HONRA AO MÉRITOJovem empreendedor

GUSTAVO DESIDÉRIO – FOTÓGRAFO

A FOTOGRAR É ETERNIZAR MOMENTOS!…

Não fazemos uma foto apenas com uma câmera;
ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos,
os filmes que vimos, a música que ouvimos,
as pessoas que amamos.
A Fotografia eterniza momentos.
A Poesia eterniza sentimentos.
A Fotografia é a Poesia da imagem.
A Poesia é a fotografia das sensações.”

Ansel Adams

Trazemos para estas linhas o despertar da paixão do jovem lagopratense, Gustavo Desidério, pela fotografia, os seus primeiros registros fotográficos começaram aos 12 anos.
Quando Gustavo ganhou o título de fotógrafo oficial da família.

Os flashes nas reuniões familiares despertaram nele o desejo de descobrir como seria trabalhar uma edição de imagem, por exemplo, e como sempre, muito talentoso e autodidata começou em casa a baixar programas de edição para treinar o que ele apreciava no mundo das artes. Mesclava imagens e fazia edições mais trabalhadas.

Aos 15 anos acompanhando uma amiga ele teve oportunidade de conhecer o Stúdio do Lindomar Fotógrafo. Enquanto o Lindomar e a amiga separavam o material, o Gustavo observava as fotos que decoravam as paredes da sala formando um mosaico maravilhoso.

Ficou encantado por este universo, e curioso com o que estaria por traz daquela sensibilidade onde a imagem congelava gestos e emoções tão intensas que por muitas vezes duram milésimos de segundos. Achou aquilo tudo simplesmente fantástico! Encantador…

Naquele mesmo ano, ele esteve com a tia no Foto Rocha para um ensaio, e pôde perceber a importância da luz, do ângulo certo e de tantos outros detalhes para o registro perfeito.
Foi para a casa decidido:
“Ali ele teve a certeza de que havia descoberto a sua paixão! E era mesmo a fotografia!”

No ano de 2012 a Tutores abriu inscrições para ministrar o curso de fotografia profissional e o diretor daquela escola convidou o Gustavo, dizendo:
“Eu acho que você leva jeito. Faz o curso. Vai ser bacana pra você!”

Começou o curso de fotografia, e durante o curso, ele era o único que não tinha uma câmera. Todos os alunos tinham uma câmera para praticar. Ele não.
Às vezes, pedia emprestado para usar ali mesmo, na escola, em alguma aula prática.
Tempos depois de terminado o curso, ele, com a ajuda dos pais, comprou a sua primeira máquina fotográfica e soube na prática a diferença de uma máquina comum para uma profissional.

Com a máquina Semiprofissional ele pôde começar a trabalhar na sua área. Fez ensaio de uma amiga, de outra, e de tantas outras que posaram pra ele. Nesta época ele finalizava o ensino médio e preferiu descansar dos estudos pelo período de um ano para se dedicar a fotografia enquanto amadureceria a ideia de qual o curso iria seguir em uma faculdade.

Um ano depois ele já havia se decidido. Iria mesmo seguir carreira na fotografia e faria a faculdade de administração para estruturar a sua carreira e os projetos futuros.

Gustavo se dedicou. Fez cursos de fotografia com o Marcelo Faria, da cidade de Formiga e também com o Marcos Costa, um fotógrafo muito admirado e conceituado em São Paulo.

Participou de congressos, como o Weding Brasil; O MAIOR EVENTO DE FOTOGRAFIA DO BRASIL.
Este evento reúne fotógrafos de várias partes do mundo. E palestrantes de vários países. Lá ele teve o prazer de assistir a palestra do Jhonny Sins, profissional que fotografou o casamento da atriz Jennifer Lopez e que, é o fotógrafo preferido dos artistas de Hollyood. Naquela ocasião ele comprou o livro do Jhonny e o recebeu autografado, em casa ele leu e gostou muito do conteúdo.

Outro fotógrafo muito inspirador e que palestrou na segunda edição deste mesmo evento foi o canadense Gaby Macplant. Segundo ele o Gaby é ótimo! E embora o Gustavo tenha um inglês muito arranhado, segundo ele, (risos…) ainda assim, conseguiu trocar uma ideia com o Gaby, porém, sem se arriscar muito no inglês e breve diálogo decidiu registrar aquele momento em flashes!

Em 2019 foi convidado pelo Ricardo, dono da Tutores para dar aulas de fotografia. E foi mais uma experiência fantástica. Cada curso teve a duração de três meses e ele dividiu o segundo semestre daquele ano entre as cidades de Lagoa da Prata e Formiga, depois Arcos e Bom Despacho. Foram 50 alunos no total.

Ele destaca que de todos os alunos, a Renata, se destacou muito. Quando ela começou o curso ministrado por ele, ela não tinha experiência nenhuma, e hoje vive 100% da fotografia. Decidiu se aprimorar em fotografia sensual feminina, e trabalha também o empoderamento feminino nas suas redes sociais. “Ela é simplesmente genial” no seu segmento.

Já o Gustavo escolheu seguir o que os profissionais da área chamam de (Segmento Família);
“Noivas, Casamentos, Batizados, 15 anos!”
Sempre atento aos detalhes, ele nos conta que ao ser procurado por uma noiva ele busca conhecer a história do casal que sempre traz peculiaridades bem distintas e importantes para que aqueles registros tragam não só a emoção do momento, mas sim, da história. Fotografar casamentos é contar a história de amor do casal… “Já imaginou um ensaio de Save the Date em um supermercado? Essa foi a ideia maluca que ele propôs aos noivos Juliana e Gleydson quando eles o disseram que o programa preferido deles é ir às compras! E claro, um casal super jovem e divertido rendeu muitas fotos inusitadas e irreverentes!”

Para contar a história do casamento é importante que fiquemos atentos aos detalhes… muitas vezes, tem um personagem que foi decisivo na vida dos dois ou que foi muito importante em algum momento da relação. Ao se encontrarem no casamento, ou na festa, o registro deste encontro tem um valor único… imensurável. E sabendo quem são estas pessoas chaves, fica fácil buscar aquelas emoções no momento em que elas acontecem.

“A fotografia é uma das poucas coisas que tem poder sobre o tempo; ela o paralisa.”

Gustavo se vê otimista, porque percebe que as noivas já se sentem mais seguras para prosseguirem com a organização do casamento. E comemora satisfeito a abertura da sua agenda para o final do primeiro semestre de 2022.

“É como se tivéssemos tido um sonho ruim, e agora, acordados, estamos todos prontos para viver o inacreditavelmente bom em nossas vidas.
Estamos preparados, contentes e motivados, somos sobretudo, “Sobre-viventes!”

Temos a nossa parcela de contribuição para com o mundo e nunca tivemos tanto gás, energia e disposição para sorrir para a vida, ser feliz e promover a felicidade, sempre!…
E criar momentos memoráveis com aqueles quem amamos para registrá-los na fotografia.”

www.gustavodesiderio.com.br

(37)9 9915-0424

 

 

 

Comentários
Postagem anterior

CARLOS SÉRGIO EVENTOS

Próximo post

ANTÔNIO APARECIDO DOS SANTOS - SOLUÇÕES EM PROJETOS

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!