Margarete Resende
Margarete Resende é reconhecida pela população como uma mulher dinâmica e admirável. Ela nasceu em Santo Antônio do Monte, no dia 25 de dezembro de 1958. Filha de Maria da Glória de Castro, que foi agente administrativa do Fórum; e de Antônio Cardoso de Resende, que era caminhoneiro. Seus irmãos são Marlucia, Marília, Luís, Marcia e Shirley.
É casada com Marcelo Pereira. Tem um filho, o Pedro Henrique Resende de Castro, e tem dois netos, Ana e Henrique. Teve uma infância muito difícil e árdua. Sua mãe criou os seis filhos apenas com a ajuda da tia “Maria Luiza de Castro” e de João Hilarino de Castro. Tanto a sua mãe como a sua tia sabiam que o estudo era o bem mais importante que poderiam dar a ela e seus irmãos.
A tia dizia que ninguém pode subtrair o diploma de outra pessoa, e que para se ter conhecimento era preciso que estudassem. Elas determinaram que além do magistério, tinha que fazer o técnico de contabilidade, mesmo não sendo algo do interesse dela.
A mãe, dona Glorinha, voltou a estudar depois dos filhos já crescidos, e chegou a cursar o magistério na mesma sala em que a filha estudava, pois queria melhorar de vida, ampliar seus conhecimentos e serviu de exemplo.
Margarete estudou um período do primário na escola Amâncio Bernardes, e no Colégio Nossa Senhora de Fátima (Escola da D. Maria de Castro), até se formar no curso normal e no técnico em contabilidade. A mãe queria que ela trabalhasse enquanto ainda estudava. Todos trabalhavam para ajudar nas despesas da casa.
Seu primeiro emprego depois do magistério foi no povoado chamado Cabrais, na zona rural. Dava aula para o primeiro e segundo ano. Era muito inexperiente, teve muita dificuldade e quem a ajudou bastante nessa época foi a Terezinha (Eles a chamam de TÊ do Zé Severino).
Depois conseguiu uma vaga na cidade, na escola da Dona Maria, foi professora de pré-escolar e primeira série, e sentia que se aperfeiçoava na alfabetização das crianças.
Em seguida fez um concurso público do estado e passou. Foi trabalhar na escola Waldomiro de Magalhães Pinto, com a diretora Sra. Norma Raquel Gontijo de Melo, personalidade muito conhecida na cidade. Mais tarde foi convidada a dar aula para as professoras do magistério.
Fica muito feliz e orgulhosa quando encontra ex-alunos que já concluíram os estudos e pensa que contribuiu na formação pessoal e profissional de cada um deles.
Foi supervisora da escola Dr. Álvaro Brandão e tinha turmas anexas no povoado São José dos Rosas. Com o tempo, esta escola foi crescendo e ficando independente, então a chamaram para ser diretora da escola lá. Foi sua primeira liderança e o povoado a acolheu muito bem.
Posteriormente foi diretora no colégio em que estudou; Nossa Senhora de Fátima (Colégio D. Maria) Também foi diretora da pré-escola, Maria Angélica de Castro, que começou com o dr. Wilmar de Oliveira Filho, onde hoje funciona a Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia, diretora da escola municipal Amâncio Bernardes, Escola Geraldo Luís de Castro, é a atual diretora do IMAC (Instituto Maria Angélica de Castro).
Trabalhou como diretora na Faculdade de Administração de Santo Antônio do Monte, FASAM e também Diretora dos cursos: técnico em enfermagem, técnico em radiologia, técnico em segurança do trabalho, do Colégio Técnico Martins de Itaúna.
Foi Secretária de Educação, Secretária de Cultura. Tem uma trajetória longa, de ousar e fazer. Ama sua vida e sua cidade. Gosta muito de trabalhar, pensou que depois de aposentada, iria ficar quieta, mas a vida quis mostrar que ainda pulsa e prossegue.
É grata pelas inúmeras honrarias recebidas pelos seus feitos na educação e na cultura da cidade. São placas, diplomas e troféus, moções que chegaram para coroar o que ela faz com amor, paixão e brilhantismo.
Hoje é agente de extensão cooperativista, prestando serviço de consultoria na cooperativa Sicoob Credimonte e na prefeitura municipal.
Faz tudo com muita alegria, prazer e comprometimento e se dedica muito. Gosta muito de trabalhar com pessoas, com o povo, de conversar em torno de melhorias para a cidade e para a população. Faz amizade por onde passa. Coloca muito amor em tudo que faz.
Margarete de Lourdes Resende tem um reconhecimento público notório na sociedade. Realmente ela é uma mistura bem dosada de competência, determinação, capacidade de trabalho, idealismo! Múltiplos talentos. “Mulher de Expressão.
Conheça mais sobre Margarete Resende através do link: