ARTE & CULTURACultura

Portugal empresta o coração de Dom Pedro I para comemorar os 200 anos da Independência

Em 7 de setembro de 1822, o Brasil era declarado como uma nação independente de Portugal. Como conta a história, o à época imperador Dom Pedro I proclamou às margens do rio Ipiranga a libertação do país.

D. Pedro I, também chamado de “o Libertador” , foi o primeiro Imperador do Brasil e também Rei de Portugal. Para comemorar os 200 anos de independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro, o governo brasileiro pediu emprestado a Portugal o coração do imperador.

Há 185 anos o órgão está preservado em formol em um recipiente de vidro, na Igreja da Lapa, na cidade do Porto, em Portugal. Para retirar o coração do local é preciso movimentar uma placa de cobre, depois duas chaves para remover uma grade, uma outra para abrir uma espécie de cofre, e a última fechadura dá acesso ao vaso de prata onde está a urna.

Exceto o coração, os restos mortais de D. Pedro I foram transferidos para São Paulo e sepultados no Monumento à Independência, em 1972.

A temática, foi motivo de inspiração para a obra do santo-antoniense, Guilherme Santos, lançada recentemente.

No livro “O Coração do Imperador”, o autor concilia sua habilidade literária e conhecimento maçônico para nos apresentar um enredo policial aliciador, mergulhado na história do primeiro Imperador do Brasil e Grão-Mestre, nas raízes da Maçonaria e nos fundamentos institucionais brasileiros.

Foto: Pinterest

Comentários
Postagem anterior

HONRA AO MÉRITO OFFICIAL CHIC - 2022

Próximo post

Coleção Primavera/Verão 2023 da Closet da Dô

Rachel Capucio

Rachel Capucio

Rachel Capucio é advogada, escritora, redatora e curadora de arte. Produziu vários conteúdos para os sites Destrinchando e YOO Mag- Portal UAI. É colunista da Revista Conexão Moda, Revista Exclusive, Revista Mercado Comum, Jornal Espaço Horizonte e Jornal MG Turismo. Além de Relações Públicas do Priorado dos Inconfidentes. Recebeu a Palma de ouro no XXI Troféu Mulher Influente, na categoria de destaque no jornalismo, realizado pelo Jornal MG Turismo, em 2022.