de vontade. Natural de Santo Antônio do Monte, filha do Sr Erasmo Martins Moraes e Genoveva Cardoso de Moraes. Foi casada com Vicente Bolina de Oliveira e teve duas filhas: Ana Flávia e Luíza. Mantém um relacionamento de amizade e companheirismo entre pais e filhos! Lelena, tem formação acadêmica em pedagogia, na parte de supervisão escolar, trabalhou por três anos na sua área de formação.
Quando fez o concurso do Banco Nacional, passou em primeiro lugar. Entrou como recepcionista, em seguida foi chefe de seção, e depois gerente, passando por três níveis de gerência. O banco foi uma escola de vida, lhe proporcionando embasamento e um grande aprendizado, sobre liderança, vendas e ainda sobre lidar com clientes.
Quando se casou com Vicente Bolina de Oliveira, logo foram morar em Belo Horizonte, onde tiveram duas as filhas. Alguns anos depois retornaram à cidade natal porque o ex-marido queria concorrer ao cargo político.
Foi bancária por muitos anos, tinha uma carteira de clientes muito grande, mas infelizmente sofreu um acidente em Lagoa da Prata, quando estava visitando um cliente. Ficou 3 meses sem andar, um ano na cadeira de rodas e 11 anos andando de muletas, mas não perdeu a fé e nem a esperança, sentia dores fortes, mesmo assim tinha uma necessidade enorme de produzir.
Recebeu uma proposta do banco para continuar a trabalhar, mesmo com suas limitações. A primeira solicitação o INSS autorizou. No início pensaram em uma experiência de 20 dias, mas resultou em 40 dias, pois ela conseguiu alcançar todas as metas, tendo um resultado muito produtivo e positivo.
Entretanto o tratamento regrediu, e o INSS não autorizou a segunda solicitação de continuidade, dessa forma precisou sair da empresa. Ela conta que a psicóloga do INSS falava que ela não estava apta e não tinha condições de realizar aquele tipo de trabalho, mas que ela era uma pessoa criativa e capaz, que poderia descobrir outra forma de ser produtiva, apesar de suas limitações.
Lembra o quanto foi difícil, pois era uma executiva, acostumada a fazer tudo que precisasse, se preocupava e cuidava de todos, ajudava várias associações, era presidente da Casa da Amizade, seu ex-marido era vice-prefeito e ela era participativa na área da assistência social.
Então estar em uma cadeira de rodas, precisar aprender a lidar com todo o processo de recuperação, a pedir ajuda, foi bastante doloroso. Ainda que soubesse não ter toda a sua capacidade física, não se achou menor que ninguém, quando as pessoas demonstravam sentimento de pena, ela falava que estava daquele jeito, mas não era daquele jeito, pois sabia que aquela situação era algo temporário. Mas, sentia dentro dela que havia muita coisa a se fazer, precisava se sentir útil e preencher o tempo, então fez trabalhos voluntários.
Tempo depois recebeu uma proposta da cunhada. Ela tinha um salão e loja do cabelereiro. Lembrou que sempre gostou dessa área, viajou para Belo Horizonte para conhecer melhor sobre este mercado, queria expandir e criar um espaço de beleza, dentro do espaço da cunhada.
Havia um prédio antigo na cidade, conseguiu uma parceria com a L’Oreal, e fizeram um projeto pequeno de recuperação do espaço, muito interessante, reformando o lugar. Isso já faz 15 anos. Por esse feito recebeu o prêmio de Novos Talentos.
Visitava várias cidades, levava para a cidade profissionais que tinham experiência na área de beleza, trabalhando com todo tipo de produção, como cabelos, estética e unhas.
Há 3 anos atrás fez uma nova reforma, com a participação da Karina, de Lagoa da Prata, excelente profissional, na parte de decoração e arquitetura. Ela fez o projeto de transformar o espaço simples e antigo, onde usou todas as possibilidades, para criar um novo espaço, bem distribuído e bem decorado.
Com isso fez várias salas novas e contratou outras pessoas. Trabalha com uma profissional de estética muito importante, já tem 11 anos. A clínica oferece vários procedimentos, como designer de sobrancelhas, alongamento de cílios, massagem, produção para festas com maquiagem e cabelo, e tem a venda dos produtos para cabelos. Fazem o dia da beleza, promovem cursos.
Tem muitas parcerias com profissionais, com firmas como a L’Oreal e Aneethun, com estabelecimentos como a Circuito. Quando eles fazem a produção do lançamento de moda de roupas, são os profissionais de sua clínica que fazem a produção dos modelos, assim como para suas filhas, Luiza Bolina e Ana Flávia Moraes.
Elas têm uma boutique online e fazem propaganda para outras empresas, delegando a produção de cabelo e make da seção de fotos para o stúdio de beleza da mãe. As filhas usam as redes sociais para falar sobre estética, moda e viagens. Também são suas parceiras e companheiras.
Ainda conta com parceiros como o município, com os asilos e escolas. Faz agendamento para ir cortar os cabelos e dar assistência, de forma gratuita. Pensa que quando se faz algo com amor e dedicação fica bem-feito, por mais simples que seja.
Quando tem evento de exposições na cidade, no Parque de Exposição, o seu salão faz a prestação de serviços. Já fizeram atendimentos em um espaço dentro do evento.
Hoje conta com uma equipe de 12 profissionais, com cabelereiros, massagista, uma recepcionista muito querida, que já está há 14 anos trabalhando no salão. E estão se preparando para trabalhar com tatuagem e harmonia facial. Deseja criar um espaço em que o cliente possa fazer uma sessão de fotos, com vários ambientes. tem um trabalho de equipe! Verdeclean.
Sua clientela é bem variada, atende desde crianças a adultos, tanto masculino quanto feminino. Tem clientes de outros estados e outras cidades. Percebe que a indicação é sua melhor divulgação, fez aumentar a clientela.
É perceptível ver o aspecto e as feições da pessoa de felicidade após serem produzidas por sua equipe, sendo muito gratificante. Recebem bastantes elogios.
Tem uma trajetória que não ficou somente em uma área, a própria vida tratou de mudar de acordo com as circunstâncias.
Na culinária, adora cozinhar. Na pandemia abriu espaço para a gastronomia. Junto com sua filha fazia doces, salgados, sobremesas e alimentações leves. Elas gravavam enquanto faziam as receitas e depois postavam no Instagram.
Mensagem que deixa aos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho é para confiarem neles mesmos e em Deus, saber que são capazes. Por mais difícil que seja a jornada ou por mais obstáculos que tenham, eles podem vencer. É preciso mostrar a vontade de vencer e fazer o bem para eles e para os outros, para serem mais felizes.