LEANDRO BIBIANO – O “JOÃO DE BARRO”
Um João de Barro da cidade!
Por: Mônica Garcia
O Senhor Leandro Bibiano, “João de Barro” como é conhecido pelos amigos, começou a nos contar a sua história, a partir das fatalidades que sofreu na vida, que doeram e o marcaram muito, mas não a ponto de tirar-lhe a força, a fé e o brilho para a vida.
Ainda criança, aos 04 anos de idade perdeu a mãe, que era o seu esteio, seu ceio de protetor… Aos 13 sofreu a perda do pai. Imaginem…
Não foi nada fácil para ele, continuar a acreditar que tinha um Deus maiúsculo a lhe abençoar. Porém, ele nunca duvidou desta verdade. Ele continuou… E ao continuar, foi criado pelos vizinhos e pelos amigos que foram se fazendo da família ao longo da sua vida no bairro Gomes, em Lagoa da Prata, onde nasceu, cresceu, casou, constituiu família, e mora até os dias de hoje.
Com 17 pra 18 anos, ele conta que conheceu uma menina, Estefânia do Amaral Carmo, namoraram por 01 ano e se casaram. Suas mães são irmãs!
E eles não se conheciam, conheceram para se unirem com o sentimento maior e mais lindo que o ser humano é capaz de ter um pelo outro. Laços que se firmam no mais puro amor, amizade, companheirismo, compreensão e cumplicidade.
Quando eles se casaram, ele trocou as palavras tio e tia, por Papai e Mamãe!…
Cuidou deles a vida inteira, eles morreram nos seus braços. Com esta sua nova família a felicidade o visitou até os últimos dias dos seus pais adotivos aqui na terra.
Senhor Leandro Bibiano é grato demais ao Zé Maurício Maciel, pessoa que se fez amigo e que enxergou nele uma força política para somar em Lagoa da Prata. Desde então ele teve o seu primeiro mandato como o segundo Vereador mais bem votado, e no pleito atual, seu segundo mandato, foi o terceiro mais bem votado.
Ele atribui esta iniciativa a este seu amigo, que o apoia em tudo. Não com dinheiro. Mas, com apoio moral, com diálogo… Porque, como o Senhor Leandro disse, nem tudo na vida é dinheiro. Uma amizade verdadeira vale mais!… E o Zé Maurício Maciel é pra ele mais que um amigo, é como um pai.
“As vezes a gente sabe de uma família que está passando fome ou alguma dificuldade, eu chego pra ele e ele me diz:
Uai, véizinho, você sabe onde buscar ajuda, porque demorou a me procurar para ajudar esta família?
Esta é uma convivência de 30 anos!”
O Zé Maurício o visitou em casa, ele tinha saído da usina na época, e além de estar desempregado, estava doente.
Então o Zé Maurício chegou procurando um tal de Senhor Leandro, dizendo que precisava muito da ajuda dele. Mas, acabou por o ajudar!
E esta amizade se mantém até hoje. É uma amizade como de um pai pra seu filho!
E por falar em filho…
Senhor Leandro tem 05 filhos, “Inajá Aparecida Bibiano, Cintia Aparecida Bibiano, Daniela Amaral, Laibe Amaral, Rodrigo Amaral do Carmo e 12 netos e 08 bisnetos…
E ao casar este ano uma de suas bisnetas, já foi logo avisando que não vê a hora de ser tataravô. A bisneta falou que ainda é cedo pra pensar nisso!
Mas, ele reforçou o desejo de ter nos braços o mais rápido possível o seu tataranetinho!
Se orgulha em falar que, do córrego que divide o bairro Gomes do centro da cidade, a autoridade mais procurada é ele. E não é por ser vereador não, antes de ser vereador ele já ajudava as famílias carentes com alimento, com vários tipos de ajuda e até com o empenho em reunir forças com os amigos e o pessoal do comércio em entregar para os sem tetos, uma moradia. Ele pede, corre atrás da ajuda, consegue e põe a mão na massa quando é preciso. A mão calejada, ele apresenta com orgulho!
Sinal de que força e disposição não lhe faltam, principalmente quando é pra ajudar a quem precisa.
Diz que fica feliz em poder trabalhar!
“Trabalho muito? Trabalho. E fico feliz porque alguém ainda precisa deste veizinho. Vou até no fim!…”
Na “Feira do Amor” ele atua como sindicante já há mais de 10 anos. Faz parte do movimento de cursilho e do ECC (Encontro de Casais com Cristo).
Construiu o Salão de Nossa Senhora do Carmo, um galpão de 315 metros, onde a comunidade se reúne para missas e festas da congregação. O terreno foi doado pelo amigo José Maurício Maciel, e com a ajuda dos amigos eles conseguiram finalizar a construção.
Esta é a vida do Senhor Leandro Bibiano!
Entusiasmo não falta! Simplicidade e alegria em viver ajudando o próximo.
Sucesso e vida longa a ele. Ser humano incrível que eu amei ter o prazer de conversar e conhecer. Por isso nos orgulhamos em poder prestar a ele essa distinta honraria.