Como decorar os espaços externos e curtir mais a sua casa no verão
A chegada do verão, certamente, pede uma renovação na decoração da casa. E nesses dias de sol e calor não há nada melhor do que poder aproveitar e descansar sem precisar sair de casa. E nenhum espaço resume melhor a estação do que os ambientes externos.
Varandas e terraços são áreas de lazer, onde podemos descansar, estar com a família, receber amigos ou ler um bom livro. Por essa razão, deve ser um ambiente agradável, aconchegante, e inclui uma boa decoração, que caia principalmente no seu gosto ou no gosto de quem for visitar a sua casa.
A decoração de ambientes externos, como qualquer outra decoração, requer planejamento. Somente desta maneira você conseguirá aproveitar da melhor maneira possível o espaço disponível.
Vamos falar sobre a decoração de áreas externas pequenas, aquele pedacinho de quintal que está sobrando nos lares de hoje, incluindo os pequenos terraços e varandas nos apartamentos.
Você pode incrementar esse local apenas com algumas plantas e possuir um cantinho de contemplação poderoso, ou ainda, acrescentar o mobiliário adequado para as dimensões de que dispõe, para momentos especiais da família ou para quando receber amigos.
Se você deseja criar um espaço do qual desfrutará e usará, torne-o mais funcional. Se o espaço for grande, adicione uma cozinha com uma churrasqueira, construa armários para guardar itens de entretenimento.
Espaço Gourmet com churrasqueira
Para os que gostam de atacar de chefe de cozinha em reuniões de família, pode agregar à decoração da varanda um espaço gourmet, tornando-a uma varanda gourmet. Assim como todo ambiente desprovido de espaço, deve ser otimizado, ou seja, perto da churrasqueira devem ser colocados os utensílios domésticos, em gavetas e prateleiras. A pia deve ser de mármores, isso vai facilitar em questão de limpeza e manuseio de alimentos. Gabinetes planejados é uma ótima dica para esse tipo de ambiente, bancadas em cima de gabinetes também é uma ótima opção de decoração.
O Espaço Gourmet é, sem dúvida, um dos ambientes preferidos dos moradores que optam por casas ou apartamentos com varadas. Todo mundo adora um cantinho especial para se deliciar de maravilhosas refeições e reunir a família ou amigos em momentos prazerosos.
Com algumas dicas de decoração, é possível criar um espaço aconchegante e funcional para acomodar todas as visitas e aproveitar os períodos de lazer. Vamos lá?
Plantas são sempre uma boa pedida. Em varandas grandes ou pequenas, elas trazem relaxamento e bem estar. Mas lembre-se, elas precisam de cuidado constante.
Use mobiliário adequado para o espaço disponível, o tipo de piso, se pode molhar ou será protegido da chuva e para a finalidade da decoração – ler, refeições, receber pessoas, etc.
Faça a cobertura com materiais translúcidos para não perder a luminosidade natural do dia e, para proteger o mobiliário das intempéries.
Para usar mesas com cadeiras é preciso deixar, ao menos, um metro de distância entre a borda da mesa até a parede, espaço para o ocupante da cadeira e para a passagem.
Na escolha das cores da decoração, você pode alternar os tons em combinações clássicas e extravagantes, criando um espaço mais do seu jeitinho. Mas lembre-se de sempre contrapor: móveis neutros combinam com objetos coloridos, ou vice-versa.
Não se esqueça da iluminação! um ar suave e romântico ao Velas e lâmpadas bonitas darão ambiente, deixando tudo mais confortável e bonito.
Mesas centrais são essenciais e as de estilo artesanal estarão eternamente na moda. Lembre-se de escolher um material adequado para que não se desgaste com as chuvas.
Existem diversas formas de você criar um ambiente assim em sua casa, através da cozinha gourmet, integrada a sua própria cozinha mesmo; varanda ou sacada gourmet: espaço aberto ou salão gourmet: espaço fechado. Em todos os casos, alguns cuidados precisam ser levados em consideração, por exemplos, dividir o ambiente gastronômico em categorias: quente (churrasqueira, forno e fogão), gelado (geladeira, freezer, adegas) e molhado (pias e torneiras). Ressaltando que o quente e o gelado devem estar o mais longe possível um do outro.
E por se tratar de um local que reúne as pessoas para comer, nada melhor do que uma mesa ou bancada grande que as comporte e facilita a integração entre elas. Assim como assentos.
O ideal é que o espaço gourmet seja coberto, desta forma poderá utilizá-lo tanto em dias de sol como de chuva. E em caso de sacadas e varandas pode fazer uso de vidros e toldos para impedir possíveis contratempos.