ADVOCACIA WANTUIL ALMEIDA
Este empreendimento, nasceu a partir da decisão do Doutor Wlantuil Almeida, de fazer advocacia e trabalhar incansavelmente para se destacar na profissão, somar em sociedade, e oferecer uma melhor qualidade de vida à família. Os seus filhos, Valéria e Leonardo, foram influenciados por sua paixão pela advocacia e ao se formarem juntaram-se a ele, fazendo com que a referência positiva do escritório fosse contínua.
Em registros anteriores, trouxemos a história de vida do progenitor da família. Sua trajetória tem passagem pelo esporte, pelo empreendedorismo, pela luta em causas sociais, além é claro, da profissão na qual ele é destaque.
Foi homenageada também por nós, com o título de “Personalidades”, sua filha Valéria, cuja história de vida e de luta tem em comum, com o pai, o desejo e o empenho por uma sociedade melhor, a partir do fortalecimento de vínculos familiares e religiosos.
Esta introdução é para dar continuidade a história das personalidades que juntas compõem o Escritório Wantuil Almeida Advocacia. Os homenageados de hoje, trazem suas experiências de luta e de vida para compartilhar com os leitores afim de que tenhamos todos clareza de que tudo na vida é fruto da motivação. Mas também é fruto do desejo, do foco e da disciplina. Continuemos agora com filho e também advogado, Doutor Leonardo Almeida, e com a Doutora Blenda Londe, que exerce hoje a sua profissão de advogada, no escritório da família Almeida.
Leonardo Almeida – (Advogado)
Por: Mônica Garcia
Nascido em um lar de pais amorosos e sempre preocupados em dar uma direção na vida dos filhos com propósitos firmados no caminho do bem, o Leonardo soube desde muito cedo a importância do estudo e de uma boa convivência social e familiar.
A sua vida estudantil tem passagens pelas escolas Jacinto Campos, E. E. Nossa Senhora de Guadalupe e Virgínio Perillo, onde cursou o técnico em contabilidade.
A admiração pelo pai e pela profissão que ele exerce foi o principal motivador para que o Léo despertasse o interesse pela advocacia.
Já havia cinco anos que ele trabalhava no escritório do pai, quando chegou o momento de decidir qual carreira seguir. Por estar vivendo de perto as experiências das demandas advocatícias do escritório, ele naturalmente se sentiu veemente motivado a seguir os passos do pai e da irmã, doutora Valéria, que formada, já somava ao escritório Wantuil Almeida de advocacia.
Decidido o curso precisava decidir a instituição de ensino, optou por cursar a faculdade de direito na Fadom, em Divinópolis em 1994.
E percebeu a necessidade de alinhar trabalho e estudo para custear parte das despesas, foi então que com a ajuda do seu pai, adquiriu uma van para fazer o transporte dos amigos. Ele mesmo dirigia até a faculdade e aproveitava para levar os outros estudantes.
Foi a primeira van da cidade. Depois, com o tempo começou a oferecer estes serviços de transporte escolar também para as crianças em Lagoa da Prata. Eles foram pioneiros a trabalhar com van escolar em Lagoa da Prata, MG.
Isso foi mais ou menos no ano de 1995, um ano depois de começar o seu curso de direito.
Pouco tempo depois, ele chegou a adquirir um ônibus e abrir a “Manancial Turismo”. Chegando a hora da formatura, percebeu que não poderia mais se dedicar ao transporte e sim à advocacia.
De volta ao escritório onde o pai é especialista na área criminal, Doutor Leonardo decidiu seguir carreira nas áreas cível e criminal.
Como a sua irmã, Valéria, já trabalhava a mais tempo com o pai, nesta época ela aproveitava para ajudar o irmão na área de sucessões, área que ela inclusive gosta muito.
O ano de 2015 foi um ano difícil e desafiador na vida da família Almeida.
E que teve impacto também nos trabalhos do escritório da família.
Doutor Leonardo, se viu obrigado a abraçar alguns desafios na empresa que antes faziam parte de uma demanda de exclusividade do seu pai.
