Um marco para Santo Antônio do Monte: Inauguração da ONG Céu Azul – Mães Atípicas Unidade Samonte
Um marco para Santo Antônio do Monte: Inauguração da ONG Céu Azul – Mães Atípicas Unidade Samonte
Neste sábado, dezoito de abril, Santo Antônio do Monte vivenciou um momento histórico com a inauguração da ONG Céu Azul – Mães Atípicas, Unidade Samonte. A solenidade celebrou o início de um novo tempo para a inclusão e o cuidado com crianças atípicas no município.
A iniciativa nasceu da decisão de Natasha, moradora da cidade, e mãe que, em busca de apoio e direcionamento, criou um grupo no WhatsApp chamado “Mães Atípicas”. Dois anos depois, Natasha conheceu a ONG Céu Azul, através da deputada Lohana, esta entidade a inspirou e lhe deu ferramentas para trazer a causa à sua cidade. O nome do grupo foi preservado como forma de manter viva a origem do movimento.
No momento da sua oficialização, a ONG já presta atendimento a 85 crianças, enquanto cerca de 100 famílias aguardam na fila para também receberem o suporte. A organização conta com uma equipe de profissionais voluntários de diversas áreas, comprometidos com a causa da inclusão e do cuidado humanizado.
Desde o surgimento do movimento até a estruturação da unidade, a ONG ganhou um grande padrinho: o médico e vereador Dr. Thiago Bolina, que abraçou a causa e tem sido peça fundamental na concretização do projeto em Santo Antônio do Monte.
A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades locais. Estiveram presentes:
- Carlos Campinho, representando o prefeito Léo Camilo e Thiago Tumbum, vice-prefeito do município, bem como a da Secretaria de Assistência Social, na pessoa do senhor Dito.
- Patrícia Borges, da revista Ágora, representando as secretárias Arminda (Educação) e Carla (Saúde);
- Sônia Veneroso, professora, colunista do jornal Gazeta Montense e membro fundadora da ACADSAL (Academia Santo-antoniense de Letras), representando as duas entidades;
- Representantes do Núcleo do Câncer, Sicoob -Credimonte, SIncred , Lagoacred, Escritório Barbosa Oliveira advogados e do comércio local;
- Voluntárias e professoras que já atuam na ONG;
- O empresário Antônio Limiro e sua esposa, proprietários do imóvel que abriga a sede da ONG;
- Representantes da comunidade, mães, crianças e apoiadores da causa.
Mônica Garcia, jornalista e diretora da Revista Official Chic, atuou como voluntária no cerimonial, contribuindo com sua sensibilidade à causa. Representou a AJEB MG, como diretora de Projetos e Eventos, na pessoa da presidente Biláh Bernardes – também santo-antoniense –, bem como a ACADELP – Academia de Letras de Lagoa da Prata. A psicopedagoga Eunice Pereira, de Lagoa da Prata, com mais de 43 anos de experiência com o espectro autista, também participou do evento e emocionou a todos com suas palavras. Eunice é uma das fundadoras da ASAP – Associação Autismo e Possibilidades em Lagoa da Prata.
Durante os discursos, Carlos Campinho reforçou o apoio integral da Prefeitura de Santo Antônio do Monte à ONG Céu Azul. O vereador Thiago Bolina, por sua vez, reafirmou seu compromisso com a causa, destacando a importância de políticas públicas inclusivas.
Foi uma manhã – e início de tarde – de emoção, empatia e esperança. Um encontro que selou o compromisso da cidade com o autismo, com as famílias atípicas e com a construção de uma sociedade mais humana e inclusiva.
Santo Antônio do Monte passa a ser, a partir de agora, uma cidade ainda mais sensível, unida e comprometida com a inclusão.