HORTAS À VISTA
Para deixar o ambiente mais bonito, trazer o verde para a cozinha, preparar aquela receita com temperos frescos e ainda ter uma alimentação saudável.
As hortas a tempos estão super em alta, invadiram casas e apartamentos, de grandes plantações ou simples vasos na janela é possível garantir tempero e frescor em espaços diversos.
As plantas podem ser cultivadas, em vasos, jardineiras ou diretamente no solo. Mas precisa-se ter uma boa terra e um local com incidência indireta solar, amor, disciplina e paciência.
A forma de plantio varia de acordo com o espaço e plantas escolhidas. Para pequenos espaços, o mais indicado são vasos com no mínimo 30cm de altura, nesses poderão ser plantados manjericão, cebolinha, salsa, pimentas, alecrim. No caso de plantas maiores, couve por exemplo, o indicado é que o vaso tenha 50cm no mínimo.
Verduras e ervas gostam de sol e água, mas sem exageros. É essencial que as plantas recebam iluminação solar indireta pelo menos quatros horas por dia e rega uma vez ao dia, de preferência, pela manhã e jamais sob o sol quente.
O excesso de água de água é um dos principais motivos para surgimento de pragas, por isso, atenção na drenagem e sem exageros na rega. A diversificação de espécies é ótima para pequenas e médias plantações, ervas aromáticas como alecrim funcionam como repelentes, afastando pragas e insetos.
A manutenção deve ser feita a cada três meses e a sugestão é que acrescente sempre adubo e terra nova nesse intervalo.