Érica Oliveira Arantes
Érica Aparecida Oliveira Arantes, é natural de Itapecerica, filha de Maria Aparecida e Nelson. Seus avós, senhor Francisco (Chiquinho Furtado) e Maria Felícia.
Teve uma infância muito boa e com muita liberdade, convivendo com muitas pessoas, de uma família muito grande. Convivia com os primos que cresceram juntos, e também com os tios e tias. Moravam todos juntos na casa grande da fazenda dos avós. Os tios Ilma, José, o tio Wander, tia Ivone. As brincadeiras eram queimada, andar a cavalo, roba bandeira e pique-esconde. Todos os domingos era uma festa, o avó tinha quinze filhos e aos domingos a família toda se encontrava em torno da boa gastronomia rural. Era uma grande confraternização.
Na adolescência, ela se mudou para a cidade onde morou com a sua tia Maria para estudar. Em algumas ocasiões os avós vinham para a casa da cidade e ela transitava entre fazenda, casa da tia e dos avós.
Estudou na escola Pe. Herculano Paz, até concluir o ensino médio.
Durante este período de estudo ela conheceu o Marcelo, seu marido, que trabalhava no banco Bradesco, e como ela frequentava muito a agência naquela época, eles foram se conhecendo. Namoraram por um tempo e decidiram se casar no ano da sua formatura no ensino médio, em 1998.
Numa cerimônia religiosa na igreja católica, na Matriz de São Bento.
Já casada, ela seguiu com os estudos na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras (UNIFOR) onde concluiu o curso de Geografia – Licenciatura Plena.
E finalizou a pós-graduação em Educação Inclusiva, pela Universidade Castelo Branco. Um ano antes da pandemia, iniciou uma nova formação no curso de Artes, na Faculdade FAVENI (EAD). Em 2002 começou a lecionar aulas na escola pública. Trabalhou por vários anos na prefeitura de Pedra do Indaiá como professora, onde realizou concurso e foi aprovada em 1ª colocação. Foi Secretária Escolar da Escola Estadual Lamounier Godofredo por dois anos e hoje atua como professora concursada do Estado de Minas Gerais atuando no município de Itapecerica.
Teve três filhos, Marcella, Davi e Mariella. A primeira filha, Marcela, trouxe muita alegria para os pais, avós e toda a família, foram quase cinco anos na companhia deste anjo de luz. Infelizmente uma doença rara (Teatraologia de Falot) a tirou deles de forma prematura. Depois de vários exames, ida a médicos diversos e internações por muitos anos consecutivos, precisou ser submetida a uma cirurgia e não aguentou. Isso aconteceu na cidade de São Paulo, no hospital da beneficência Portuguesa. Eles entraram com a filha toda disposta e até feliz com a possibilidade de ser bem-sucedida na cirurgia. Mas, um choque anafilático foi decisivo para entregar a pequena Marcella de volta ao colo do pai celestial. Uma dor imensa, imensurável tomou conta do casal e a volta pra casa com a filha sem choro, sem fala, sem lágrimas, imóvel… foi sem dúvida o momento mais difícil da vida deles.
Os sete dias que se passaram foi de luto e de conexão com Deus. Seu chão caiu começou a achar que iria morrer de tanta dor pela partida da sua princesa, do seu anjinho tão frágil, mas ao mesmo tempo tão forte. A Marcela era uma menina angelical, inteligente, bela e querida por todos. Tinha uma amor inexplicável pelo avô paterno “Vô Zeca” como dizia ela, adorava passear de bicicleta pela cidade, por causa disso ficou conhecida por muitos que moram na cidade e adora ver a mamãe “dar banho nas roupas” e amava quando ela fazia brigadeirão pudim de chocolate para ela . Suportou todos os tratamentos com bravura. Ela fiquei no chão mesmo. Sofreu muito, muito mesmo, pois não conseguia aceitar aquela perda tão grande. Foi quando conheceu uma missionária Roselayne, que há muitos anos ensina as pessoas a conhecer o verdadeiro amor de Deus, em nossas vidas. Como DEUS DO CÉU É SOBERANO, PODEROSO, CONSOLADOR, E FAZ O IMPOSSÍVEL DE TODAS AS COISAS…
AÍ começou a história mais linda da minha vida!
Começou engatinhando o agir de DEUS, fui entendendo o porque da minha filha ter sido recolhida. Reconheceu que ela era dele. E que ela apenas teve o privilégio de te- lá e criar até aos quatro anos e seis meses.
Mas ela veio em suas vidas para cumprir uma missão. E foi hilário tudo que passaram juntas, hoje ela pode dizer isso com toda ênfase. A Marcela se transformou na minha estrela da manhã, na própria poesia que veio para me libertar. O Mar é infinito, e quão profundo e forte é o seu olhar de estrela da manhã. Conheces o poder de fadas, fadadas para doar vida?
Veio o Davi e a Mariella para que ela tornasse sempre feliz. Então começou uma nova vida. No meio dessa dor Deus se mostrou a ela, o Espirito Santo de Deus, revelou que ela estava grávida e que seu filho seria um menino e cujo nome seria Davi, quanta emoção!
