Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes
A Igreja Matriz de Santo Antônio é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes um grande exemplo de arquitetura e arte barroca e rococó. Construída no ano de 1710, é a segunda igreja mais rica do Brasil, com 482 quilos de ouro usados em sua pintura. Atrás apenas da Igreja do Convento de São Francisco, em Salvador-BA, com cerca de 800kg, e à frente da Matriz Basílica de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto-MG, com 450kg do metal.
Em 1710 um grupo de devotos fundou a Irmandade do Santíssimo Sacramento e aparentemente neste mesmo ano foi criada a paróquia e foram lançados os fundamentos para uma nova e maior igreja.
Situada em um dos locais mais elevados da cidade, a igreja pode ser vista de quase todos os pontos, como uma espécie de lembrete para indicar a posição de destaque da religião, sobretudo no período colonial.
A fachada é barroca, com rica ornamentação. O corpo central da igreja tem ao nível do solo três aberturas de entrada, em arco abatido, com ombros e lintel de arenito, encimado por florão em motivo de concha, sendo o vão central maior e emoldurado por um frontispício relativamente discreto.
Pela sua bela fachada e riquíssima decoração interior, a Matriz é um dos principais monumentos da tradição barroca em Minas Gerais, sendo tombada em nível nacional pelo IPHAN.