Alexandre Antunes
Apresenta conforto, sofisticação e tecnologia em cada detalhe da mega construção estruturada em 20m²²
“Isso é um sonho.” Esta é a frase que Alexandre Antunes mais escuta de seus convidados, amigos e parentes que visitam a residência na orla da lagoa que da nome a cidade de Lagoa da Prata. Ele abriu as portas, com exclusividade, à revista Official Chic para conferir esse projeto .
Quem assina a obra não é só reconhecido por estar à frente de uma das maiores Indústrias do Brasil: já assinou diversos projetos em Lagoa da Prata e neste ano concluiu um dos mais notáveis projetos arquitetônicos da região – que é motivo de orgulho para o engenheiro que tem especialização (e paixão) em arquitetura.
Para retratar o estilo contemporâneo, formas simétricas se contrapõe com linhas retas e com a cobertura plana. O desejo era justamente ter uma casa com espaços generosos que valorizassem a vista da lagoa e o convívio. A ideia não poderia ser melhor, já que o terreno é voltado para o lagoa, de onde se tem uma belíssima vista.
De longe, já nos deparamos com o minimalismo e a sofisticação; marcas traduzidas pela volumetria da construção implantada no condomínio Jardins da Lagoa. Ao se aproximar, comprovamos a facilidade do artista em aguçar todos os sentidos: a interação da área social e a privacidade da área intima; a harmonia entre o projeto de iluminação e a valorização da luz do dia; do projeto de jardinagem executado pelo paisagista Emerson Morais e a estrutura de concreto aparente, além da impactante parede de cobogó que compõe a fachada principal e reforça a personalidade da obra.
Alexandre queria que o interior também fosse acolhedor . Para isso, logo na entrada, a cozinha gourmet transmite a personalidade do projeto: um espaço que cria uma atmosfera intimista entre os ambientes integrados e ao mesmo tempo impactante, para quem é recebido. A sensação da equipe da redação da Oficial Chic foi de “ser de casa”, logo no início desta reportagem.
O minimalismo do projeto está evidenciado pela ausência de volume extra para caixa d’água e outras instalações sobre a residência tornando as linhas mais limpas e despojadas. Para suprir a necessidade destas instalações foi criada, no primeiro piso, uma “casa de máquinas – o coração da casa”. Ali se concentram todos os equipamentos que são controlados por um sistema de automação (Easy Automação) com praticidade e modernidade. Através de um toque num tablet é possível controlar a iluminação, programar a irrigação, o sistema de ar-condicionado, a piscina e todo o sistema de segurança dos 720m² da obra.
O mobiliário desenhado por ele foi executado pelo amigo Anderson (Piquita), da Marcenaria São José, também com sede na mesma cidade.“É uma parceria sólida, agradável e de muitos anos’’. Piquita já mobiliou diversos dos meus projetos em Lagoa da Prata, BH e no Rio de Janeiro.” – relembra Alexandre Antunes.
Logo na entrada uma escultura criada pelo arquiteto. Revestimento das paredes em pedra madeira.
No hall, ‘‘Frida Kahlo’’ tela de Rogério Fernandes.
O acabamento da piscina é em pastilhas de vidro em tons que remetem o mar do Caribe, realçada pela insolação e luminosidade do local. A sua borda infinita faz a integração do ambiente construído com a paisagem.
‘‘Fiquei muito feliz com
o resultado deste projeto
e com o feedback de quem
conheceu o espaço’’
Ao questioná-lo sobre os planos para 2016, Alexandre afirma entusiasmado: “Fiquei muito feliz com o resultado deste projeto e com o feedback de quem conhece o espaço. Isso me motivou em antecipar um projeto de vida e realizar um sonho: junto com o Tarcísio Ferreira, fundamos a ALTA Incorporações e daremos continuidade em transformar esse condomínio em um dos melhores lugares para se viver na região.
Suas referências e inspirações compõe a “estante do arquiteto”. São livros e revistas especializadas em: arquitetura, artes, música, gastronomia e ainda adornos de viagens, esculturas e objetos. Prova que a arte é produto da combinação de diferentes áreas do conhecimento.
A decoração contemporânea e os leves toques clássicos humanizam a integração dos espaços sociais. Destaque para a tela ‘‘Maria Madalena diante do Anjo Gabriel’’, obra de Menelaw Sete.
O projeto primou por valorizar a iluminação cênica natural, espetáculo diário criado pela parede de cobogó.
Para deixar a suíte principal leve e ao mesmo tempo sem muita informação o arquiteto criou um painel em relevo branco. Tons neutros e o mobiliário moderno dão toque aconchegante ao ambiente.
No lavabo a sofisticação das louças brancas contrapõe-se a textura do granito café flameado do piso e das paredes.
A cozinha gourmet torna-se uma extensão da sala uma vez que dá as boas vindas aos visitantes. Tudo planejado para realçar os aspectos estéticos, práticos e funcionais: Bancadas e cuba em Silestone, eletrodomésticos da Lofra e objetos de decoração do acervo particular. Esta cozinha dá ao arquiteto vazão aos seus dotes culinários.
Imponência da fachada principal com detalhe do cobogó retro iluminado.
Ficha técnica
Residência Unifamiliar
Local: Condomínio Jardins da Lagoa / Lagoa da Prata – MG
Data do início do projeto: maio 2013
Data conclusão da obra: janeiro 2015
Área do terreno: 1100 m2
Área construída: 720 m2
Arquitetura: Alexandre Antunes
Paisagismo: Emerson Morais
Fundação estrutura e alvenaria: Pilares Engenharia
Acabamento: Construtora Precisa
Iluminação: Templuz
Automação: Easy Automação
Ar Condicionado: Brisa Ambientes
Materiais elétricos e hidráulicos: Cimcal
Materiais de acabamento: Depósito Brasil
Pedras e granitos: Marmoraria Carrara
Marcenarias: Marcenaria São José
Fotos: Lindomar Fotógrafo
Engenheiro Civil formado pela Puc – RJ – CREA:41236D/RJ