Foram confirmar. Ela estava gravidíssima mesmo!
Seu filho, seu segundo filho!
A espera de Davi foi um tempo de muita reflexão e encontro com Deus e consigo mesma. Gosta muito de relembrar as passagens da missa de sétimo dia da Marcella, onde o saudoso bispo grande pastor Dom Zico proferiu palavras inspiradas pelo Espírito Santo que a fez se sentir nos braços de Deus, nessa noite ela e meu marido não dormiram sequer um minuto, não por inquietação, mas, por uma paz sobrenatural, momento em que foram libertados e curados.
Nessa noite senti o poder de Deus, me virei e disse para meu marido DEUS existe e estou sentindo o quanto ele é maravilhoso. Comecei a sentir uma paz sobrenatural onde o vazio e a tristeza foram substituído pela esperança e o início de uma fé inabalável.
Conheceram o sentido de uma parte da oração que o senhor nos ensinou, seja feita a sua vontade. Desta forma os dias se passaram e nossa fé foi se tornando mais forte, passaram a frequentar as missas na igreja católica todos os domingos, e também tomaram conhecimento da palavra de Deus através da leitura bíblica, seguiram os conselhos religiosos nos mais variados meios de comunicação.
Nessa nova trajetória receberam um convite para participar do ECC (ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO), esse encontro foi um divisor de águas na fé do casal, a tornou ainda mais significante, pois, o relacionamento conjugal ficou mais pleno e conseguiram enxergar melhor o papel do cristão no mundo atual.
Mais tarde foram convidados a fazer parte de vários outros movimentos da igreja católica e hoje fazem parte do Ministério Extraordinário da Comunhão, servindo na linda Matriz de São Bento da cidade de Itapecerica MG.
O outro presente de Deus a minha terceira filha que é a Mariella. E com os anos começou a se envolver com tudo que era do bem. Começou a buscar mais da sabedoria de DEUS e percebeu uma grande diferença em sua vida. Entendeu que tudo na vida tem um propósito. Nós não passamos por nada na vida sem lutas, dedicação, e recomeços o tempo todo. Começou a investir no seu amor às pessoas, nos seus projetos de vida. Nos seus filhos, no trabalho e pode dizer com toda franqueza que chegou lá, exatamente do jeito que planejou.
DEUS permitiu que ela chegasse até aqui. Hoje é uma mulher, sem falsa modesta, muito mais centrada e ponderada em todos os aspectos de sua vida. Não foi fácil, passou várias noites buscando incansavelmente cada vez mais o oculto e os mistérios de JESUS, para entender que, o que estava acontecendo ela era uma transformação fenomenal.
É uma mulher virtuosa, tem sensações do espiritual, que o mais importante da minha vida. Tem uma conexão direta com o nosso criador. E assim se transformou nessa mulher de vibra, caráter, e dedicação total e absoluta nas mãos de DEUS. Uma mãe carregando a dor da perca da filha, no sétimo dia, Deus se faz presente nos seus piores momentos, fazendo com que ela se sinta leve, iluminada, e cheia de força.
Hoje após entender o propósito de Deus em sua vida, ela se sente uma mãe fênix, que após que viver um braseiro, consegue renascer das suas próprias cinzas.
“No momento da sua vida que você acha que não tem mais jeito, naquele momento que parece que está tudo acabado, DEUS entra com o poder da tua luz, desbloqueia sua mente, cura os seus trauma de forma inexplicável e sobrenatural!”
Ele entra e começa a mudar a sua história e ao mesmo tempo ele lhe entrega uma nova missão, mesmo você se encontrando no leito da morte, no fundo do poço.
“Deus me revelou Davi por uma forte intuição, revela também o valor da minha vida conjugal, o valor de ser uma esposa temente ao Senhor, ele tocou profundamente a minha alma e a curou para que eu realizasse o propósito que estou realizando agora, que é o propósito de falar para você o quanto Jesus é extraordinário. Por causa do poder de Jesus eu e outras mulheres como eu se conectaram pelas redes sociais e entramos em movimento que envolve propósito, tomada de decisões e desafios. Estamos focadas em refazer vidas, transformar o que antes era tristeza em alegria e fortaleza. Estamos a cada dia se tornando mulheres plenas e admiradas que vive uma vida de fé, desfrute e transbordo. Estamos vivendo verdadeiramente feliz longe das manchas que o pecado nos leva.”
“Como o mundo espiritual é maravilhoso, e ao mesmo tempo confuso. Foi quando pela a primeira vez eu escutei o Espírito Santo falar comigo. Cheguei a comentar com meu marido. Que verdadeiramente DEUS existia e estava ali comigo o tempo todo. Estava completamente dessolada, comecei a ter uma leve depressão. Leve porque DEUS ESTAVA ALI DO MEU LADO. se não fosse por ele, eu não chegaria aonde eu cheguei. Senti uma paz, uma leveza muito grande naquela noite que DEUS SE REVELOU PARA MIM. Foi inesquecível porque foi o primeiro de muitos. O Espírito Santo de DEUS me usa o tempo todo. Fico as vezes perplexa com o carinho que ele tem por nós. Ter dons espirituais são privilégios raros.
