Carnaval de BH – O melhor Carnaval do Brasil
Parece coisa de antigamente! Mas… aconteceu no ano passado, e foi inesquecível!
Cheguei em BH na última sexta-feira de fevereiro, às 20:30 horas. Alice estava linda! Vestida com um top preto e um short branco com vários decalques de coraçõezinhos, uma tiara de luzes piscando e vários corações e um presente para mim, uma camiseta, onde estava bordado: “o amor me pegou” e uma bermuda Jeans. Seria o meu primeiro carnaval.
Foi uma peregrinação na noite de beagá, subimos a Avenida Afonso Pena, atravessamos o Viaduto da Floresta e fomos para o Bloco: “Orisamba”, na Lagoinha, onde minha “Globeleza” sambava como ninguém e o tamborim comia solto. Nunca me diverti tanto. A animação foi encerrada quando às cinco horas desligaram o som e os foliões se dispersaram.
Fui acordado com um caloroso beijo, olhei o relógio, já era doze horas. Alice estava atrasada para ir a Escola de Samba Unidos dos Guaranys, onde era passista. Quando chegamos na laje, todos nos esperavam, suas amigas se apresentaram e brincaram: “Ah! Esse é o Luiz! O moço que roubou o coração da Alice”. Ali cantavam o samba enredo do carnaval de 2020:
“Eu sou o samba;
E o samba sou eu;
Abre Alas a velha guarda vai passar”.
Tinha uma deliciosa feijoada e muita animação.
Depois tomamos um banho, colocamos nossas fantasias e pegamos o ônibus para a Savassi, onde o “Bloco da Calixto” fazia a animação. E fomos seguindo os foliões até chegar na Praça do Peladão – Praça da Estação, onde tinha o Bloco: “Xô preconceito! O meu nome é felicidade!
Nunca tinha visto tanta gente. Milhões de foliões, de todos os lugares – com diversos sotaques, idiomas, uma Torre de Babel! Além dos Blocos oficiais tinha centenas de outros e no meio deles, grupinho: dos que mais beijava, hoje troquei de sexo, …” Uso de drogas. Os hotéis, motéis estavam lotados, muitas pessoas alugaram suas casas que viraram sede de carnaval, as mais disputadas eram as lajes da Pedreira Prado Lopes. E a festa animadíssima saudou a chegada do sol, quando resolvemos ir para casa.
Quando chegamos estava moído e a morena na maior empolgação e com seus gingados e samba no pé foi me incendiado… senti um pedaço do paraíso! Apaguei.
Acordamos, almoçamos, tomamos banho e fomos para o Bairro Santa Tereza, de onde retornamos só na segunda-feira.
Às 18:00 horas chegamos na Avenida Afonso Pena, onde desfilaria os Blocos Caricatos. Era só animação! E amanhã será o desfile da Escola de Samba da minha amada.
Quando acordei encontrei um bilhete de Alice, dizendo que tinha ido se aprontar para o desfile.
Às 17:00 horas, eu e minha sogra, Dona Tereza descemos para a Avenida Afonso Pena.
A Escola de Samba de Alice foi a primeira a desfilar. Apontou na avenida às 18:40 horas, meu coração bateu mais forte. A “Globeleza” estava deslumbrante com um vestido rosa, uma saia rodada e chapéu na cabeça – estava receoso de vê-la com um tapa sexo e seminua.
Depois do desfile, fomos esperá-la Alice que estava radiante, suada e muito emocionada e torcendo para sua escola, Os que desfilaram foram para a quadra de sua Escola, onde tiraram suas fantasias e ficaram em concentração torcendo por ela.
Se existia alguma dúvida de que o Carnaval da capital mineira é um sucesso, a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou o balanço do Carnaval 2020, folia que envolveu cerca de quarenta órgãos públicos e privados. A festa levou para as ruas 4,45 milhões de pessoas em 22 dias de festa. Cerca de 211 mil eram turistas. O carnaval de 2020 deve movimentar R$ 100 milhões para o comércio de Belo Horizonte. A estimativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL – BH).
No dia 27 de fevereiro, quinta-feira à tarde fomos para o Mercado da Lagoinha, onde às 16 horas começou a apuração dos melhores Blocos Caricatos de BH. Em seguida começou a apuração do resultado das Escola de Samba de BH. A Unidos de Guaranys veio com uma integrante a menos e perdeu dois décimos. O resultado foi este: 1º Lugar – Canto da Alvorada, 2º Lugar – Acadêmicos de Venda Nova; 3º – Lugar Cidade Jardim; 4º Lugar – Estrela do Vale; 5º Lugar – Bem-Te-Vi; 6º Lugar – Raio de Sol; 7º Lugar – Imperavi de Ouro; 8º Lugar – Unidos de Guaranys.
Alice estava arrasada com o último lugar de sua escola de samba, chorou muito, fomos para casa e a mais animada foliã apagou seu brilho, tomou um banho e desmaiou. Mas na sexta-feira acordou às 14:00 horas, com aquele brilho no olhar, que me dizia que ainda tinha muita surpresa boa para acontecer.
Esse e muitos outros contos estão no meu livro: Pandemia 2020 no País do carnaval
Faça seu pedido pelo telefone: (37) 9 9136-1237