ArchitectureArquiteturaCategoriasHONRA AO MÉRITOMelhores empresasMelhores Profissionais

Lorena Veneroso – Arquiteta

Lorena Veneroso, arquiteta é uma jovem empreendedora de Santo Antônio do Monte. Natural da cidade, filha de Caubi e Luciana.

Fez o ensino fundamental na escola Amâncio Bernardes e o ensino médio no IMAC, entretanto, fez o terceiro ano na escola Roberto Carneiro em Divinópolis. Quando terminou, ainda estava indecisa quanto a profissão que iria escolher, decidiu ir para Belo Horizonte fazer o Bernoulli, quando começou a se identificar muito com a área de arquitetura, pesquisou, fez teste vocacional e se apaixonou pelos projetos.

Passou na PUC em 2015, e se formou em 2019. Fez vários estágios na faculdade, no ramo de projetos, dentre eles; um foi acompanhar uma obra na empresa MR Construtora, e outro que gostou muito foi na Carla Pimentel Paisagismo.

O final do curso foi muito difícil e tenso, estava no início da pandemia, com as aulas online, no entanto, com grande felicidade concluiu com nota máxima no TCC.

Depois de formada, ainda trabalhou em Belo Horizonte, tinha um escritório com um sócio, com o nome de L2 Arquitetura. Após um ano resolveram seguir caminhos diferentes e ela decidiu voltar para cidade natal, lugar que ama muito.

Na época que fez o Bernoulli morou com amigas que também eram de Santo Antônio do Monte. Quando passou na faculdade preferiu morar sozinha, percebe que esse tempo foi bom para amadurecer, a experiência de morar só, de aprender a se cuidar, é grandiosa e revitalizadora. Além de ser desafiadora, também.

Sonhava em ter seu próprio escritório, queria fazer seu nome. Pensa que não nasceu para trabalhar para outras pessoas, pois resulta que o nome do profissional fica oculto, escondido por traz do nome de uma empresa que não é sua. E ao chegar em samonte, ela conseguiu o local e montou seu escritório, é um ponto em área nobre da cidade, cedido pela sua família, e ela arrumou tudo com muito carinho, deixando do jeito que ela sempre imaginou.

Queria ter a liberdade de trabalhar para si mesma e não ficar presa a horários ou regras que não são suas, mesmo sabendo que trabalhando para si, as vezes significa trabalhar bem mais e não ter hora para terminar, no entanto, tem a flexibilidade de poder começar o expediente mais tarde, ou folgar quando necessário.

Lembra que desde criança já tinha o dom para vender. Seu pai tem uma loja de distribuidora de cosméticos, ela começou a trabalhar com vendas, por volta dos seus 10 anos, pegava alguns cosméticos, montava uma lojinha na esquina de casa ou na garagem da avó, e vendia. Ela acha que vendas é uma paixão e uma arte que corre na veia da sua família. Já na sua área, gosta muito da parte dos projetos de interiores, e no seu escritório; foi o que mais teve procura.

E ela gosta porque envolve sentimentos, ela precisa conhecer e identificar a personalidade das pessoas que vão viver naquele espaço para que possa usar todo o seu poder de criação e conhecimento para proporcionar uma experiência agradável, única e exclusiva, para aquela família. E isso é emocionante… envolvente. O que faz de cada novo projeto um maravilhoso desafio. E surpreender o cliente é o que faz pulsar nela o desejo destas realizações.

Logo que retornou a Santo Antônio do Monte recebeu a proposta de projetar um apartamento em Belo Horizonte, um projeto da Direcional, e desde então foram muitos outros apartamentos confiados a ela.

Tem projetos residenciais e arquitetônicos na cidade e mais pedidos foram chegando; das cidades de Betim, Contagem, São Paulo, João Pessoa e Rio de Janeiro. Algo muito bom de sua profissão é que pode fazer projeto para qualquer lugar do país. Não há limite territorial, por isso ela tem executado e entregue projetos em várias cidades brasileiras.

Antes de começar o projeto, faz o briefing, uma entrevista com o cliente, para compreender a rotina da família, seus gostos e estilo. Com o desejo que o projeto termine conforme o cliente esperou. É feito um estudo primeiro, e acaba se envolvendo no processo de criação de cada cliente.

Sabe que é um sonho para a família, eles se imaginam no projeto, e ela ajuda na realização desse sonho, ela é parte da história daqueles que a procuram.

As vezes as pessoas que a procuram, estão perdidas no processo da construção ou da arquitetura, então, procura guiar o cliente, norteá-lo, indicando os profissionais que deve procurar, as lojas de revestimento, os marceneiros, e acompanha a obra até o fim.

Um dos seus hobbies é ir para fazenda andar a cavalo. Gosta muito também de viajar, apesar de não ter tido muito tempo. Gosta de cozinhar, quando morou sozinha teve que aprender e gosta de ler sobre tudo, principalmente sobre economia, ou algo mais voltado para empreendedorismo.

Uma viagem inesquecível foi para Disney, em 2010, quando fez 15 anos, realizou um grande sonho, foi com a família e levou a avó também. É apaixonada pela família, ama seu trabalho e o seu poder de envolver pessoas em prol de um objetivo comum; a realização dos seus projetos e sonhos.

A mensagem que deixa aos jovens ingressando no mercado de trabalho é para não desistirem, porque as vezes se pensa que o futuro não vai dar certo, todo início é difícil, mas é preciso lutar até o fim pelos objetivos e sonhos, no final tudo flui e dar certo.

 

Comentários
Postagem anterior

Carolina, proprietária do Carol Bolos

Próximo post

Amarildo Castro - Espaço Imports

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!