Esportes NÁUTICOS – Os belos, saudáveis e prazerosos
Calor, o sol firme, forte e radiante lá fora. Haja ânimo para se exercitar dentro da academia! Desculpa para parar de treinar? Que nada! É só mudar o lugar do seu treino. Que tal o mar, ou aquela represa enorme? Visual incrível, água refrescante, ar puro…
Do relaxante mergulho ao emocionante stand-up, aposte nos esportes aquáticos divertidos e radicais!
O bem estar e a diversão podem estar ligados também à adrenalina, em práticas esportivas que passam longe do sossego.
Então vai adorar praticar os esportes com altas doses de adrenalina, ficar conectado com a natureza e levar uma vida mais saudável.
Que tal conhecer um pouco de alguns esportes aquáticos e depois escolher aquele que mais lhe agrada?
O SURF
O praticante se equilibra sobre uma prancha e desliza sobre as ondas. O mais praticado de todos os esportes radicais, a total interação com o mar, o contato com as ondas, a arte de domar a natureza. Esse é o surf, um esporte praticado pelos Deuses e Reis, que conquistou milhares de adeptos por todo o mundo, criando uma legião de fiéis e apaixonados seguidores. Para iniciar no esporte é necessário apenas uma prancha e muita coragem, para desafiar as ondas. Quem experimenta domar os tubos nunca mais quer parar.
O surf, hoje, deixou de ser apenas um esporte, e é uma filosofia de vida. Exerce uma grande influência na moda, na música, no cinema, enfim, o surf está em todos os lugares. O praticante do esporte possui um estilo próprio e pode facilmente ser identificado em qualquer lugar.
ESQUI AQUÁTICO
Com os pés apoiados em esquis e segurando uma corda presa a uma lancha, o praticante desliza sobre a água em alta velocidade.
WAKEBOARD
Wakeboard é um desporto aquático praticado com uma prancha tipo snowboard, puxado por uma lancha. Surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias de pouca onda.
Essa prática logo se tornou popular no mundo todo, inclusive no Brasil.
STAND UP PADDLE
O esporte utiliza uma prancha específica, mais resistente, larga e comprida do que a do surfe tradicional. O praticante fica em pé e, com um remo entra na onda e realiza as manobras.
É uma modalidade esportiva que está se tornando cada dia mais popular em todo mundo e tem ganhado muitos praticantes e admiradores aqui no Brasil, sendo ele de origem havaiana.
Simples assim: uma prancha, um remo e a natureza. Basta remar em pé em cima de um pranchão que você já está praticando o stand up paddle, também conhecido como SUP.
É uma mistura de atividade física e relaxamento devido sua prática ser realizada em contato com a natureza, em praias, rios, represas e lagos.
Não pense que a prática do esporte é brincadeira. Os movimentos executados sobre a superfície móvel da prancha trabalham o equilíbrio, fortalecem os músculos do abdômen, coxas, costas e glúteos.
KITESURF
Parecido com o wakeboard. Mas ao invés de estar acoplado à lancha, o praticante é puxado por uma pipa que, movida pelo vento, traciona o kitesurfista de forma a deslizar sobre a água.
Esse é um esporte divertido e perfeito para as mulheres, já que não exige muita força. Uma maneira extraordinária de entrar em forma e, ao mesmo tempo, se divertir.
MERGULHO
O mergulho nasceu da vontade do homem de explorar o mundo submarino.
Mergulhar é desfrutar do prazer de respirar embaixo da água, e explorar as maravilhas da vida submarina.
Apesar de estar tão presente em nossa vida, o mar ainda é o maior, mais intrigante e desconhecido habitat terrestre.
NATAÇÃO
O esporte envolve basicamente vigorosas braçadas na água, acompanhadas de movimentos com os pés, sempre coordenados com a respiração adequada.
BODYBOARD
O Bodyboard surgiu a partir do surf e pratica-se com uma prancha do tamanho de “meio corpo”, utilizando a força das ondas do mar.
Pratica-se este desporto deitado ou de joelhos, tendo como auxilio os pés de pato ou as barbatanas, que servem de apoio na execução das manobras.
Dropar altas ondas em uma prancha bem menor e mais flexível que a do surf, proporcionando manobras radicais e muita adrenalina. Esse é o bodyboard, um esporte que já é reconhecido em todo o mundo e que vem tendo um grande crescimento a cada ano.
A sua forma segura e acessível originou rapidamente milhares de praticantes. Tornou-se uma modalidade desportiva internacional de excelência.
O Brasil é uma das maiores potências do bodyboard e já consagrou diversos campeões mundiais.
WINDSURF
Um pouco de surf, um pouco de vela. Esse é o windsurf, um esporte olímpico que pode ser praticado em qualquer lugar: lagos, represas e no mar, e que por essa facilidade vem atraindo um grande número de novos praticantes.
A ideia é manter o equilíbrio sobre a prancha e contrabalançar o peso do corpo diante da força do vento na vela, de forma a deslizar sobre a água.
O esporte tem grande espaço na mídia, devido a sua beleza e plasticidade. Toda essa divulgação só facilita o crescimento da modalidade.
RAFTING
Desbravar belas corredeiras descendo a bordo de um bote. Esse é o rafting, um esporte que mistura adrenalina com segurança, e que pode ser praticado por qualquer pessoa.
Por ser praticado em equipe, proporciona a toda a família ou a um grupo de amigos o prazer de desenvolverem uma atividade juntos. A amizade e o companheirismo são as grandes armas do rafting.
Existem vários graus de dificuldade, para todos os gostos, por isso qualquer um pode se arriscar de acordo com sua vontade.
JET SKI
O esporte é praticado com motos aquáticas.
Este esporte aquático existe há décadas, mas ficou conhecido nos anos 90.
Vários locais são possíveis para sua prática, como por exemplo, lagos, represas e o próprio mar, porém neste último, o grau de dificuldade aumenta por conta das correntezas.
Para que uma pessoa possa pilotar uma moto aquática é preciso ser habilitado pela Marinha do Brasil.
Mas o fundamental é praticar o Jet ski longe de banhistas e de outras embarcações, como botes, barcos, lanchas, etc. Isso garantirá maior segurança para o praticante e para as outras pessoas.
CANOAGEM
A partir da necessidade do homem nasce um esporte. Essa é a história da canoagem, um esporte olímpico que por toda sua tradição e organização é tido como um dos principais no mundo dos esportes.
A habilidade com as canoas é uma técnica que vem sendo aperfeiçoada por muitos povos, mas a canoagem é um esporte recente e tem sua origem na América.
WAVESKI
Deslizar sobre as ondas mandando altas manobras, sentado sobre uma prancha. Esse é o waveski, um esporte que parece recente, mas que surgiu nas competições de surf durante os anos 60.
Os antigos caiaques foram re-modelados por shapers que deram a prancha além de uma maior velocidade, melhor estabilidade e facilidade em desenvolver as manobras. Com essa guinada o esporte conseguiu atingir o patamar atual e se consagrar como esporte, ganhando cada vez mais novos adeptos.
Apesar da dificuldade encontrada principalmente no Brasil, devido ao preço dos equipamentos, mesmo assim a cada dia surgem novos praticantes.
Escolha o seu esporte favorito e curta bastante.