ARTE & CULTURACultura

“Ano passado eu morri, mas este ano eu não morro”

Trechos da música de um homem a frente do seu tempo!

Belchior, foi matéria do jornal “O Globo” de ontem (03/01/2021) no seu “Segundo Caderno” com destaque para “Sujeito de Sorte” que está sendo a letra mais pronunciada neste novo ano.
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, mais conhecido como Belchior, foi autor de grandes sucessos, músicas atemporais que refletem as angústias de uma passagem de difícil superação e lança a Esperança como única forma proeminente no ser humano. O verso mais cantado nos últimos dias foi “escrito pelo poeta Zé Limeira no século passado” eternizado na voz do incomparável Belchior.

O jornalista, fundador e coordenador do Bloco “Volta Belchior”, Kerison Lopes fez artigo especial para o jornal “O Globo” onde afirma que as novas gerações, “reconhecem nas palavras do verso mais recitado no início deste ano, palavras de grito de socorro para os tempos atuais.” E conta ainda, “que este não é um caso isolado. Toda obra do Belchior está sendo revisitada.

O Músico Intérprete Cantor/Instrumentista, Henrique Ferreira, de Lagoa da Prata, que participou de vários festivais na década de 80 e teve sua carreira influenciada por grandes nomes da música brasileira, lançou em 2018 um álbum acústico, “Tributo a Belchior”, voz e violão no qual são interpretadas canções de sucesso do cantor e compositor Belchior.
Nas palavras de Henrique Ferreira, Belchior;
“Como cantor, um estilo único, inconfundível.
Como compositor, um poeta atemporal com imensa força intelectual. Suas obras, eternizadas na memória, continuam sensibilizando pessoas que apreciam um som diferente daquele promovido com mero objetivo mercadológico.”

Amigos de Belchior, como o artista plástico Fernando Pacheco, manifestaram na tarde de ontem em suas redes sociais alegria ao receber agradável notícia pelo jornal Estadão, de São Paulo, em matéria “sobre o livro que será lançado sobre o auto exílio de Belchior, com depoimentos de Kerison Lopes e Jackson Martins, que empresariou o seu amigo querido Bel pelas estradas da Arte e da vida.”
E expõe foto dele ao lado do produtor Jackson Martins onde mostra o retrato que ele pintou de Antônio Carlos Fernandes Fontenelli Belchior… e finaliza a postagem com tom brincalhão: “Ou tem mais nomes que eu não me lembrei agora?…rs
Abração, Bel, onde estiver!”

Para o produtor musical Jackson Martins, ter as obras de Belchior revisitadas numa época em que o lema “Viver é melhor que sonhar” ecoa em alto e bom tom nos corações de milhares de brasileiros e mundo afora, é ascender as chamas de uma Esperança sempre latente naqueles que se propõe serem os protagonistas da sua própria história, e colocam em ação o fruto da sua capacidade e sensibilidade para encorajarem-se a lançarem-se na construção de uma realidade onde a reflexão e o autoconhecimento são o abre-alas para novas oportunidades.

Jackson Martins que produziu Belchior por 14 anos e pôde conhecer de perto este artista pragmático de afinada sintonia com a realidade do povo brasileiro, apresentou em conversa com a chefe de redação da revista Official Chic, na tarde de ontem, Mônica Garcia, com quem estreitou laços de amizade desde que produzia Almir Sater, em Escarpas do Lago, Capitólio, em 2016, a satisfação de ver em evidência obra e vida do artista Belchior, no livro “ Viver é Melhor que Sonhar – Os últimos caminhos de Belchior”, a biografia que traz também o nome deste que foi o último produtor musical do artista, busca conhecer as razões que levou Belchior a se afastar do convívio familiar e deixar de lado a brilhante carreira pelos palcos da vida.

Este livro de Chris Fuscado e Marcelo Bortoloti já é muito aguardado pelos belchiorianos e por muitos brasileiros que assim como o artista já passaram momentos de aflição e resistência.
A pré-venda do livro “Viver é Melhor que Sonhar – Os Últimos Caminhos de Belchior” (Sonora Editora) está prevista para começar 18 de Janeiro pela plataforma Benfeitoria, por meio do link:
http://benfei.to/belchior

Por: Redação.
Imagens: Divulgação. Arquivo pessoal/Jackson Martins. Página de amigos de Belchior.
Link de Músicas do Álbum “Tributo a Belchior” por Henrique Ferreira:

No necesarias No necesarias. viagra pill I believe in the year and it was approved by the FDA in the year Light shoots at a distance of between one and five millimeters from the skin and is absorbed by the melanin of the skin and hair, which causes a warming of hair up to 70 degrees Celsius, causing the progressive destruction of hair root.

Comentários
Postagem anterior

Grupo de trabalho em prol de FURNAS e PEIXOTO realiza primeira reunião

Próximo post

Energia Solar Fotovoltaica e a Sua Importância para a Economia das Cidades.

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!