Uma visão poética de Brasil em Chiapas
Entendo as artes visuais como um recurso para solucionar problemas sociais. Não sou partidário de trabalhar só com artistas visíveis e lucrativos, meu desejo é montar exposição para a gente, inclusive para as pessoas que foram excluídas do circuito cultural. Arte não é uma prática destinada exclusivamente aos ricos, é uma ferramenta para apoiar aos menos favorecidos. Montar uma exposição para empresas e fundações, é relativamente fácil, porque te proporcionam os recursos necessários. As exposições como uma visão poética de Brasil em chiapas representam algo maior: temos que inventar formas para conseguir montar.
A permanência ou temporalidade da exposição não depende da galeria e nem do museu. Se a obra de arte foi realizada para fazer dinheiro, como sucede na maioria dos casos, podem ser efêmeras, embora fazem partes de grandes coleções. Ao contrário as obras que hoje não fazem parte do circuito cultural podem ser permanentes.
A linguagem visual é muito resistente. Quando a gente ama uma obra, e se sente identificada com ela, se converte em permanente.
Não me interessa a inovação no absoluto, ao contrário eu teria que seguir as galerias que estão em moda e que modifica constantemente. Acredito que se eu encontrar minhas obras e meu próprio sistema para montar a exposição sobre o Brasil em chiapas, então eu não preciso responder a moda. Se podem criar exposições inovadoras mesmos quando se propõem obras opostas as predominantes no mercado de arte. Estou interessado em criar uma exposição usando obras diferentes que se utilizam tipicamente para os leilões.
Galeria Gustavo Flores
Uma visão poética de Brasil em Chiapas
De 20 de janeiro de 2014 a
30 de fevereiro de 2014
Calle diego de Mazariegos, 19
Centro histórico
San cristobal de las casas/
Www.galeriagustavoflores.com.mx