ARMINDA ELAINE GONÇALVES CABRAL
Arminda Cabral, é natural de Santo Antônio do Monte, nasceu no dia 07 de setembro de 1964. Hoje está como secretária de educação, em seu segundo mandato, e atua no comércio varejista de moda desde os 19 anos de idade, tem uma loja de calçados.
Seu pai, Francisco Gonçalves, conhecido por Chico Sabino, casou duas vezes, do primeiro casamento teve seis filhos e do segundo casamento, que foi com sua mãe, teve mais quatro filhos.
Sua mãe, Zeli Oliveira Rios, conhecida Zeli da loja, de Moema, era uma comerciante nata, tinha o dom de vender, conversar com as pessoas, que foi herdado do pai dela, seu avô também era comerciante.
Está casada com o João Márcio Cabral, vem de uma família tradicional de Santo Antônio do Monte, ele é cafeicultor e tem verdadeira paixão pela cafeicultura.
Aos 20 anos foi morar em Belo Horizonte, fez cursinho pré-vestibular na época, tentou entrar na universidade por um ano e não conseguiu. Estava namorando e ficou noiva, então resolveu voltar para Santo Antônio do Monte. Ao retornar pensou em ingressar no comercio, havia ajudado sua mãe em época de natal, a princípio sua mãe queria que priorizasse os estudos, fez o magistério e o técnico em química.
Despertou para o comercio somente aos 17 anos, já sua filha Isabela aos 7 anos já ia para loja da avó ajudar, as duas combinavam muito, sempre gostou, tinha senso de organização, empreendedorismo, também é nato dela, a mãe tinha muita paciência e lhe ensinava muitas coisas. A Isabela é casada, tem duas filhas, a Laura de 15 anos e a Giovana de11 anos.
Tem outra filha, a Camila, é procuradora no estado de São Paulo, desde 2017, muito bem-sucedida, nunca gostou do comércio, teve uma época em que eles tiveram uma sapataria e uma loja de roupas, o pai queria que ela assumisse a sapataria, mas ela não quis de forma alguma, ele não queria que ela fosse embora, era muito nova, mas sempre muito dedicada, fez o concurso e passou, muito estudiosa, ela ama São Paulo, não quer voltar para cidade natal.
Seu pai foi uma pessoa extremamente austera, pouca conversa, mas muita ação, um benfeitor na cidade, uma pessoa desprendida, principalmente para o bem comum. Sua mãe contou que os prefeitos procuravam por ele quando precisavam de alguma coisa e pediam doação.
Eles sempre residiram no mesmo local, o pai tinha uma fazenda no centro da cidade, hoje é uma chácara, dou uma parte do terreno onde foi construído a Escola Senhora de Fátima, doou o campo do nacional, ao lada da Escola Senhora de Fátima, onde foi construído a caixa d’agua da copasa, a metade onde está construído a Fundação Dr. Jose Maria, onde é o Sesi Senai, a UPA, o prédio novo onde é a escola Senhora de Fatima.
Foram muitas doações, sempre com muita tranquilidade, ele gostava de doar, principalmente destinado para educação, pensando no bem comum, ele era desprendido, não tem nem como mensurar o quanto foi doado, o tanto que foi importante para a cidade. Quando fez a avenida Tancredo neves, foi doação da mãe, para ligar entre bairros, tiveram muito amor pela cidade, com as doações permitiu o progresso da cidade, no entanto tem um pesar, do pai não ter recebido uma homenagem em vida, teria sido muito bom se tivesse recebido algum reconhecimento.
Ela ingressou na educação por concurso público no ano de 1996, o cargo de origem é auxiliar de secretaria, um cargo administrativo, no qual trabalhou muitos anos nas escolas e depois recebeu o convite quando o Leo Camilo foi eleito em 2005, para trabalhar na Secretaria de Educação, se sentiu muito estimulada. Pode ver de perto o trabalho na administração do Leo, o quanto ele estava imbuído em fazer diferença para a população.