A espiritualidade em DEUS, é inexplicável, sensível ao toque no nosso coração. Temos que saber discernir se é mesmo de DEUS ou não.
O inimigo é astuto também. Por isso a importância da certeza que vem de DEUS. E ao longo desses 13 anos da minha vida tem sido assim. Eu ouço o falar de DEUS e tudo acontece do jeitinho que foi me passado. Levo a grandeza do Espírito Santo para muitos. Confortando, abençoando, de várias maneiras. Mas o importante de tudo isso é amar o próximo, como a nós mesmos. É muito gratificante poder levar a palavra, o cuidado que DEUS tem por nós. E isso acontece na minha vida diretamente. Por que eu aprendi a escutar e obedecer os desígnios de JESUS. Antes de conhecer o verdadeiro amor de DEUS. Eu ficava desesperada com o que acontecia ao meu envolto principalmente com toda a minha família, quando um adoecia ou até DEUS recolhia eu não tinha estrutura para tais acontecimentos. Hoje eu consigo a aceitar a vontade de DEUS, com mais tranquilidade, isso não quer dizer que não sofro, que não sinta dor, mesmo porque os amamos.
Mas me entreguei totalmente a vontade de DEUS. E hoje consigo aceitar, e entender melhor todo o processo de vida aqui na terra. Pois somos três em um, Espírito, Alma e corpo. Se o Espírito não está bem, a alma também não fica bem, e o corpo padece. Então assim temos que ter fé o tempo todo. A fé incondicional te dá a certeza de que tudo passa se você estiver bem o tempo todo com os três. Igualmente a santidade, PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO em um. Não tem nada mais concreto na vida como a existência de um DEUS VIVO E DE PODER. Que cuida de nós todo o tempo. Sou feliz porque tenho amor, família, dons espirituais, mas principalmente DEUS EM MINHA VIDA. Com ele tudo posso, com ele tudo se resolve, com ele está toda a GRAÇA DA SUA INFINITA BONDADE. Eu só tenho que agradecer muito por ele estar sempre presente em minha vida. Que possamos sempre recomeçar sem perder a nossa essência!”
Hoje, Érica Oliveira, reveza suas atividades entre os cuidados com a casa, a vida de esposa, de mãe e de filha, com as atividades da igreja, com o seu trabalho na escola e sempre dinâmica e proativa, ainda encontrou tempo para se juntar a outras mulheres inspiradoras para que juntas pudessem realizar a obra de um projeto literário com o objetivo de ajudar e motivar mais mulheres a se tornarem incríveis no processo de fé, superação, autoconhecimento e autoestima. Assim, já se encontra na gráfica e será lançado ainda neste ano de 2023 o livro de coautoria, “ELAS NO MOVIMENTO”.
Participou do Concurso Literário da SRE Divinópolis da Editora Patrimônio das Letras onde seu relato sobre sua experiência como professora na pandemia foi selecionado e publicado no livro “Concurso Literário SER Divinópolis”. Foi na Pandemia que virou “profissional” da tecnologia, Youtuber, realizou vários cursos online, aprendeu sobre designer gráfico, edição de vídeo, participação de inúmeras lives, reuniões de chamadas de vídeos, realizou aulas com os alunos através do Google Meet, vários esforços foram realizados para manter o contato com os alunos e com toda a comunidade escolar, para continuar promovendo aprendizagem dos alunos.
Recentemente tem abraçado um projeto desafiador que fez com que o seu talento criativo aflorasse ainda mais. Érica aceitou o nosso convite da para trabalhar todo o processo de criação das peças publicitárias para a divulgação dos agraciados do Mérito Official Chic 2023.
O trabalho feito com notável carinho e olhar criterioso que retumba na emoção dos olhares festivos das personalidades agraciadas desta edição.
Segundo Érica, ela já tem um carinho especial por cada um deles. Pois ao ler suas biografias e trabalhar a ilustração, é como se ela estivesse costurando uma colcha de retalhos que colore e envolve histórias unindo cada conto e cada ponto numa imensa rede de amor; trabalho e realizações que se multiplica em legado de forma sucessiva e perene.
Érica adora cozinhar para a sua pequena grande família. E todas as experiências em torno da mesa são únicas, envolventes… agradabilíssimas!
Mensagem: sejamos lembrados de que a fé não é apenas uma palavra, mas sim uma conexão profunda com algo maior. Que nos inspire a acreditar em milagres, a confiar em cada passo dado e a encontrar força em meio à fragilidade. A fé nos lembra que há um propósito para cada capítulo da nossa história e que, com Deus ao nosso lado, somos capazes de alcançar as estrelas. No entanto, por trás de cada página virada, há uma força que muitas vezes transcende o entendimento humano – uma fonte de inspiração que flui do divino.