Vem aí: “UM POEMA A GAEL” – PARE UM POUCO E RESPIRE – São Dádivas Únicas!
Por: Mônica Garcia
Com entusiasmo e expectativa lá no alto, a população aguarda ansiosa a sessão de lançamento e estreia desta grande produção. Os momentos difíceis, encontram na arte alento para expressão, emoção e realização, e com o roteirista e diretor do curta-metragem “Um poema a Gael” não foi diferente… O ano de 2019 se mostrou desafiador para o jovem. Cristian se debruçou sob a escrita para concretizar um sonho de infância e realizar uma produção original; enriquecedora e envolvente.
Ao pensar em uma história, começou a observar as pessoas à sua volta.
As histórias que elas trazem…
Rememorou histórias contadas por tios e avós. Leu alguns contos… assistiu mais filmes que o de costume. Ampliou o seu poder de visão… aguçou sua sensibilidade… ativou a sua criatividade e colocou o seu projeto em ação.
A habilidade em expressar suas emoções através da arte já era rotina através da sua arte em tela. Para a escrita, foi só uma transferência… desafiadora, como é todo o processo de criação.
A mensagem que ele busca passar através do filme foi firmada sobre dois dos pilares mais nobres da relação humana.
AMOR e PERDÃO: A capacidade de aceitação do outro, apresenta que as coisas são como são e não como a gente quer que elas sejam… aceitar as diferenças e permitir que o outro tenha espaço para ser o que ele quiser, inclusive ele mesmo.
O filme de produção independente, relata a história de Gael, bebezinho encontrado à beira de uma estação ferroviária, próxima à praia de Lagoa da Prata, envolto em um manto velho com um poema. Esta criança é encontrada por uma mulher que se torna mãe a partir deste encontro… ela, por amor, zelo, cuidado ou medo, só entrega o poema ao filho depois de adulto e a luta do filho se faz maior pelo autoconhecimento: aceitação, amor e perdão.
Com a produção finalizada, chegou o momento de reunir os parceiros de produção!
Um dos pontos altos do projeto.
Uniram-se ao projeto, Millenny Cristina (diretora de elenco), Marcélia Leonor (produtora), Inêz Miranda (produtora executiva), Túlio fleury (operador de som) e Alan Russel (diretor de fotografia) e elenco formado por Marliana Roberta, Marcélia Leonor, Cíntia, Samuel (o bebezinho Gael), Alberto ( o menino Gael) Cássia Caryne (mãe do Gael), Carine, Juliana Andréia e Cristian Felipe ( representando o Gael, na fase adulta).
De todos os processos de produção, segundo o diretor, Cristian Felipe, o mais desafiador foi a seleção do elenco que se deu depois de uma chamada nas redes sociais e canais de comunicação para a convocação de voluntários. Durante os ensaios houveram desistências. De alguns por falta de tempo para dar continuidade ao projeto e de outros por falta de aptidão, o que dificultou bastante esta fase do projeto. Os ensaios tiveram início em janeiro de 2021 na sede da AFA – Associação São Francisco de Assis com duração de exatos onze meses. Já as gravações foram feitas em janeiro próximo passado e o lançamento está marcado para o final do mês de março nos dias: 24/março para – (Elenco, apoiadores e imprensa) e 25/março e 26/março (aberto ao público). O local ainda não foi oficialmente divulgado, pela carência que a cidade ainda tem de um espaço mais amplo, adequado à apresentação. Assim, a organização está ventilando apenas o uso do espaço “Teatro Fausto Resende”. Aguardemos…
O trailer que anunciará o filme será divulgado nos próximos dias nas páginas de @um.poema.a.gael e pela grande impressa de Lagoa da Prata, mg, que se uniu para apoiar e aplaudir este grandioso projeto que já tem envergadura suficiente para participar e ganhar grandes festivais. As secretarias de cultura e os fazedores de arte e cultura das cidades vizinhas à Lagoa da Prata, também já começaram um movimento para a apresentação deste curta-metragem para os seus munícipes. E os patrocinadores que já reservaram os seus espaços comemoram a oportunidade de terem as suas marcas ganhando notoriedade através de “Um poema a Gael”.
Nós da revista Official Chic, como apoiadores da arte e da cultura, desejamos sucesso à todos os envolvidos!
E como expectadores, estamos junto com você na torcida para que este seja o primeiro de muitos projetos do gênero.