Desde o ano de 2005 vem enfrentando muitos desafios, uma reestruturação completa da educação. A secretaria funcionava onde é hoje o prédio do centro de memórias, era uma estrutura bem pequena e não comportava as necessidades, então foram transferidos para o prédio que estão hoje. Na época estava fechado, a princípio havia sido construído para funcionar uma faculdade, infelizmente não aconteceu e como o prédio estava fechado fizeram a transferência.
Foram reestruturando por setores, percebendo as necessidades, as escolas que precisavam ser reformadas ou ampliadas, foram se adequando aos currículos que foram implementados pelas gestões, teve muito trabalho. No ano de 2009, foi convidada para assumir a Secretaria como secretária, e continuaram o trabalho que haviam iniciado, houveram muitas mudanças.
O CEMEI antes era gerido pelos assistentes sociais, e foi para eles no ano de 2005, tiveram que fazer toda uma estrutura, não era somente mudar, foi um desafio muito grande, os profissionais não estavam preparados, até então eram somente babás, ficavam apenas para cuidar e alimentar, a partir daquele momento teriam que ensinar, foi um período difícil. Precisaram se aprimorar, fazer cursos, processo de treinamentos e conscientização da mudança que era necessária ser feita dentro das instituições.
Quando assumiu a secretaria no ano de 2021, em plena pandemia de COVID-19, todo mundo impactado e com muito medo de tudo, mexeu muito com o psicológico dos alunos e professores, então num ato de coragem decidiu reabrir as escolas para ensino presencial no final de abril de 2021.
Apesar da situação difícil, pensa que foi um ganho significativo, foram sete meses de aula presencial para alunos que estavam há mais de 1 ano em modo online, sem ir para escola. Esse tempo deixou uma lacuna muito grande, principalmente para a alfabetização, que funcionou apenas para uma situação emergencial, mas deixou um défice muito grande, no âmbito de apropriação de conteúdo.
A maioria das outras escolas somente retornaram em novembro, ou no ano de 2022. Tiveram alguns empecilhos, foi preciso que fizessem capacitação, investiram em equipamento de segurança, tanto para os alunos quanto para os professores. Seguiram os protocolos de saúde para que as crianças não tivessem risco de contaminação, fizeram algumas adaptações no CEMEI, tiraram o banho, para não terem contato direto.
Foram muitas situações que precisaram se adequar a medida que foram aparecendo, não estavam preparados, porém conseguiram concluir o ano de 2021 sem nenhuma contaminação no âmbito escolar, uma experiência muito positiva, sempre vê como um ato de coragem. Quando falava que iria retornar muitos acharam uma loucura, mas ela via que não poderia continuar como estava por causa das crianças, foi preponderante, para que as crianças não tivessem mais um ano de prejuízo.
Hoje vê que foi fundamental para os frutos que estão colhendo hoje, não conseguiram tudo, entende que a pandemia iria deixar um impacto pedagógico no âmbito de apropriação do conhecimento das crianças, entretanto muitos saíram da rede e não puderam fazer nada, a lacuna permaneceu.
Foram melhorando, reformaram todas as unidades escolares, mobiliaram conforme as necessidades, foi um ano de implementação de tudo, até mesmo eletrodoméstico, fizeram grandes investimentos. O município é um dos maiores em área territorial roda em média 3.100km por dia para pegar as crianças que residem na zona rural.
Conta que ficava mal quando os pais ligavam para dizer que a combi havia ficado sem porta ou sem freios, pegaram uma situação de veículos sucateados, do transporte escolar, haviam recebido uma frota de 2010, totalmente sucateada, já estavam sem condições de continuar rodando, tinham o recurso, porém não havia veículo no mercado para compra, devido a pandemia, até peças faltavam.
