ESTÉTICAHONRA AO MÉRITOMelhores Profissionais

Luma Tanure – Esteticista, Farmacêutica.

Luma Tanure, esteticista, farmacêutica. É natural de Divinópolis. Seu pai se chama Ranulfo, trabalhava na Cemig, agora está aposentado. A mãe é a Gislene, trabalha viajando com rifa. Casada com Rodrigo, ele é rifeiro. Tem duas filhas, a Valentina e Antonela.

Foi para Santo Antônio do Monte aos 12 anos, terminou o ensino médio no colégio Nossa Senhora de Fátima. Fez a faculdade de farmácia na UNIPAC em Bom Despacho. Casou um ano antes da formatura, aos 21 anos.

Quando concluiu a faculdade, saiu empolgada para trabalhar, ser independente e ter o próprio dinheiro. Entregou seu currículo em farmácias e drogarias. A única experiência que tinha era a dos estágios, e na época chegou a pensar que aquela função não era para ela, trabalhar atrás de balcão.

Percebe que as pessoas veem os farmacêuticos como alguém que tem todo o conhecimento sobre as medicações, então tentam sugar muita informação, com isso ela se sentia perdida no balcão.

Resolveu realizar o sonho de ser mãe, engravidou e teve a primeira filha, a Valentina, e decidiu ficar em casa por quatro anos, cuidando da sua filha, chegou a pensar que havia perdido o dinheiro da faculdade por não estar exercendo a profissão.

Entretanto após esse período resolveu voltar a procurar emprego, e percebeu o quanto foi importante ter feito a faculdade, pois o conhecimento e o título ninguém tira. Conseguiu um emprego, mas ainda não se sentia realizada.

O esposo ainda a chamou para abrirem uma drogaria, ele a ajudaria e dessa forma não haveria necessidade de ele continuar viajando. No entanto não era o que ela queria, pensou que não conseguiria, trabalhar em drogaria, pensou que não é para ela.

Fez uma viagem, esqueceu de tomar a pílula  anticoncepcional e voltou grávida da segunda filha, Antonela. Passou mais dois anos em casa, cuidando das filhas. Até que surgiu o desejo de fazer um curso de maquiagem, porque poderia trabalhar em casa, nos finais de semana.

E seu primeiro curso na área de estética foi o de maquiagem. Concluiu o curso, comprou as maquiagens, se equipou, arrumou um quarto na casa dela e montou tudo. Nesse tempo, conseguiu um trabalho, de meio período, na farmácia da Fundação Saúde.

Infelizmente, em seguida veio a pandemia, e fechou o comércio. Ela já tinha clientes com hora marcada, de casamentos que estavam programados. Foi muito difícil, se sentiu perdida, mas resolveu continuar investindo na profissão.

Encontrou nas redes sociais a Nádila Ferreira, uma profissional de Divinópolis, que estava oferecendo um curso chamado Peeling Revolution 3, que serve para tratar melasmas e promover rejuvenescimento. O curso foi online por causa da pandemia.

Com o salário do emprego na Fundação Saúde pagou o curso de peeling, mas precisou parcelar. Depois para comprar os produtos vendeu uma esteira que estava parada em casa. E para buscar clientes, foi para as redes sociais divulgar seu nome. Postava sobre o peeling, colocava fotos de antes e depois.

Lembra que não foi fácil, pois no início, a exposição nas redes sociais não era feita pelas profissionais da cidade. As pessoas eram taxativas, a chamavam de blogueira. Mas foi através do Instagram que veio a primeira cliente, que fez o procedimento e disse que ficou maravilhoso, autorizando postar suas fotos. Depois vieram muitas outras clientes.

Após peeling, começaram a pedir o Botox. Precisou fazer pós-graduação, pois quando ela terminou o curso de farmácia não saia habilitada para trabalhar com estética.

Terminou a pós e vários outros cursos, online, tudo na época da pandemia. Estava entrando dinheiro com os atendimentos e conseguiu pagar o curso de Botox a vista, para ela foi uma realização. Conseguiu com muito esforço.

Continuou atendendo em casa, mas tinha uma movimentação intensa, de pessoas entrando e saindo, e percebeu que precisava de um outro espaço. Atendendo a Kennya, dentista, ela ofereceu uma sala. Fez a mudança, todavia passou somente dois meses por lá.

Uma amiga tinha um espaço amplo e iria reformar transformando em várias salas e a convidou, porém no início ficou o receio se conseguiria de pagar o aluguel. Enquanto trabalhava ia fazendo cursos, investia tudo que ganhava nos cursos e resolveu apostar na sala nova, e depois que se mudou percebeu um crescimento, sentiu seu trabalhando fluindo.

Já fez várias especializações em harmonização, e está se preparando para ir a São Paulo para um novo curso, muito importante, no instituto da Tereza Scardua, que é referência em harmonização facial no Brasil. Fazer esse curso é a realização de um sonho.

Para atrair clientela fazia o dia da limpeza de pele. Passava o dia inteiro em pé, mas no final compensava o esforço. com seu método de Botox bastante conhecido, ela também separa um dia na agenda para esse procedimento. Prepara todo o ambiente com decoração, faz bolos e doces, distribui brindes, as clientes amam e elogiam bastante. A última vez que fez foram 20 pessoas no mesmo dia. Já tem agendado 16 para o próximo evento, mas ainda tem muitas pessoas que a procura no dia.

Dessa forma vai seguindo em frente, sempre buscando se especializar, e adquirir mais conhecimentos. Tudo muito corrido, não é fácil, as vezes é uma loucura, cuidar de casa, marido, filhos e o trabalho.

Quando começou, as pessoas achavam que ela desistiria logo, que era só um hobby, para passar o tempo, e custaram a entender que é algo que ela realmente gosta muito.

Tudo que tem dentro da sua sala foi conquistado por ela mesma, e é muito bom ver isso, resultado do trabalho, ter o prazer de conquistar o que se deseja tem sido muito emocionante.

As divulgações nas redes sociais ajudam muito, todas as clientes vêm do Instagram. Constata que regula o movimento do seu trabalho. Quando quer mais calmaria posta menos, quando quer intensificar os atendimentos começa a semana postando, movimentando com vários assuntos, com isso a agenda fica lotada.

Entende o Instagram como uma ferramenta de trabalho muito importante, faz parte do trabalho. As pessoas as vezes pensam que ela gosta de aparecer, mas não é isso, mostrando e explicando os procedimentos nas redes sociais as clientes entendem e vão procurá-la para fazer.

Está recebendo o primeiro prêmio e isso lhe traz muita felicidade e realização, pois é o reconhecimento da sociedade. Saber que está no caminho certo, subindo os degraus. E a postagem ajuda a divulgar o trabalho e a conhecer a vida de profissionais conceituados na cidade.

 

 

 

 

 

Comentários
Postagem anterior

Lelena Clean - Empresária

Próximo post

LOTÉRICA SAO LUCAS

gabriel

gabriel

Consultor de Marketing digital. Design gráfico.