Arquitetura

PLANTAS QUE PURIFICAM O AR

Você sabia que algumas plantas têm forte capacidade purificadora do ar? Todas as plantas, é verdade, ajudam a melhorar a qualidade do ar. Mas algumas são especiais, e por isso vale à pena arrumar um jeito de conseguir uma ou mais dessas plantas e colocá-las espalhadas em nossa casa.

As plantas produzem oxigênio, um poderoso eliminador de poluentes presentes no ar da casa. Para melhorar a qualidade do ar em casas e escritórios, sugere-se a utilização do maior número possível de plantas que um ambiente permita. Devemos ter pelo menos uma planta na nossa zona de respiração pessoal, como no escritório, na sala ou perto da cama. Essa medida ajuda a prevenir problemas de saúde tais como alergias, irritações de pele, dores de cabeça e problemas respiratórios.

Vamos agora mostrar as 10 plantas, que são consideradas possuir

a maior capacidade de purificar o ar:

1 Hera – Hedera helix

tn_emerson 13 1

É uma planta de textura semi-lenhosa com ramos longos e reptantes, com raízes adventícias, que lhe doam a característica de trepadeira também. As folhas são simples, persistentes, verde-escuras, brilhantes, coriáceas, alternas, lobuladas ou cordadas e podem ser variegadas de branco, prata ou amarelo, de acordo com as diversas variedades. Ocorrem também heras de porte anão, para uso em vasos.

2. Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii Regel)

tn_emernos 13 2
Branca como a neve, a flor deste lírio é muito especial, pois simboliza a paz. Com o tempo e em ambientes mal iluminados ela pode se tornar esverdeada. Sua folhagem verde escura e brilhante é muito bonita. O lírio-da-paz é de crescimento rápido no verão, e tem um belo volume. Pode ser plantada em vasos decorando interiores ou em maciços e bordaduras protegidas por muros, árvores ou outras coberturas.

3. Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)

tn_emerson 13 3

Herbácea de resistência extrema, excelente para jardins de baixa manutenção. No entanto seu crescimento é um pouco lento. Suas folhas são muito ornamentais e podem se apresentar de coloração verde acinzentada e variegadas, com margens de coloração branco-amareladas, É uma planta de utilização bastante tradicional e a cultura popular recomenda como excelente protetor espiritual. Devem ser cultivadas à pleno sol ou meia-sombra, em vasos ou em maciços e bordaduras.

4. Azaleia (Rhododendron simsii Planch.)

tn_Emerson 13 4

As azaléias são arbustos de folhagem verde-escura e floração abundante. Suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho ou mesclado. Há muitas variedades com portes diferentes também. Umas menores para plantio em vasos e para formação de maciços e outras maiores capazes de formar cercas vivas. É uma planta muito utilizada também para a técnica milenar do bonsai. Devem ser cultivadas sob pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares As azaléias ainda apreciam o frio e podem ser podadas com cuidado e sempre no final da floração.

5. Clorofito (Chlorophytum comosum)

tn_emerson 13 5

O clorofito é uma planta  de fácil cultivo, e pouco exigente em manutenção, sendo bastante comum seu plantio em cestas suspensas, vasos e jardineiras, onde seu aspecto pendente é valorizado. Adapta-se muito bem a interiores, tolerando inclusive o ar-condicionado. Também pode ser aproveitada em canteiros, bordaduras ou como forração, mas não suporta pisoteio. Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil.

6. Dracena-de-madagascar(Dracaena marginata Hort.)

tn_Emerson 13 6

É uma planta arbustiva, ramificada, de aspecto exótico e escultural, que pode alcançar até 5 metros de altura. Na planta original as folhas apresentam coloração verde escura com margens vermelhas estreitas. É excelente para interiores, e deve ser colocada em ambientes com boa iluminação, além de vasos grandes, que permitam seu desenvolvimento saudável. Seus ramos podem ser tutorados para que fiquem retorcidos, de efeito mais escultural. Devem ser cultivadas sob sol pleno ou sombra parcial.

7. Babosa (Aloe vera)

tn_emerson 13 7

É uma planta suculenta muito versátil e popular, com aplicações medicinais, cosméticas e paisagísticas. Seu porte é arbustivo, atingindo de 0,5 a 3 metros de altura. As folhas se apresentam dispostas em roseta e são longas, carnosas, de cor verde azulada e com bordos denteados por espinhos agudos. Quando cortadas, as folhas revelam uma seiva transparente, como um gel. Não surpreende o fato desta planta ser tão disseminada e cultivada no mundo todo, afinal, com tantos predicados era de se esperar que caísse no gosto popular.

8. Ráfia (Rhapis excelsa)

tn_emerson 13 8

É uma elegante palmeira, ereta e entouceirada, muito utilizada na decoração de interiores. Ela apresenta múltiplos estipes (caules)semelhantes ao bambú e revestidos com uma fibra rústica e marrom. As folhas são palmadas, plissadas, de coloração verde-escura e muito brilhantes. Planta dióica, com inflorescências ramificadas, compostas de pequenas flores amarelas que originam frutos ovóides e brancos, de pouca importância ornamental. Ocorrem formas miniaturas e de folhas mais largas ou variegadas também, muito caras e raras em cultivo.

9. Gérbera (Gerbera hybrida)

tn_emerson 13 9

A gérbera é uma excelente flor de corte, de grande duração. Ela é originária da hibridização entre Gerbera jamesonii e a Gerbera viridifolia. Suas flores têm pétalas com cores vivas e o centro também pode ter cores diferentes. Além disso, suas flores podem ser simples ou dobradas. Possui hastes longas e folhas bem verdes. Muito utilizada em arranjos florais elaborados, como o ikebana. Algumas variedades se prestam à formação de maciços e bordaduras nos jardins e como planta de vaso.

10. Samambaia (Nephrolepis exaltata)

tn_Emerson 13 10

As samambaias fizeram e faz muito sucesso na decoração de interiores, sendo uma das plantas ornamentais mais vendidas no Brasil. Esta samambaia é utilizada em vasos e jardineiras suspensas, protegidas por coberturas, como em varandas, salas de estar, terraços. Iluminação ideal para as samambaias é a meia-sombra, mas também podem receber iluminação indireta, difusa. São plantas rústicas e que não gostam de frio intenso, mas são capazes de tolerar o clima subtropical. Os vasos devem ser irrigados com freqüência, porém devem ser bem drenados.

 

 

 

Por: Émerson Lúcio Morais
Biólogo e proprietário da E&B
Paisagismo e Jardinagem
(37) 99908 6719
emersonluciomorais@yahoo.com.br

 

 

Buy Modafinil Online in — What to look for in a vendor Read more. cialis pills Leave a Reply Cancel reply Your email address will not be published.

Comentários
Postagem anterior

6 tendências para casamentos com a sua cara e muito estilo

Próximo post

Official Chic Entrevista - Demétrio Magnoli

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!