Neste ano, Wantuil Almeida, teve um problema de saúde muito delicado em que passou por três cirurgias safenas e ficou internado mais de noventa dias em Belo Horizonte entre a vida e a morte. E foi naquele momento de extrema sensibilidade emocional, que o Doutor Leonardo, precisou assumir também outras responsabilidades no escritório, as quais ele ainda não havia assumido, como o tribunal do júri, por exemplo.
Até então ele só acompanhava e dava uma força ao pai. A partir de então ele assumiu esta demanda que é para a grande maioria dos advogados a mais desafiadora.
Eles conseguiram superar esta fase difícil por serem sempre muito unidos em família e por sempre buscar soluções em família.
Doutor Leonardo Almeida é casado com Adriana Cristina Silva Almeida, que também é advogada e trabalha no setor jurídico administrativo da prefeitura municipal de Lagoa da Prata. É pai de dois filhos. Giovana Cristina Silva Almeida, a primogênita, que hoje com 20 anos de idade cursa psicologia e já é formada em gastronomia, e Lucas Leonardo Silva Almeida de 16 anos, que também batalha com os estudos.
Outra inspiração que veio do pai, na vida do doutor Leonardo, é a paixão pela música e pelos instrumentos musicais. Seguindo esta inspiração, o Léo, por volta do ano de 1992 se aventurou a tocar pistão, na igreja Deus da Profecia. Ainda nesta ocasião, a convite do pastor Davi, ele fez uma participação num grande evento de nome “Marcha pra Jesus” na capital, Belo Horizonte.
Foi baterista no ministério Nova Vida, fundado pela sua irmã, Valéria, depois de ela entender ter recebido uma missão. Esta revelação veio após vários anos a frente de um programa de rádio, onde ela no seu quadro, ouvia os casais e os aconselhava. Finalizado este programa, e ainda mantendo laços de amizade com estes casais que continuavam buscando nela conselhos para manter o casamento, Valéria decidiu abrir o ministério Nova Vida que neste ano de 2021 completa 19 anos.
Doutor Leonardo, exerceu algumas atividades no ministério ao lado da sua esposa, foram líderes de jovens, líderes de células de casais e de encontro de casais. Há oito anos foi ungido pastor em Caldas Novas e hoje o ministério conta com ele como pastor auxiliar.
Participou da diretoria da OAB de Lagoa da Prata, na época em que o presidente era o Doutor Airton Silva e exerceu vários cargos dentro da própria OAB na época. Sempre com o intuito de ajudar a fortalecer a classe. Tanto que na época em que foi instalada a segunda vara na comarca ele também participou com o Doutor Airton Silva.
Nas ocasiões de pleitear algo com a magistratura e com o tribunal de justiça, ele sempre esteve presente.
Na sua juventude, Doutor Leonardo, participou de várias atividades esportivas. GIMI, Jogos do Interior de Minas. Assim como participou também do time da Ki-biscoito, que era um time forte, dirigido pelo Geraldo Galo, que tinha o Leno, o Julinho, o Juliano, o Betão, o Peitola, o Roberto… Eles jogavam e participavam de campeonatos do futebol de salão na região. Seu pai, o Doutor Wantuil, foi presidente da liga de desportes por muitos anos e ajudou a fundar o Laprata onde o Léo teve a oportunidade de jogar representando Lagoa. Hoje ele segue torcendo pelo seu time do coração, que foi a sua maior inspiração na juventude. O Atlético Mineiro!
Doutor Leonardo, diz ser apaixonado por esta sua cidade, Lagoa da Prata, MG, e diz ter muito orgulho ao vê-la sempre em crescimento.
Cada pessoa soma como pode para o crescimento contínuo da cidade e fortalecimento da população. E essa é a nossa prata da casa! As pessoas que nós temos aqui.
Doutor Leonardo acredita que esta percepção de Lagoa da Prata ser uma cidade diferente e promissora, talvez tenha chegado primeiro pela sua mãe, Maria de Lourdes Almeida. Foi dela a decisão de residir em Lagoa da Prata e de adquirir família nesta cidade “princesinha do oeste.”
