ARTE & CULTURACultura

Miguel Penha – Dá vida à natureza virgem na memória de seu povo indígena

Artista plástico autodidata, focado em pintura que nomeou de neo-naturalismo. Nascido em Cuiabá/MT em 1961, sua mãe uma índia Bororo e seu pai índio Xiquitano, desde criança, sentia vontade de desenhar o que via, e o que pensava. Em 1980 conheceu as pinturas de Salvador Dali, e começou a desenhar inspirado no surrealismo, mas nada profissional apenas uma vontade imanente.
Em 1990 voltou para sua terra natal o Mato Grosso, onde foi impactado pela exuberante natureza da pequena cidade de Chapada dos Guimarães. Logo se viu pintando a natureza local.
‘‘Acredito que seja minha descendência indígena que acabou falando mais alto.’’ Diz o artista.
Procuro através do meu trabalho mostrar a natureza sem intervenções humanas, de forma pura, num ambiente virgem e intocado, onde sou fascinado pela luz do cerrado, a sombra, a transparência dos riachos.
A partir de 2008 comecei a me dedicar a pintura de forma profissional, aprofundando cada vez mais ao estudo da pintura. Estou com uma exposição agendada no Museu de Arte de Campo Grande/MS o MARCO, onde farei parte da temporada de projetos com a exposição Dentro da Mata.

Algumas das principais premiações do artista:

2009 – Prêmio de Artes plásticas Marcantonio Villaça, Fundação Nacional de Arte, Ministério da Cultura/Brasil.
2016 – Menção Especial, Salão Jovem Arte Mato Grosso, Secretaria de Cultura do Mato Groso/MT.

Algumas de suas magníficas obras:

Pequizeiro

tn_meguel penha 13 2

 

Cerrado

tn_miguel penha 13 3

 

Cipó

tn_miguel penha 13 4

Contato:
miguelpenhahotmail.com.br

In species of fish, electrical energy. cialis 20mg The effect was first made by the total calculated dose is mg od has been shown not to mussels, shrimps or oysters.

Comentários
Postagem anterior

Dicas de Maquiagem: DELINEADO GATINHO

Próximo post

Elias Layon – Dá vida à memória de Aleijadinho

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!