A combi já não fabricava mais, era o menor veículo que funcionava melhor para eles, pois precisavam ir a locais estreitos, no entanto conseguiram trocar toda a frota, são 32 veículos novos, comprou 7 veículos Agrale Marruá que são mais fortes e mais potentes, próprios para andar na zona rural. Custaram quase seiscentos mil reais, eles suportam dias de chuva, para que os alunos não perdessem aula, são responsáveis pelo transporte de 600 alunos.
Hoje anda de cabeça erguida, motoristas transportam com segurança, o agronegócio chegou no município e teve um êxodo das cidades vizinhas, até mesmo de outros estados, famílias inteiras vieram para residir na cidade, para trabalhar nos aviários. Estavam preparados para uma quantidade de vagas para o SEMEI, porém com a chegada dessas famílias, algumas com 4 ou 5 crianças buscando vagas, aumentando a procura, foi preciso aumentar as vagas.
No início era em média umas 500 crianças, hoje são quase 800, porque foram ampliando. Com o crescimento da demanda estão com dificuldade de mão de obra, não é fácil, fazem processo seletivo, mas as vezes não se adequam as exigências do cargo, então estão com esse desafio, tem se preparado para ele, estão em andamento, tem procurado se preparar para o ano de 2025, acredita que tende a aumentar a procura.
Outro desafio que encontraram foi o aumento da busca de alunas autistas e outros transtornos, uma realidade diferente, foram se adaptando e aprendendo com as experiências. A educação especial é uma educação que requer muita experiência de prática, pois muitas vezes o que está escrito não significa que vai dar certo, é no dia a dia com a criança, no manejo, muitas vezes é esse manejo, pois cada criança é diferente da outra.
Foram surpreendidos com uma quantidade muita alta, e o autista tem por lei a necessidade de um acompanhamento de um profissional, um apoio dentro de sala, e eles não tinham esse profissional, pois não tinham no plano de carreira o professor apoio, tinham apenas o professor regente, não podiam contratar e nem remanejar esse profissional.
Contaram com o CEMAP (centro municipal de apoio psicopedagógico) que funciona desde o ano de 2007 e reestruturaram, mudaram para um prédio maior, contrataram mais profissionais para dar maior suporte as famílias, tem sete psicólogos, um fonoaudiólogo, precisariam de mais dois fonoaudiólogos, porém não conseguem no mercado de trabalho, tem um assistente social, um terapeuta ocupacional, dois fisioterapeutas, uma psicopedagoga, três professoras.
Está bem estruturado, são profissionais capacitados para fazer o atendimento e acompanhamento dessas crianças que precisam do atendimento especializado. Foi através do CEMAP que criaram o núcleo de inclusão, para atender diretamente e principalmente essas crianças com autismo e outros transtornos.
Fez uma proposta para as estagiárias do curso de pedagogia, que tivessem interesse, estágio remunerado e foram trabalhar, isso é bom para elas e para secretaria, porque elas estão treinando para algum dia poderem integrar a equipe, quem sabe fazer algum concurso, isso agrega muito.
Entende que o curso online com estágio obrigatório não é o suficiente para que o professor tenha o domínio e manejo da sala de aula, em contrapartida elas ajudam demais com os alunos com transtorno, fazem um trabalho excepcional, merecem aplausos, não é qualquer professor que faz esse trabalho. Deram suporte para elas, são acompanhadas, se reúnem uma vez por semana, são preparadas com conhecimentos específicos e cursos.
Foram vencendo muitos desafios do dia a dia, fizeram o processo de escolha do diretor, antes era indicação direta do prefeito, hoje atendendo ao requisito e para que se possa fazer uma gestão democrática conseguiram realizar o processo de contratação.
O município era um dos poucos que ainda não tinha a eleição para diretor, na outra gestão tentaram entrar com o projeto para eleição, foi dado início, porém ficou parado por um ano na Câmara, então as professoras fizeram o pedido e foi concluído, não se tem registro de outra cidade que tenha acontecido isso.
