JULIANO FERREIRA DE OLIVEIRA
Juliano Ferreira de Oliveira, nasceu na cidade de Divinópolis, e logo após o seu nascimento a família se mudou para Pedra do Indaiá. Desta cidade ele coleciona a suas melhores memórias de infância. O seu pai, José Ferreira de Oliveira, (em memória) era um homem trabalhador que nunca permitiu que sua esposa trabalhasse fora, porque pra ele a mãe é quem deveria criar os filhos. Então ele lutou muito para manter a família, enquanto dona Ivone cuidava da casa e da criação dos filhos; Juliano, Janete e Janaína. A relação de amor e amizade deles com o irmão por Pedro é enorme, mesmo este sendo filho só do senhor José.
Aos nove anos de idade, ele já começava a ganhar o seu primeiro dinheiro. Fazendo entregas de marmita para um senhor, o dinheiro que ganhava, comprava merenda da escola. Pouco depois, aos 13 anos, ele foi trabalhar como servente de pedreiro, onde ficou por alguns anos, até que surgiu uma vaga de atendente em uma loja, e ele aproveitou a oportunidade. Assim, ele foi perdendo um pouco da timidez, aprendendo a fazer mais amizades e percebendo que queria da vida um pouco mais.
Nesta época, ele disse para a sua mãe, que assim completasse 18 anos, que ele se mudaria para Divinópolis, a procura de um novo emprego e de mais conhecimento de vida.
Concluiu o curso técnico em contabilidade na Escola N. Sra. de Fátima, em Santo Antônio do Monte e se mudou para Divinópolis, como era planejado. Lá uma tia, o acolheu. Nesta cidade ele trabalhou por 10 anos na Farmax onde chegou a ocupar o cargo de gerente de transporte .
Em 2008 ele recebeu o convite de um amigo para retornar para a cidade de Pedra do Indaiá e tentar entrar para a vida pública, participando da campanha eleitoral para ocupar uma cadeira no legislativo da cidade. A cidade achava ele um candidato da juventude, com visão de renovação e senso de humanidade. Mas, nesta campanha ele perdeu a eleição por três votos.
O prefeito que assumiu nestas eleições, o Cláudio, seu amigo, apostava muito na sua capacidade de gerir recursos e pessoas, por ver no Juliano os predicados de uma liderança popular e ativa, o convidou para ser o seu chefe de gabinete. Logo em seguida, nas próximas eleições, ele foi o primeiro vereador mais votado no município, com 400 votos. Ocasião em que presidiu a câmara de vereadores da cidade.
Nas próximas eleições, no governo do prefeito Itamar, novamente foi confiado a ele o cargo de chefe de gabinete, ele aceitou e cumpriu com louvor o seu serviço. Em 2020 foi convidado pelo prefeito Matheus para compor a chapa com ele, os dois foram diplomados em janeiro de 2021. Matheus, prefeito de Pedra do Indaiá, e Juliano, vice-prefeito.
As experiências na vida pública da cidade, o trouxe cada vez mais para dentro da realidade da população do município. Ele ficou cada vez mais conhecido e querido, por não medir esforços para ajudar os que precisam e por muitas vezes, sacrificando o seu tempo de folga ou cancelando compromissos que podem serem adiados, tudo isso em prol de uma causa maior; a ajuda a um ser humano que precisa de um motorista, uma ajuda com mão de obra… alguém para revezar a noite com um parente no hospital. O seu trabalho social é reconhecido no município.
Evidencia o trabalho do CRAS na sua cidade, a valorização das famílias, a atenção ao grupo da terceira idade. A área de saúde, que tem avançado muito. Ele observa que todo o secretariado tem trabalhado muito bem. As festas de qualidade, a gastronomia e o turismo em torno da “festa do biscoito” que já começou a ficar conhecida na região.
Dos planos futuros, ele comenta que quer trabalhar para ser o futuro prefeito de Pedra do Indaiá, para continuar fazendo mais pelo seu município, e que no futuro, certamente ele sairá a candidato a deputado pelo nosso estado.
Ele acredita que o seu papel no mundo é fazer o bem através da política, porque ele gosta do que faz. E se sente humano o bastante para se colocar no lugar do outro e fazer o que precisa ser feito, estender a mão e dar atenção a quem precisa em particular e à sociedade como um todo.
Gosta de cavalos, e aprecia a vida do campo. Pescaria também é um atrativo. Gosta da comida caipira, e comida mineira.
MENSAGEM: Valorize os estudos. A nossa região, é muito rica em profissionais de vendas. Sobretudo, no futuro, se a pessoa quer ter uma vida melhor, ela precisa alinhar a experiência em vendas com os estudos. Para sonhar grande é preciso saber.