JARDINS VERTICAIS
Os jardins verticais têm conquistado espaço no paisagismo brasileiro. Eles foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos e também para modificar a paisagem de locais com espaços pequenos. Possuem uma função e um efeito estético muito interessante, pois são uma maneira muito inovadora de aproveitar o espaço e imprimir uma sensação diferente, graças à presença da natureza dentro da sua própria casa. Mais do que isso, os jardins verticais trazem a beleza da natureza para dentro de sua casa, sem contar com o fato de que melhoram a qualidade do ar e deixam o ambiente mais agradável e saudável para as pessoas que o habitam.
Essas verdadeiras paredes vivas podem ser montadas na varanda, na sala ou até mesmo
na cozinha. Elas colaboram com a diminuição dos efeitos da emissão de carbono e diminuem a temperatura do ambiente pelo controle da energia solar.
Existem diversas formas para dar um toque super especial na decoração da sua casa, gastando pouco e com muito bom gosto. Jardins Suspensos é uma tendência simples e que consiste simplesmente na disposição de plantas suspensas, seja por vasos, molduras, quadros, painéis, dentre outras opções. Esta é uma forma original, leve e agradável de trazer um pouco da natureza
para o aconchego de sua casa.
Existem diferentes técnicas para montar um jardim vertical e para todos os bolsos! Uma das mais sofisticadas são os blocos da Green Wall Ceramic, que formam vasinhos e contam com a possibilidade de instalar um sistema de irrigação, que facilita o cuidado e manutenção.
Você também pode montar seu jardim vertical de maneira mais simples, pregando vários vasinhos de diversos tamanhos na
parede, formando uma composição harmoniosa. Uma boa opção é utilizar vasinhos e placas de fibra de coco para montar o painel.
Treliças de ferro ou madeira com vasos meia lua é outra opção de montagem. Para colocação deve-se chumbar a treliça na
parede e prender os vasos com ganchinhos. Esta alternativa facilita o uso da vegetação, pois você pode colocar vasos maiores.
Os vasos meia lua também podem ser pregados em tela de alambrado, ou em paletes de madeira.
No caso daqueles elaborados utilizando-se de madeira de demolição, o ideal é que haja uma mescla com peças cujo material
apresente maior leveza, como o vidro e o alumínio, principalmente em se tratando de ambientes internos.
Garrafas pet. Este método, desenvolvido pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum, reutiliza garrafas plásticas para compor um lindo jardim vertical.
A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução para os resíduos, que deixam de ser
descartados e ganham uma utilidade diferente da original. As garrafas ficam suspensas, amarradas em cordas de varais.
Fibra de coco. Esta técnica é perfeita para espaços pequenos como varandas e apartamentos. Por ser confeccionada por
um material natural, parte dela pode ficar aparente, sem prejudicar o visual. Deve-se impermeabilizar a parede que vai receber o
painel antes. O painel de fibra de coco pode ser parafusado na estrutura.
Por: Émerson Lúcio Morais
Biólogo e proprietário da E&B Paisagismo
e Jardinagem 37 9908 6719
emersonluciomorais@yahoo.com.br