A secretaria mantinha um relacionamento muito bom com o sindicato, sempre andaram juntos, foi feito reunião com o presidente do sindicato e falou sobre a oportunidade única do momento de elegerem o diretor de escola, para não jogarem fora a oportunidade por questões políticas e dessa forma conseguiram.
Está fazendo um ano que foram feitas as provas, todo processo acompanhado pelo MEC, com provas, entrevistas, títulos e indicação tríplice, ela pensa que o diretor está muito próximo do prefeito e da secretária, é preciso ter um vínculo com a secretaria, se a pessoa não tiver o mesmo ideal, pode desandar, mesmo a escola tendo que se submeter as regras da secretaria de educação.
É muito mais proveitoso para o município e para as crianças que tenham a mesma linha de trabalho, dessa forma as candidatas que passassem nas etapas de provas, passaria pela apreciação do prefeito também, todos os diretores passaram por esse processo, pensa que isso já foi um progresso muito grande de uma gestão democrática.
Sempre fala para a equipe que são servidores públicos, estão para servir as pessoas da melhor maneira possível, que tudo que saia da secretaria de educação saia para promover o bem do aluno, tiveram muitos desafios, mas trabalham em prol do aluno, vão defender os direitos deles, não adianta investir em material didático de primeiro mundo se não tiverem um bom atendimento.
Desde o ano de 2023, estão com sistema cinco de ensino da editora FTD, uma plataforma de acesso para os professores, há avalições, há planos a nível de melhores escolas particulares, estão mudando a maneira de ensinar, foi investido mais de um milhão para material, realmente o melhor.
Outra coisa muito importante dentro do município foi a municipalização de duas escolas que estavam sob a tutela do estado, logo quando entraram no ano de 2021, aceitaram as 243 crianças que vieram do estado, e o estado ofereceu a escola Marlene Rodrigues, receberam um investimento do estado na ordem de quase oito milhões de reais, o que foi muito bom para o município, pois o ensino fundamento um, educação infantil e SEMEI são competências do município, e fundamental dois e médio é do estado, então as crianças iriam de qualquer maneira.
Sendo assim foi melhor que ter que arcar sem poder posteriormente, foi muito significativo, pois precisavam muito de uma escola nas adjacências onde foi construída, são dois pavimentos, tem uma quadra maravilhosa e será de tempo integral, quer fazer a diferença para as famílias, no intuito de transformá-la em 100% tempo integral, pedagogicamente falando é um ganho muito significativo. Tem o prefeito como um gestor que apoia muito, estimulante, pensa em prol dos alunos, apoiou o material didático de qualidade, uniforme de inverno e verão, e o kit escolar.
Acredita que tudo que Deus põe para ela é lição, faz tudo com muito amor e dedicação, tem uma equipe maravilhosa na secretaria, as pessoas não medem esforços para fazerem acontecer, isso traz sucesso nos projetos, sabe que não trabalha sozinha, tem excelentes diretores e vices, todos desejam o melhor, tudo muito bem feito.
Em seus momentos de folga diz ser muito caseira, não tem muito vida social, gosta de curtir a família, cozinhar no fim de semana para o esposo, é muito tranquila.
A mensagem que deixa para os jovens iniciando no mercado de trabalho é que estudem, não deixem de estudar, mesmo que as facilidades da vida estejam favorecendo naquele momento, pois o estudo é algo que ninguém tira, se carrega sempre.
Diz para se esforçarem, quanto mais conhecimento tiverem mais poder terão na vida, em qualquer área que se propuserem a trabalhar, que tenham persistência, tudo é luta, nada vem fácil.
É possível vencer com foco e determinação, fala sobre isso por perceber da própria vivência, vê um abandono muito grande dos jovens para ingressarem no mercado de trabalho, aconselha que não façam isso, tem uma vida inteira pela frente, esse atropelar de fases vai fazer falta depois, é melhor não ter essa ansiedade nesse momento, e não deixar de concluir pelo menos o ensino médio.