Dr. Alexandre Henrique Silveira Borges
Ele é natural de Santo Antônio do Monte, filho de Evandro Camilo Borges, e Sirlene Aparecida Borges, ambos são servidores públicos nesta mesma cidade. Aprendeu desde cedo a ter contato com a população e a ajudar aos que estão mais próximos. Este olhar cuidadoso em prol do próximo o levou a tomar a decisão de seguir pelo caminho do direito.
Na família foi o primeiro cursar uma universidade. Ele diz que os seus familiares sobretudo, aqueles que o antecederam nunca tiveram a mesma oportunidade que ele, muitos trabalharam em fábricas de fogos, até mesmo em outras atividades menos lucrativas. Já o doutor Alexandre Borges, vislumbrava uma melhor qualidade de vida, e uma melhor oportunidade de trabalho, de forma com que pudesse somar em sociedade agregando valor ao seu serviço e prezando por conquistas mais promissoras para ele e sua família.
O apoio da família sempre foi muito pontual e importante, na sua jornada. Desde a infância, rodeado dos seus, amor e cuidado nunca lhe faltaram.
O medo sempre o rondou naquele tempo, pois que o direito, não é um curso fácil. É um caminho difícil, porque muitas vezes olham para estes profissionais com olhos bons, outros nem tanto. Mas, é mediante as leis que ele e os amigos formados na mesma área buscam se inteirar para somar em sociedade. Ele que é um homem de muita fé, tinha certeza de que desta forma poderia ajudar àqueles que escolheram outra formação e que em algum momento precisa do direito para colocar as coisas em ordem.
A fé sempre o guiou. A preocupação em se tornar um bom profissional era ponto decisivo na sua luta por ter uma boa formação. A possível dificuldade de ser inserido no mercado, era outra preocupação… e ele foi avançando alicerçado na confiança e no amor àquele de quem ele recebeu a missão. Não foi fácil. Nunca é fácil. É preciso ouvir a sua voz interior, porque ela fala direitinho qual é a vontade do pai para cada um dos filhos.
E foi o que ele fez.
Durante o curso na Universidade, ele teve oportunidade de fazer estágio no Forúm na justiça comum e no município trabalhando na área da tributação. Nesta época ele trabalhou com o Gilson, e com a doutora Lorena Teixeira Vaz Dias, juíza de direito. Ajudou no juizado especial e na justiça comum, na cidade de Santo Antônio do Monte.
Auxiliou na justiça trabalhista, na cidade de Bom Despacho com a doutora Ângela, de forma presencial como era exigido pela faculdade.
E fez atendimento às pessoas carentes da cidade de Bom Despacho, através do centro de apoio, que a faculdade desempenhava naquele município. De estágio, somaram no seu currículo, mais de 900 horas presenciais que foram uma espécie de laboratório. Uma bagagem de peso invejável que contribuem e muito para o sucesso e o êxito nos trabalhos que ele exerce hoje em dia.
Então a sua gratidão é enorme a todos os profissionais que passaram por ele, e que ajudaram com as suas experiências e com os seus conhecimentos a formar o profissional que ele se tornou. A partir do momento que estas experiências o possibilitaram aprender e colocar em prática aquilo que ele havia aprendido na faculdade.
Com os advogados, doutor Wagner de Melo Franco e doutor Willian Arnaldo de Melo Franco, ele adquiriu muito conhecimento nas áreas trabalhistas e empresarial, que são não são áreas muito comuns ou tem uma certa peculiaridade inerente a elas, de forma com que ele se sentiu muito honrado por ter tido esta oportunidade. Posteriormente, ele foi para o escritório Andrade Lacerda, que também foi de grande valia, onde ele pode trabalhar ao lado da doutora Patrícia, que atualmente ainda exerce as atividades do direito. Pouco depois, trabalhou ainda com o doutor Diego, que atualmente é investigador de polícia. Alguns nomes estão nesta redação, outros tantos, estão com ele, guardados um a um do lado de dentro, onde mora a ternura de uma lembrança de bons momentos de aprendizado e de crescimento.
Num primeiro momento da decisão de montar o seu escritório, o seu objetivo não foi a área criminal, embora já tenha atuado em algumas diligencias e processos criminais. Ele decidiu se empenhar e se especializar mais na área cível, trabalhista, tributária e previdenciária. De forma que a experiência com estes profissionais ficaram bem marcantes no seu início de carreira, por ser áreas que ele já tinha uma certa bagagem e já sabia conduzir e manejar determinados processos com certa facilidade.