UMA MENSAGEM AO LEITOR:
A mensagem que a gente deixa é a mensagem de perseverança.
A advocacia, mexe com a liberdade das pessoas, patrimônio das pessoas…
A dedicação e disposição para estudos tendem ser contínuos, e a pessoa precisa gostar da profissão.
Embora a advocacia seja sobretudo aprender a lidar com o ser humano e com problemas.
É importante aprender a tratar os clientes… Porque eles chegam por vezes aflitos, sem saber lidar com a situação. O advogado tem que prestar uma acolhida, mostrar que existe um lado do direito que pode servir a eles. Mostrar sobretudo que existe solução. Aliviar e direcionar para uma questão de justiça, é muito importante.
É preciso olhar o lado do ser humano. E é claro que se atentar também para as questões técnicas.
Então é um conjunto de coisas. Gostar de gente, ter empatia, saber acolher, gostar do que faz e fazer seguindo as normas da lei.
Assim, vai dar tudo certo!
Doutora Blenda Cavalcante Lounde(Advogada)
Por: Mônica Garcia
Filha de Calisto Londe Alves, e Genimar Cavalcante de Oliveira Londe.
Blenda, buscou a na advocacia, fazer a diferença na vida das pessoas.
É jovem, e advogada recém formada. Formou-se no ano de 2018 e fez a sua colação de grau em 2019. Neste mesmo ano foi convidada pelo Doutor Leonardo Almeida para fazer parte da equipe de advogados do escritório Wantuil Almeida Advocacia.
A sua bagagem de experiência com profissionais da área vem antes mesmo dela se formar. Ela trabalhou por um tempo no escritório “Cabral e Rodrigues Sociedade de Advogados” e durante três anos trabalhou na defensoria pública de Lagoa da Prata, MG, ao lado de uma pessoa que é muito querida sua, a Doutora Marta Aparecida Martins Sousa.
Hoje formada há dois anos, ela busca exercer a profissão atendendo os seus clientes com uma linguagem clara para que as suas demandas sejam pautadas de forma transparente dentro do que a própria lei fala e dentro das probabilidades.
Gosta do contato com o público, e sempre que pode auxilia e acompanha os outros profissionais do escritório nos tribunais do júri. Para somar em conhecimento e experiência.
E enfatiza que tudo é um processo de construção e que ela tem notável clareza de que a vida da pessoa, ou seja, do cliente, está de uma certa forma nestas ocasiões, pautadas e ancoradas nos argumentos e falas dos advogados. Desta forma ela tem feito o seu trabalho enquanto batalha pelo momento oportuno, onde estará melhor preparada e mais segura para fazer efetivamente parte do tribunal do júri.
“As adversidades elas acontecem o tempo todo. A partir do momento que você lida com um raciocínio diferente do seu, com uma realidade diferente da sua, com um posicionamento diferente do seu… o que eu peço a Deus é para que eu sempre tenha empatia e que eu nunca me torne insensível a dor do outro.”
Ela se sente realizada na profissão.
A mãe de Blenda, diz a ela, que a gente sempre tem que fazer história por onde ela passa… Então, ela levanta todos os dias dispostas a fazer da sua vida uma história bela e de realizações, que mereça ser contata por ser no mínimo exemplar e inspiradora.
É atleticana e gosta de acompanhar o seu time do coração.
Não é festeira… gosta de estar com a família. Gosta de cozinhar… gosta de viajar… e gosta de coisa simples. É grata por tudo que tem e da forma com que as coisas se apresentam. Simples assim…
Mensagem ao leitor:
Batalharem e buscarem pelos seus sonhos. Tentarem serem sempre positivos. Buscar o lado positivo das situações, porque o mundo já tem muitos críticos. Precisamos buscar ver a qualidade das pessoas… Momentos ruins todos tem… problemas em casa, no trabalho…
Então o que precisamos ter é força, foco e determinação. Além de amor e fé!