Jacque A. MendonçaModa

A História do Jeans, você conhece?

É bem difícil conhecermos alguém que não tenha nenhuma calça jeans no seu armário. A peça mais amada do guarda-roupas tem uma história particularmente interessante. Decidi escrever sobre esse tema, pois raramente paramos para pensar a origem das coisas que comemos ou vestimos. O conhecimento além de saciar uma despretensiosa curiosidade, também nos ajuda a compreender melhor o potencial seja da natureza ou da criatividade das pessoas ao nosso favor.

Tudo começou em Nimes, na França (por volta de 1872) quando o tecido foi fabricado pela primeira vez. Você já ouviu falar no termo “denim”? Esse é o nome exato do tecido mais popularmente conhecido como jeans. Denim porque era “de Nimes”. Mas foi em Maryland, nos Estados Unidos em 1793 que o uso pela indústria têxtil deste algodão sarjado batizado de Denim se popularizou.

Em 1853, o jovem Levi Strauss, um judeu alemão, foi ao velho oeste americano vender lona para cobrir as carroças dos mineradores, mas devido à saturação do mercado, seus produtos começaram a se acumular nas prateleiras. Ao observar o trabalho dos mineradores, percebeu que suas roupas não resistiam ao trabalho pesado, e que eles necessitavam de algo mais durável para a atividade que exerciam. Ao notar o que acontecia, sem perder tempo, Levi Strauss levou um dos trabalhadores a um alfaiate, e com o tecido que não conseguia vender, confeccionou uma calça para ele, na cor marrom.

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Mineradores americanos no final do século 19.

As calças feitas com a lona fizeram sucesso e  se espalharam entre os mineradores. No entanto, esse material era muito rígido e desconfortável, o que fez Levi Strauss buscar um tecido de igual resistência, porém, mais flexível. O tecido de algodão com trama sarjada, vinha da região de Nimes, na França e era utilizado pelos marinheiros genoveses. A cor azul, índigo,  do tecido veio só depois, quando Levi Strauss decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando a cor pela qual o jeans é hoje conhecido. Em parceria com seus irmãos e cunhados fundou a Levi Strauss & Co. Os rebites e bolsos como conhecemos hoje os populares modelo “five pockets” vieram pela necessidade dos mineradores em armazenar as pepitas de ouro extraídas. O primeiro lote de calças da Levi Strauss levava o nome 501, que até hoje é o mais popular entre os modelos da marca. O jeans dos mineradores foi se popularizando entre os caubóis americanos na década de 1930 e foi aparecendo como parte indispensável do figurino destes personagens em filmes do gênero.

O jeans atravessou o século 20, se transformando no artigo de moda mais democrático e popular existente. Na década de 1940, os caubóis do asfalto montavam suas motos Harley-Davidson trajando o jeans. Mas foi na década de 1950 que o jeans se transformou em símbolo de rebeldia, quando, no filme Juventude Transviada, o ator James Dean, apareceu usando a combinação clássica: calça jeans e camiseta branca. Além de Dean, Marlon Brando e Elvis Presley contribuíram para que o artigo se disseminasse entre os jovens da época, que teve sua imagem ligada ao rock´n´roll.

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Elvis, Marlon Brando e James Dean – símbolos da rebeldia e seus jeans.

Na década de 1960 e 1970 os hippies, interligados à contra cultura e rebeldia usavam seus jeans.

O primeiro estilista de renome a colocar o Denim nas passarelas de semana de moda foi Calvin Klein. A medida que a modelagem foi evoluindo, as possibilidades de melhora e tecnologia no tecido foi surgindo e a indústria de moda se abriu às várias tendência de estilo, o jeans foi incorporando o conceito de democracia e versatilidade no modo de vestir.

Especialmente a indústria têxtil brasileira se destaca no mundo pela qualidade e versatilidade de seu Denim. Outro ponto muito forte são as modelagens especialmente pensadas para corpos brasileiros que conquistaram uma legião de fãs anônimas e famosas no mundo todo, pessoas que buscam, que procuram a sensualidade, a valorização do corpo e o ajuste perfeito das calças aqui produzidas. Grandes marcas do mundo produzem sua linha jeanswear aqui no Brasil ou usam o Denim Made In Brazil, algumas delas: Diesel, Zara, Calvin Klein, Miss Sixty.

Não é a toa que grandes empresas  de têxteis e químicos estão investindo forte em inovação, produção e exportação. Hoje se encontra no mercado jeans ultra elásticos, lavagens diferenciadas e até benefícios cosméticos no tecido.

Umas das novidades mais recentes em avanços tecnológicos no jeanswear é o Emana Denim. Junto à fibra de algodão e elastano levíssima, se agrega a microfibra de poliamida com nanocristais de turmalina. Esse pequeno luxo tecnológico proporciona um efeito de drenagem linfática a quem veste. Com o tempo de uso, testes científicos comprovaram uma melhora do aspecto da celulite e melhor hidratação da pele.

O jeans de origem humilde conquistou seu público, a indústria têxtil, tecnologia, sua versatilidade e o espaço no coração e guarda-roupas de todo mundo.

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O empresário Alcyr Amorim, dono da Gang. Desde os anos 90, a marca brasileira produz calças com efeito

“levanta bumbum” que conquistou fãs famosas e anônimas em todo mundo como Britney Spears e Gisele Bündchen

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Inovação tecnológica no jeans: o Beauty Denim Emana, que ajuda a melhorar a hidratação da pele e o aspecto da celulite.

 

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Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!