ColunistasFabrício Azevedo

OFFICIAL TOUR – ESPECIAL MONTREAL (CANADÁ)

Foi minha primeira vez no país, o qual sempre ouvi somente elogios. Muitos elogios. A temporada foi curta, de apenas 3 dias. Mas mesmo curta, foi o suficiente para sentir, logo no embarque, que realizei em Nova York, que o destino estava sendo para um país de primeiro, de primeiríssimo mundo.
Meu destino foi Montreal, a segunda maior cidade do país. O voo teve uma escala em Toronto e do avião e no aeroporto, dava para ver que se tratava de uma bela cidade. O aeroporto de Toronto fica às margens de um lago e um canal estreito o separa da cidade, bem na região central, em frente à espetacular torre CN Tower que é a atração turística mais visitada de Toronto, recebendo anualmente cerca de 2 milhões de visitantes. Com 553 metros de altura – equivalente a um prédio de 170 andares -, a torre é a terceira mais alta construção do mundo.
Chegando em Montreal, no trajeto até o hotel em que me hospedei, o Gouverneur, já dava para se observar a organização, limpeza e belíssimo urbanismo da cidade.
Colado ao hotel, na verdade, no trecho mais badalado da cidade está a Rue Saint Catherine. Ela tem mais de 11 quilômetros de extensão, mas naquela área, por um quilômetro ela é fechada e por todo este trecho existem centenas de restaurantes charmosíssimos, galerias de arte, boates, boutiques e ao centro, feiras de arte e artesanato em containers e barracas bastante charmosas. Onde há lotes vagos (poucos), eles foram ocupados por esculturas e espaços para lazer.
Fui conhecer a Vila Olímpica que foi construída para as Olimpíadas de 1976. Como ela está completando 40 anos, acontecia por lá uma série de atividades esportivas e culturais.
Me informei e isso acontece regularmente. Por lá, além de estádios existe aquário, planetário, Jardim Botânico, parques e inúmeras atividades. Tudo sendo plenamente utilizado por moradores e turistas.
Fico a pensar o que acontecerá com a Vila Olímpica do Rio de Janeiro. Mas enfim, isso é outro assunto.
Como agora é verão por lá, a temperatura está ótima e pode-se visitar os inúmeros parques da cidade, como o maravilhoso Parc Jean-Drapeau.
A noite é bastante movimentada e no box, as dicas de passeios imperdíveis.
Não tenho a menor dúvida em indicar como imperdível.
É um passeio urbano e a cidade além de extremamente segura, tem uma população cuja educação e simpatia é acima, muito acima da média do que eu já presenciei.
O idioma local, bem como de quase todo o país é o francês, todavia, com o inglês também é possível se conversar por todo lado, afinal, a população, em quase sua totalidade, fala os dois idiomas.
O dólar canadense é um pouco mais barato que o dólar americano. É bom comprar a moeda local pois, mesmo que em vários lugares o dólar americano seja aceito, isso não é regra.
tn_Canada

Montreal

tn_fabricio 13 1

Montreal (em francês Montréal 2) é a maior cidade da província canadiana de Quebec, a segunda mais populosa do Canadá, e também uma das mais populosas cidades francófonas do mundo. É também uma região administrativa do Quebec. Situa-se na ilha homônima do Rio São Lourenço, sendo um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte.
Montreal possui a segunda maior população francófona do mundo, depois de Paris. Porém, Montreal também possui uma considerável comunidade anglófona, e um crescente número de pessoas cujo idioma materno não é nem o francês nem o inglês.
A palavra “Montréal” é a versão arcaica, escrita de forma simplificada, de Mont-Royal, um morro localizado na cidade, no centro da ilha. Montreal é um dos centros culturais mais importantes do país, sediando vários eventos nacionais e internacionais. Entre eles estão o Juste pour Rire, um dos maiores festivais de comédia do mundo, o Festival de Jazz de Montréal, um dos maiores festivais de jazz do mundo, e o Grand Prix de Montréal. Com todos estes eventos, aliado ao seu centro antigo, “le Vieux-Montréal”, Montreal é considerada a cidade mais europeia da América do Norte.
Montreal possui uma das populações mais bem educadas do mundo, possuindo a maior concentração de estudantes universitários per capita de toda a América do Norte. A cidade possui quatro universidades – duas delas francófonas e duas delas anglófonas – e 12 faculdades. É um centro da indústria de alta tecnologia – especialmente na área de medicina e na indústria aeroespacial. Montreal é atualmente uma das cidades mais seguras do continente americano, sendo que em 2005 foram cometidos apenas 35 homicídios em toda a cidade.
Montreal foi uma das primeiras cidades do Canadá, tendo sido fundada em 1642. Montreal, desde então, foi até a década de 1960 o principal polo financeiro e industrial do Canadá, bem como a maior cidade do país. Considerada até então a capital econômica do Canadá, Montreal também era considerada uma das cidades mais importantes do mundo. Porém, durante a década de 1970, a anglófona Toronto tomou o posto de capital financeira e industrial do país. Em 2001, os 27 subúrbios de Montreal na ilha homônima foram fundidos com Montreal. Em 2004, após os resultados de um referendo, 15 destas ex-cidades tornaram-se administrativamente independentes de Montreal em 1 de janeiro de 2006, voltando a serem cidades à parte.

Lugares turísticos imperdíveis em Montreal no Canadá

tn_13652606_899588900170682_1086665824_n

1 – Pontos turísticos na Vieux-Montréal

O primeiro lugar turístico para conhecer é o Vieux-Montréal, conhecido como a Old Montreal, que é um bairro antigo e considerado por muitos como o mais charmoso da cidade. O legal é ir andando pelas ruas para ver as antigas construções que hoje se tornaram edifícios do governo e comércios de todos os tipos. São várias ruas históricas bem procuradas pelos turistas e a principal dela é a Rue Saint Paul Ouest, que já foi considerada a principal rua da cidade. É o melhor lugar da lista de Onde ficar em Montreal, pois é considerada a melhor região por estar perto dos pontos turísticos da cidade.

2 – Catedral de Notre Dame

3 – Place dês Arts

4 – Porto Velho de Montreal

5 – Jardim Botânico de Montreal

6 – Complexo Olímpico e Biodôme

7 – Montreal Underground City

8 – Oratório de Saint Joseph

9 – Parque Mont Royal em Montreal

O Parque Mont Royal se tornou um dos principais pontos turísticos de Montreal por seu tamanho, beleza e por ter sido criado pela mesma pessoa que projetou o Central Park em Nova York. É um parque muito bonito para passear, correr, praticar esportes e passar um dia apreciando a vista da natureza. No inverno tem uma ótima pista de patinação no gelo e dá para fazer Esqui Cross Country, Esquibunda e Snow Shoeing. Um lugar muito bonito que muda de acordo com a estação do ano. Dá para alugar bicicletas, o que é ótimo para conhecer melhor o parque.
Comentários
Postagem anterior

Casamento do Ano Luciana Fossi e Alex (da dupla Alan e Alex)

Próximo post

BRASIL - Viva sua Paixão!

Fabrício Azevedo

Fabrício Azevedo