Como por exemplo; a vara trabalhista para Santo Antônio do Monte e Lagoa da Prata, e outras cidades, são em Bom Despacho, então poucos advogados entravam nesta área que ele encarou o desafio de atuar também, que não é uma área fácil.
Conta ainda que as áreas das quais ele mais gosta de trabalhar são as áreas cível e empresarial.
Atualmente foi convidado pelo atual prefeito para ajudar o procurador do município nas atividades da procuradoria como assessor jurídico. Hoje o município conta com o procurador Carlos Magno, da cidade de Bom Despacho, que tem somado muito em informação e profissionalismo para a sua carreira, para que ele possa exercer o direito público também, que é totalmente algo distinto que ele tinha de visão enquanto trabalho.
Ele afirma que ele faz o que gosta, e que veio galgando estas conquistas, desde criança. A origem simples, não o limitou. Porque sempre foi muito comunicativo e muito doado. Por isso a área de humanas foi tão forte e ele recebeu como um chamado para fazer do seu sonho, uma profissão vocacional.
Na infância, ainda menino, ele também queria trabalhar e ganhar o seu próprio dinheiro, nesta época ele foi vendedor de picolé. E com os seus 14 anos, começou a entregar jornais e panfletos promocionais para as lojas de Samonte. Depois, aos 16 anos, ele começou a trabalhar em uma gráfica, quando efetivamente começou a sua jornada profissional. Num primeiro momento se fossemos olhar o que ele buscava alcançar como profissional, estaríamos longe de perceber qualquer elo de ligação. Mas, no entanto, foi ali que ele começou a observar que independente da escolha profissional, é preciso que os valores éticos e morais estejam presentes, pois que todo e qualquer trabalho deve ser feito com amor.
Tempos depois ele foi para uma empresa fabricante de tubos para fogos, e logo em seguida, ele teve oportunidade de trabalhar no sistema FIEMG.
Foi logo que veio o SENAI para Samonte. Ele trabalhou como auxiliar administrativo na área educacional. Foi onde ele teve uma experiência muito grande de participar do ramo pirotécnico desta cidade e ao mesmo tempo do ramo empresarial a nível do centro-oeste mineiro. Fazia parte também do conselho de assistência social da FIEMG, e ele vê que o SENAI, foi um grande incentivador dos estudos e do seu aprimoramento profissional.
Ele percebeu que por mais que a pessoa tem uma bagagem, ela precisa estar sempre se aprimorando e ampliando os seus conhecimentos, então, a graça de entrar na faculdade e buscar algo maior e correr atrás dos seus sonhos; ele atribui a este período que ele trabalhou no SENAI.
Porque ele não saiu da escola com o segundo grau completo e foi direto para uma faculdade não. E este foi um período de amadurecimento que veio para somar, tanto na escolha, quanto no respeito, e na atenção em cumprir o que a faculdade propunha para levar a sério os estudos. E isso é muito importante, porque é uma coisa que a pessoa vai levar pro resto da sua vida. E a forma com que a pessoa leva os estudos, da forma com que você faz os trabalhos influencia muito no potencial do profissionalismo que se tem.
Projetos e Planos: Crescer cada vez como profissional. E auxiliar na aplicação da justiça àqueles que necessitam e fazer com que a sua atividade e o seu profissionalismo gerem frutos de justiça e de paz.
Ajudar partes que estão em litígio, ajudar as demandas muitas vezes conflituosas e de colocar a sua contribuição como profissional da área do direito para uma sociedade melhor, um convívio melhor e para a preservação dos direitos de cada indivíduo.
Família: O seu porto seguro. É a base de tudo!
É onde a pessoa desenvolve o seu caráter.
Mensagem:
“Tudo que a gente vai fazer, primeiramente começa na mente, depois nos nossos atos e quando a gente não consegue mais é onde Deus age. Então, todos nós somos capazes de realizar os sonhos que nós trazemos. Por mais remotos que possamos pensar que eles sejam… colocando a mão na massa e fazendo a nossa parte de forma coerente; como homem ou mulher cristã, como uma pessoa que busca o que é correto e o que é certo, tudo contribui para o bem e para a realização daquilo que lhe é proposto.
Não desista dos sonhos. Não desista daquilo que você almeja. Coloque Deus no início e ele cuidará de todo o processo e do final.
Siga: https://www.instagram.com/alexandreborges_adv/