Sônia Veneroso – Personalidades
Sônia Veneroso, é natural de Santo Antônio do Monte – MG, nascida em 04 de abril, de 1949, filha dos comerciantes Xisto Veneroso e Diva Augusta do Carmo Veneroso, ambos de saudosa memória. Ao lado dos irmãos Roberto Veneroso(advogado e analista fiscal aposentado pela Administração Fazendária – MG) e Oswaldo Veneroso (empresário comercial em Belo Horizonte – in memoriam), foi construindo uma trajetória feliz, recebendo carinho e importantes lições dos queridos pais para cultivar estudo, trabalho, tradições, amizades, fé em Deus, união, partilha e respeito a tudo e todos.
Descendente de famílias pioneiras nas áreas de comércio, educação, cultura, indústria e política de Santo Antônio do Monte, procura seguir o exemplo de cada um para realizar ações úteis ao progresso geral. Orgulha – se, principalmente, de seu sobrenome, legado por seu avô paterno Teodolfo Veneroso, italiano, que se tornou santantoniense de coração, sendo o primeiro imigrante a estabelecer firma comercial(1899) nesta cidade, abrindo caminhos para outros compatriotas que aqui somaram esforços e fizeram grandes melhoramentos.
Guarda agradáveis memórias: brincadeiras da infância, passeios no automóvel de seu pai, lições das primeiras professoras Shirley Oliveira, Célia Portela, Luci Resende/Neusa Gontijo e Diva Souto no então Grupo Escolar Amâncio Bernardes, piqueniques, viagens a Belo Horizonte para visitar Vovó Carmelita, tios e primos, festas, reuniões e prosas com os avós Erotilde/Georgina e demais entes queridos, convívio com colegas, mestres do colegial e marcante liderança de Dona Maria Castro e Cônego Paulo Michla, magia do Baile de Debutantes, horas dançantes, desfiles e carnavais no Glória Clube, sessões de cinema, serenatas, festividades religiosas, faculdade, formaturas, exercício do magistério, cursos de aperfeiçoamento, dedicação a diversas atividades, turismo pelo Brasil e fronteiras… que foram e vão compondo sua história.
Desde a infância, por herança familiar, ela vem desenvolvendo o gosto pela boa leitura e produção de textos em prosa e verso. Teve também especial incentivo das inesquecíveis aulas de estudo de textos e redação, ministradas pela professora Maria Luiza de Castro.
Cursou as últimas séries do Ensino Fundamental e o Ensino Médio(Magistério) pelo Colégio Senhora de Fátima. Graduou – se em Letras(Português, Inglês e suas Literaturas) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Formiga – MG , pós – graduou – se em Literatura Brasileira pelo Programa de Especialização de Professores Para Ensino Superior – PREPES – pela PUC – MINAS – Belo Horizonte e fez vários aperfeiçoamentos pedagógicos(cursos, encontros, debates, seminários, conferências, pesquisas, oficinas…).
Aprovada em três concursos para magistério público estadual , foi nomeada e conquistou dois cargos de professor, lecionando, especialmente, durante 28 anos, Português e Literatura para Ensino Fundamental e Médio até se aposentar por tempo de serviço em cada função. Foi líder de Colegiado na Escola Estadual “Doutor Álvaro Brandão” por dois mandatos, conquistando benefícios para alunos e colegas de profissão. Coĺaborou como responsável pela Cadeira de Literatura Brasileira da Faculdade de Ciências e Letras de Formiga por 15 anos, conforme parecer autorizado pelo Conselho Federal de Educação. Desde 2004 é membro da ACADSAL- Academia Santantoniense de Letras – Cadeira 23, tendo como patrono seu tio, Desembargador Gorazil de Faria Alvim, na qual sempre participa da diretoria e esteve na presidência por alguns anos.
Realiza diversos trabalhos voluntários no setor sociocultural, religioso, jornalístico e educacional. Possui matérias publicadas em inúmeros jornais, revistas e antologias. Inclusive foi correspondente da coluna Sociedade do Interior ( Nicolau Neto e Lourdinha Silva) – Jornal Estado de Minas(1991 -2005). Há 26 anos escreve para o GAZETA MONTENSE, semanário que ajudou a implantar.
Pelo conjunto de serviços prestados para valorizar, divulgar, registrar, preservar história, defender patrimônios, fatos, talentos e valores relevantes do município, vem recebendo reconhecimento através de homenagens, diplomas, troféus, medalhas e moções.
Aprecia viagens para lazer e conhecimento especial de pontos turísticos e culturais. Participa e colabora com a realização de eventos que buscam engrandecimento geral.
Na realidade, Sônia Veneroso é a pessoa que tem o maior número de variados artigos referentes à terra e ao povo de Santo Antônio do Monte publicados em jornais, desde os anos de 1970 até os dias de hoje.
Idealista e solidária, considera que seu maior prêmio é a satisfação dos leitores e de todos que vivem ao seu redor.