CategoriasNotícias

Grupo de trabalho em prol de FURNAS e PEIXOTO realiza primeira reunião

Secretaria de Estado de Cultura e Turismo é coordenadora; videoconferência contou com participação de representantes do poder público e da sociedade civil

Diálogo e esforço conjunto em prol da sustentabilidade do “Mar de Minas”: assim pode ser resumida a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado a partir da Resolução Conjunta Nº 18 entre as Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Desenvolvimento Econômico (SEDE), e o Instituo Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). O encontro aconteceu por videoconferência nesta quinta-feira (17/12).

De acordo com a resolução, publicada no Jornal Minas Gerais em 3 de dezembro de 2020, o Grupo de Trabalho destina-se a promover estudos referentes à manutenção, preservação e promoção do Lago de Furnas e do uso múltiplo de suas águas, para a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico e turístico de Minas Gerais.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, fez a abertura e o encerramento da reunião, que contou com a participação de 33 representantes tanto do poder público quanto da sociedade civil.

“Espero que, com esse grupo, consigamos avançar ainda mais nesta pauta tão relevante para Minas Gerais. Promover a transversalidade entre cultura, turismo e meio ambiente em prol do Lago de Furnas e Peixoto significa amplificar essa potência turística capaz de gerar emprego e renda de forma imensurável. Tivemos ganhos importantes em 2020, como a instalação da Delegacia Fluvial de Furnas, da Marinha do Brasil, e a aprovação da PEC 52, que institui o Lago de Furnas e Peixoto como patrimônio imaterial de Minas Gerais”, disse Oliveira. O secretário destacou que em complemento a isso, inclusive, “já foram iniciados diálogos com o Iepha-MG, que vai desenvolver o trabalho participativo para detalhar os méritos e diretrizes de proteção de toda a região. Tivemos um primeiro encontro de debates profundos, proveitosos e saudáveis, e vamos continuar com a atuação conjunta para gerar mais frutos e soluções positivas”.

Apresentações

Durante a reunião, além da apresentação dos objetivos e modo de operação do Grupo de Trabalho feita pela subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, houve também a exposição do deputado estadual Professor Cleiton Oliveira sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 52, da qual é autor, que institui o tombamento dos Lagos de Furnas e Peixoto como patrimônios imateriais do Estado. A PEC foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em segundo turno em 2 de dezembro de 2020.

Outra participação durante o encontro online foi da diretora do Instituto Mundi, Liliane Ferreira, que apresentou o Plano Regional da Paisagem Cultural do Lago de Furnas, compreendida por 34 municípios distribuídos por seis Instâncias de Governança Regionais (IGRs). Entre os objetivos do plano estão a realização de pesquisa, diagnóstico e planejamento de ações, projetos e eventos para a potencialização da vocação da região como “Mar de Minas”, além de criar uma identidade ao longo das rotas pertencentes ao território, a fim de estimular o desenvolvimento de arranjos produtivos locais e a movimentação da cadeia produtiva e da economia criativa.

Composição

O Grupo de Trabalho propõe a participação de representante de cada um dos seguintes órgãos do poder público: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (SEDE); Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM); Secretaria de Estado de Governo (SEGOV); Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG); Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); Marinha do Brasil; Ministério do Turismo; Furnas Centrais Elétricas; Ministério do Desenvolvimento Regional; Ministério de Minas e Energia; e Universidade Federal de Alfenas (UFAL).

Da sociedade civil, o Grupo de Trabalho sugere que participem um representante de cada uma das seguintes entidades: Instâncias de Governança Regionais Lago de Furnas, Grutas e Mar de Minas, Nascentes das Gerais e Canastra, Montanhas Cafeeiras, Vale Verde e Quedas Dágua e Caminhos das Gerais; Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago); Movimento Pró Furnas 762; Movimento Pró Peixoto 663 e Grupo Todos por Furnas.

O GT será coordenado por um representante da Secult e, em caso de sua ausência, pelo representante da Semad. O coordenador poderá convidar representantes de órgãos e entidades públicas e privadas, além de pesquisadores e especialistas, quando necessário, para subsidiar tecnicamente os trabalhos do grupo.

A proposta é de que as reuniões sejam mensais e a próxima está prevista para o dia 20 de janeiro de 2021.

Imagem: Ilustrativa
Fonte: Secretaria de Cultura/MG

Anguera, Marta. viagra pills Diets for pregnant women.

Comentários
Postagem anterior

Lideranças do Governo Federal se faz presente em Furnas para tratar do nível das águas

Próximo post

“Ano passado eu morri, mas este ano eu não morro”

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!