Arquitetura

JARDINS VERTICAIS

Os jardins verticais têm conquistado espaço no paisagismo brasileiro. Eles foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos e também para modificar a paisagem de locais com espaços pequenos. Possuem uma função e um efeito estético muito interessante, pois são uma maneira muito inovadora de aproveitar o espaço e imprimir uma sensação diferente, graças à presença da natureza dentro da sua própria casa. Mais do que isso, os jardins verticais trazem a beleza da natureza para dentro de sua casa, sem contar com o fato de que melhoram a qualidade do ar e deixam o ambiente mais agradável e saudável para as pessoas que o habitam.

Essas verdadeiras paredes vivas podem ser montadas na varanda, na sala ou até mesmo
na cozinha. Elas colaboram com a diminuição dos efeitos da emissão de carbono e diminuem a temperatura do ambiente pelo controle da energia solar.
Existem diversas formas para dar um toque super especial na decoração da sua casa, gastando pouco e com muito bom gosto. Jardins Suspensos é uma tendência simples e que consiste simplesmente na disposição de plantas suspensas, seja por vasos, molduras, quadros, painéis, dentre outras opções. Esta é uma forma original, leve e agradável de trazer um pouco da natureza
para o aconchego de sua casa.
Existem diferentes técnicas para montar um jardim vertical e para todos os bolsos! Uma das mais sofisticadas são os blocos da Green Wall Ceramic, que formam vasinhos e contam com a possibilidade de instalar um sistema de irrigação, que facilita o cuidado e manutenção.
official_chic_2

 

Você também pode montar seu jardim vertical de maneira mais simples, pregando vários vasinhos de diversos tamanhos na
parede, formando uma composição harmoniosa. Uma boa opção é utilizar vasinhos e placas de fibra de coco para montar o painel.
Treliças de ferro ou madeira com vasos meia lua é outra opção de montagem. Para colocação deve-se chumbar a treliça na
parede e prender os vasos com ganchinhos. Esta alternativa facilita o uso da vegetação, pois você pode colocar vasos maiores.
Os vasos meia lua também podem ser pregados em tela de alambrado, ou em paletes de madeira.official_chic_3

 

No caso daqueles elaborados utilizando-se de madeira de demolição, o ideal é que haja uma mescla com peças cujo material
apresente maior leveza, como o vidro e o alumínio, principalmente em se tratando de ambientes internos.

Garrafas pet. Este método, desenvolvido pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum, reutiliza garrafas plásticas para compor um lindo jardim vertical.
A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução para os resíduos, que deixam de ser
descartados e ganham uma utilidade diferente da original. As garrafas ficam suspensas, amarradas em cordas de varais.official_chic_4

 

Fibra de coco. Esta técnica é perfeita para espaços pequenos como varandas e apartamentos. Por ser confeccionada por
um material natural, parte dela pode ficar aparente, sem prejudicar o visual. Deve-se impermeabilizar a parede que vai receber o
painel antes. O painel de fibra de coco pode ser parafusado na estrutura.official_chic_5

 

 

Por: Émerson Lúcio Morais
Biólogo e proprietário da E&B Paisagismo
e Jardinagem 37 9908 6719
emersonluciomorais@yahoo.com.br

 

 

Comentários
Postagem anterior

Decoração sustentável: conheça 5 formas de utilizar madeira de demolição em casa

Próximo post

O Quarto do Casal

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!