CategoriasCulturaNotícias

III Encontro de BANDAS de Santo Antônio do Monte – MG

Após um hiato de mais de 20 anos, Santo Antônio do Monte volta a sediar um encontro regional de bandas de música.

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Lira Monsenhor Otaviano, resgata para o calendário de atividades culturais do município, o evento que promove o intercâmbio cultural entre os participantes e proporciona fruição musical para a população.

“As duas primeiras edições do Encontro de Bandas de Santo Antônio do Monte foram realizadas na década de 90 e agora em 2022 nós  retomamos esse evento com a participação das bandas das cidades de Pitangui, Carmo do Cajuru, Lagoa da Prata, Pará de Minas, Perdigão e Campos Altos.¨
O encontro aconteceu na manhã do dia 05 de junho, domingo, data de aniversário de nascimento do Monsenhor Otaviano, patrono da banda da cidade de Santo Antônio do Monte, como forma de homenagear e valorizar também sua memória. A organização optou  também por apresentações descentralizadas em vários pontos da cidade para que mais pessoas pudessem assistir e toda a população foi convidada a participar”, afirma  o Secretário de Cultura e Turismo, Ismael Costa.


A equipe organizadora representada na foto pelo Thiago (Vice-Prefeito), Por Nena Silva, assessora da Secretaria de Cultura e pelo próprio Secretário de Cultura e Turismo, Ismael Costa, conseguiram reunir a população que admirada aplaudiu de pé este evento que marca vida, obra e legado do Monsenhor Octaviano José de Araújo, que nasceu em Itapecerica na data de 05/06/1850 e faleceu em Santo Antônio do Monte, 06/02/1928. Chegou nesta cidade com 27 anos de idade e desempenhou magistralmente os árduos mistérios da sua missão religiosa. Conquistou respeito e carinho, que batizou tantos e tantas que tomou a alcunha de Padrinho Vigário. Morreu sem riqueza material e reconhecido como santo. A casa onde o Padrinho Vigário morou é mantida da forma original com que ele deixou. Os objetos de uso pessoal, mobiliários, quadros… tudo está conforme ele deixou. É um santuário. Um museu. Um lugar de prece e agradecimento.

 

O evento foi apoiado por: Lira Monsenhor Otaviano, Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Escola Estadual Padre Paulo e Gramol. E contou com a presença pessoas ilustres, militantes incansáveis pela arte e pela cultura que buscam sempre realçar os valores dos santoantonienses. Como a ex-secretária de Cultura e Turismo, Margarete Resende, e Sônia Veneroso, que abrilhanta a sua coluna “Passarela” destacando conquistas e grandes feitos de personalidades que fazem a história do município. Na foto elas estão ao lado de Carlos Campinho, um dos organizadores deste III Encontro de Bandas.

A diretoria da revista Official Chic, vibra por esta conquista da população de Santo Antônio do Monte, em resgatar esta parte importante da sua história através da festividade realizada na manhã do dia 05 de junho e faz votos de que esta belíssima tradição entre para o calendário de festas e eventos do município. A cidade merece e as novas gerações precisam do estímulo e referência que a lembrança do Padrinho Vigário nos traz.

“Um povo sem memória é um povo sem história” – Que o Padrinho Vigário, “descanse em paz e zele por todos os santoantonienses.”

 

 

Comentários
Postagem anterior

ACADÊMICOS DE LAGOA DA PRATA E ARCOS MARCAM PRESENÇA NA BIENAL MINEIRA DO LIVRO

Próximo post

NOITE MINEIRA DE MUSEUS E BIBLIOTECAS

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!