Arquitetura

Conforto do lar

Sentir-se feliz e confortável no seu ninho depende, muitas vezes de atitude simples. Limpeza, organização e cuidado com pequenos detalhe são algumas delas.

 

Detalhes de decoração:

tn_decoração 13 1
Ao longo da vida, acumulamos miudezas um souvenir de viagem, um bibelô herdado da avó, objetos de decoração. Mas a verdade é que quanto menos mimos houver na sala, melhor. Caso você tenha bibelôs, agrupe-os em um só lugar em vez de espalhá-los. O mesmo vale para coleções: elas ganham força na decoração quando estão reunidas. Outra dica é protegê-las em caixas de acrílico, feitas sob medidas, ou em caixas decorativas com tampa. Pequenos objetos do cotidiano, canetas, bloquinhos e cardápio de delivery devem ficar escondidos, mas sempre a mão.

 

Arrumação desde a entrada:
Tenha estantes, use gavetas, crie caixas. Ouse reciclar e escolha os materiais baratos, pense em papel Kraft, caixas de feira e nichos de madeira, intercale móveis de nichos abertos e fechados; afinal, ninguém precisa ver as chaves do seu carro nem a fatura do seu cartão.

tn_decoração 13 2

Se possível, posicione um “móvel de organização” perto da porta de entrada, mas em local discreto. Em uma casa menor, só cabe o que importa: livre-se de tudo o que entulha a vida. Delete o supérfluo. Arquive as memórias. Resuma. Nutra o hábito de classificar o essencial. Faça da organização um ritual de purificação, não uma penitência. E, sobretudo permita o vazio e celebre-o. Ele é um convite a criação.

 

Armários arrumados:
tn_decoração 13 3Roupas e sapatos desorganizados causam ansiedade e fazem com que você pense não tem peças suficientes. Guardar tudo em caixas debaixo da cama não resolverá o problema. Pelo contrário, só dificultará a limpeza. Para arrumar o guarda-roupa e o closet, esvazie o espaço completamente. Limpe o piso, as paredes e prateleiras. Descarte itens que não servem mais. Divida as roupas por tons e de acordo com as estações. Providencie caixas ou gavetas para peças pequenas como cintos, meias e cachecóis. Ao chegar em casa , deixe sapatos e roupas usadas em locais ventilados antes de guardá-los.

 

Gavetas Protegidas:
Para evitar que o pó se instale em roupas e demais pertences, forre suas gavetas com tecido. Transforme um acolchoado velho em forro, costure uma fita de cetim nas laterais e borrife uma essência de lavanda ou capim-cidreira no lado oposto que ficará um contato com as peças.

tn_decoração 13 4

Sachês de algodão e bolinhas de argila expandida também são bem-vindos para manter o cheirinho agradável. Para perfumá-las, mergulhe-as por dois dias em um recipiente com essência e deixe-as secar pelo mesmo tempo. Evite as bolinhas de madeira: elas podem atrais cupins.

tn_decoração 13 5

 

Você sabe mesmo limpar os espelhos?
Nada mais alto astral do que espelhos sem marcas de dedos e sem poeiras nos cantinhos. Esqueça o velho truque de esfregá-los com jornal. Além de deixar resíduos de tinta, a técnica pode produzir riscos.

tn_decoração 13 6

O jeito certo? Primeiro, tire a gordura com água, gotinhas de detergente e esponja. Depois, passe álcool com um pano macio que não solte fiapos, como fralda de pano ou gaze. Produtos específicos, como limpa-vidros, não são necessários. Segundo especialistas em limpeza, as misturas caseiras funcionam melhor e custam menos.

 

Verde em casa:
A presença de plantas em casa é mais do que um mero elemento decorativo. Elas têm muito a nos ensinar. Aprenda com as plantas a viver o hoje intensamente e a aceitar o eterno ciclo de mudança de estações como uma benção. Receba cada fase como um novo começo, e não como um novo fim. Tenha em mente que é sempre possível replantar, mudar a terra, trocar o vaso. Os budistas diziam que , se pudéssemos perceber claramente o milagre que representa uma simples flor, nossa vida mudaria por completo. Cerque-se de diferentes espécies e crie o hábito de montar arranjos em vasos com flores de corte. Troque a água a cada dois dias, para mantê-lo vistoso por mais tempo, e pingue três gostas de água sanitária para eliminar as bactérias.

tn_decoração 13 7

 

 

 

 

Por: Mara Souza

 

Comentários
Postagem anterior

Codificado em você

Próximo post

Pingos e Gotas

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!