MARMORARIA SOUSA
Por: Mônica Garcia
Os Egípcios foram os primeiros a extrair mármore, granito e pedras ornamentais, na aurora da civilização humana. Entretanto, foi a partir do império romano que estas rochas ganharam destaque. Laborioso é o processo de corte, extração e beneficiamento para que chegue no comércio com polidez e lisura capazes de conferir conforto no simples toque das mãos.
Com variedades de cores e texturas, estas rochas são as queridinhas dos arquitetos e decoradores de interiores mundo afora.
Lagoa da Prata, MG, foi comtemplada com a vinda do marmorista Salatiel Sousa para o município. Justo por ser esta uma profissão que demanda tempo de aprendizagem e de aperfeiçoamento técnico. Ele que conheceu este trabalho pouco antes de completar os seus 13 anos de idade, nunca saiu do segmento para se aventurar em outras áreas, dedicou tempo e esforço para conhecer as rochas e os seus variados processos de acabamento. O seu diferencial técnico foi reconhecido aos poucos no município, ganhando notoriedade a partir de uma das mansões do condomínio de luxo “Jardins das Palmeiras” de propriedade do engenheiro Alexandre Antunes.
Desde que chegou nesta cidade em 2016, o empresário divide a administração da empresa com a esposa Lucélia. Hoje os dois filhos do casal, Ezequiel e André, se uniram aos pais e já trabalham no empreendimento da família. Ezequiel, inclusive, gosta tanto do segmento que há cerca de um ano e meio vem se dedicando a estudar e conhecer as rochas e pedras ornamentais.
É um segmento é cheio de inovações onde novas tendências que chegam a todo momento…
De acordo com o Salatiel, praticamente todo dia tem novidades no mercado. Uma pedreira nova ou um material sintético novo… são pedras naturais, artificiais, exóticas…
De modo que quando eles pensam que sabem sobre uma determinada rocha, ela reaparece de forma, textura e cores diferentes…
Esta é a magia que o encanta. E ele está sempre de frente para o novo, estas novidades abrilhantam e clareiam a sua visão, porque são estas variações, os agregados que encantam e satisfazem os desejos dos arquitetos que sempre buscam por inovações para atender uma clientela cada vez mais imponente e exigente.
Para o empresário, acompanhar o crescimento da demanda de conquista e de consumo desta geração é muito gratificante…
De 1998 em Abaeté, MG, quando ele começou, até os dias atuais, são 23 anos de profissão, que tiveram passagem por Nova Serrana, MG, Belo Horizonte, MG e Santo Antônio do Monte, MG. Durante todos estes anos ele fez a diferença nas empresas onde trabalhou. Chegou a ser chefe de produção em uma gigante do segmento na capital nacional do calçado e em samonte chegou a montar uma sociedade que durou pouco tempo.
Ele que sempre prezou pela qualidade e pontualidade, não encontrou meios para continuar sem que pudesse firmar por estes valores que são decisivos para a continuidade de todo e qualquer negócio.
Por ser um homem de fé, ele também acredita que nada é por acaso. E foi justamente por ter dado errado nesta sociedade que hoje ele comemora o sucesso da Marmoraria Sousa em Lagoa da Prata.
“Quando as coisas dão errado, acontecem coisas incríveis que não teriam acontecido se tudo tivesse dado certo.”
Salatiel fala com orgulho que compra das gigantes do mercado de pedras. Traz pedras nacionais e importadas direto das mais de 42 jazidas onde ele tem cadastro e parceria.
E nos conta que começou a empreender em Lagoa da Prata, meio desacreditado.
Os conhecidos falavam que ele não duraria três meses de portas abertas, e justificavam a infeliz estimativa pela quantidade de marmorarias que o município já tinha, além da fidelidade dos arquitetos em comprar e apresentar para os seus clientes empresas de outras cidades.
Ele acreditou no seu potencial, na sua prestação de serviços e no seu conhecimento.
Sua intuição e seu empenho fizeram o diferencial para agradar e fidelizar a clientela.
Um cliente trazia outro, que trazia outro, que trouxeram outros… e em pouco tempo aquela estrutura física escolhida para sediar a empresa já era pequena para atender a demanda.
Mudou a empresa para uma nova sede, mais ampla e melhor estruturada, em ponto nobre da principal avenida da cidade, à avenida Minas Gerais, número 1000. Esta avenida tem início na entrada da cidade pelo trevo principal e finaliza pouco depois da loja Gominha Pneus, onde continua até a praça da matriz com o nome de avenida Brasil.
A Marmoraria Sousa ganhou o prestígio e a confiança do mercado ao longo dos anos, o que fez com que a empresa se consolidasse.
Os engenheiros e arquitetos lhe confiaram obras raras e suntuosas em edifícios de alto padrão como o belíssimo edifício “Van Gogh” que é um empreendimento de luxo, lançado no ano de 2020.
Várias foram as casas também de alto padrão que Salatiel diz ter orgulho de ter feito, e usa a casa do Anderson do Supermercado Gontijo, como exemplo. Celebra as parcerias feitas com a Castel Construtora, com a Rico Empreendimentos, com o Paulinho (da caixa), com a Montana, entre outras tantas… E fala com orgulho da alegria de assinar o mais novo prédio de luxo de Lagoa da Prata, o “Jardim Garden”, um empreendimento de estrutura faraônica!
Suntuosidade que transcende o papel e ganha forma pela imponência que já se apresenta na planta e que começará a ganhar forma a partir dos primeiros dias do ano de 2022, através da Castel Construtora.
Saratiel e a sua família, seguem trabalhando para oferecer sempre o melhor a esta cidade querida que os acolheram. São gratos e amam a ideia de estarem fazendo parte da história desta nossa cidade.
Nos últimos anos a família tem colecionado registros memoráveis de viagens a vários destinos fantásticos.
Eles tiveram o prazer de visitar algumas praias no Espírito Santo e Sul da Bahia. Estiveram em Monte Verde, MG, só o casal, para comemorarem o aniversário da Lucélia, este ano. E para o ano que vem já se programaram para três novas viagens. Desta vez, eles vão com toda a família para a “Pousada do Rio Quente” e depois o casal segue em nova lua de mel para a “Costa do Sauípe” onde pretendem ficar uma semana incomunicáveis. Só amando e curtindo a natureza!
Salatiel diz que adora a profissão e gosta muito de trabalhar. Mas, que para a vida valer a pena é preciso de vez em quando tirar um tempo em família. Fazer alguns passeios… dar uma pescadinha na beira do rio, ou cozinhar para a esposa e os filhos. Por isso este cruzeirense adora usar suas habilidades culinárias para prestigiar a família. Quando está inspirado faz lasanha… lombo recheado… frango caipira! E recebe muitos elogios da esposa sempre que lhe bate a inspiração de cozinheiro.
E a MENSAGEM que ele deixa aos leitores é a seguinte:
Persistência. Não importar com o que os outros falam. Porque vão ter mil pra falar que você não consegue. Que não vai dar conta. Confie em você mesmo. Levanta a cabeça e trabalhe. Não olhe para quem está à sua frente no seu ramo. Não olhe para quem está atrás… olhe pra você! Confie e siga em frente que vai dar certo.