HONRA AO MÉRITOPersonalidades

TIAGO LUÍS – “TIAGO TUMBUM”

Tiago, vice-prefeito de Santo Antônio do Monte, é natural da cidade de Divinópolis e foi criado em Santo Antônio do Monte. É de uma família tradicional, descendente do seu Zé Auteriano, barbeiro, e dona Laura.

Seu pai é da cidade de Pedra de Indaiá, o senhor Jesus Cabral da Costa e sua mãe é a Vera de Fátima Melo Costa, a famosa tia Vera. Uma professora da cidade que lecionou para muitos da sua geração. Se sente bastante honrado pelos pais que tem, e a família que adquiriu.

É o caçula de uma família de três irmãos, sendo o Jonas policial militar, morador do município de Arcos, que faz um bom trabalho junto ao comando, e Cássia que é advogada.

A infância foi maravilhosa, uma criação de forma humilde, mas sempre com muita dignidade. Começou a trabalhar muito cedo, como engraxate, depois como vendedor de picolé. Sempre foi apaixonado por cavalos, quando criança, vendeu chup chup até conseguir o dinheiro para comprar seu primeiro cavalo.

Infelizmente teve um acidente e o cavalo morreu, estava com 11 anos. Lembra que o Glisério Borges o visitava todo dia no hospital, e um dia o viu chorando muito e então resolveu lhe dar um cavalo de presente. São pessoas assim que guarda um carinho muito grande e esses acontecimentos na vida a gente nunca esquece.

Sempre estudou na cidade. Trabalhou também com folheados, Após se formar e com 18 anos, tirou a carteira de habilitação, começou a viajar com seu primo, o Wanderson que foi a pessoa que lhe apresentou a primeira oportunidade, e foi muito importante na sua vida.

Assim ele viajava com fogos para São Paulo. Depois aconteceu que seu pai era muito amigo do sr. Jorge Lacerda, e veio dele a oportunidade de conhecer o Brasil, ele foi uma pessoa fundamental em sua vida. No primeiro momento concedeu a região da Bahia, depois o Nordeste, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul.

Posteriormente o seu primo Sergio, também foi alguém que abriu muitas portas para ele. O trabalho foi fluindo, ele foi crescendo e se tornou um vendedor de fogos de expressividade dentro do mercado. Então vieram as cobranças das pessoas que gostavam dele e se manifestavam, onde andava pediam para que se candidatasse.

Tomou a decisão de se candidatar e graças a Deus que deu certo, as pessoas confirmaram o pedido que fizeram através do voto, e ele segue fazendo o que pode, trabalhando muito pela cidade que é apaixonado e tem a intensão de continuar na carreira pública, pois as pessoas mais necessitadas do poder público, as pessoas que realmente dependem disso, assim como a classe de empresários e comerciantes precisam de uma pessoa que tenha um olhar para todas as áreas.

Acredita que precisam ser equilibradas, não pode ser nem tanto de afetividade pelo lado social, esquecendo do empresário, da classe média e do trabalhador. Precisa-se também apoiar o empresário e o trabalhador, a classe social. Seu governo hoje dedica  tempo e trabalho a essa cidade maravilhosa e pretende continuar, se assim as pessoas acharem que ele merece.

Santo Antônio do Monte é uma cidade muito pujante e tem muito orgulho de falar da sua cidade, pois ela é diferente de todas as outras da região, tem quatro economias municipais com uma representatividade gigante no Brasil.

Hoje são o maior produtor de fogos de artificio da América Latina, com profissionalismo, fazendo exportação de fogos para o mundo. As fábricas se dedicaram e se profissionalizaram, tiveram um apoio imenso da sua administração e agora conseguiram fazer as exportações, sendo esse o caminho que será tomado, com o alto padrão de qualidade dos produtos.

E isso se faz necessário porque no Brasil há muitas leis de proibição contra os fogos de artificio, então o mercado está cada vez mais exigente. O produto é medido por decibéis e precisa da liberação em cada lugar, cada município faz uma lei que precisa ser cumprida.

Os fogos hoje precisam ter o mínimo de ruído e barulho, e foi um desafio muito grande para as fábricas, que seguem em contínua adequação, essa é uma economia muito importante para a cidade.

São também a segunda maior produtora de ovos no estado de Minas Gerais, com uma grande expressividade neste mercado. Acredita que hoje tem mais de 5 milhões de aves locadas, somente de galinhas, que é algo que aquece muito o mercado. Estes produtores consomem diariamente 450 toneladas de ração por dia só com as aves.

Tem uma representatividade de bacia leiteira, são grandes produtores de leite no estado, assim como a pecuária com crescimento gigante. Nas plantações tem havido muita dedicação, eles têm investido e profissionalizado, preparando os terrenos e as fazendas, aumentando muito, de forma expressiva a produção de grãos.

Outro ponto muito importante, que considera um fenômeno, é rifa. Os vendedores ambulantes são responsáveis, sozinhos por 51% do PIB municipal, são guerreiros que viajam esse Brasil inteiro, vão a todos os municípios, trabalham muito e vão em busca desse dinheiro, trazem para cidade e aquecem a economia local, colocam o que ganham dentro da cidade e investem seus recursos aqui, por isso agradece de forma especial a todos os rifeiros que são realmente a alavanca principal da economia do município.

Tem um carinho muito grande por todos os setores, sabe que é uma cidade diferente das outras ao seu redor, não vê nelas a distribuição do valor do dinheiro entre as pessoas como acontece em Santo Antônio do Monte, dando as pessoas um poder aquisitivo melhor, sendo motivo de muito orgulho.

Sobre a área cultural, cita a Exposição Agropecuária. Ele vem também do meio rural e gosta muito de estar junto na organização, está como diretor do Sindicato Rural, e trabalhou muito pela festa na sua administração, tanto na prefeitura como no sindicato. Já fazia mais de 10 anos que não tinha Exposição, havia apenas o Rodeio Show, e quis resgatar a verdadeira essência da Exposição Agropecuária.

Hoje ela tem torneio, disputa de animais, os fazendeiros concorrem entre si, traz o sentimento de disputa, aflora e incentiva para que as pessoas se organizem melhor para irem competir. A fazenda é mais cobrada, porque ninguém quer fazer feio em uma competição, então foi um resgate muito importante que houve na cidade,

Havia ainda a FENAPI, os empresários se reuniram e acharam que não seria interessante continuar com o evento naquele momento, mas agora com essa transformação que há na questão da exportação de fogos, com a organização de uma forma profissional, pensa ser o momento de retornar com o festival e fez essa sugestão do retorno da feira.

Acredita que poderá ajudar, pois tem uma boa experiência, conhece muitos clientes de forma expressiva no mercado, então acredita que esse festival, tem que começar aqui, entretanto não deve se perpetuar somente com eles, precisa ser itinerante pelo Brasil.

Por exemplo, se fizerem em São Paulo, em Interlagos, no outro dia terá repercussão mundial, ou em Fortaleza, Curitiba, em todas as capitais do país. Dessa forma, conseguiriam resgatar o sentimento de alegria que traz no coração quando se ver um fogo de artificio.

Defende que soltar fogos é remeter ao sentimento de felicidade, pois lembra festa, casamento, e infelizmente o brasileiro vem perdendo esse sentimento. Com as leis de proibições têm ficado mais restrito a comercialização, e é preciso desmitificar, fazendo de uma forma bem planejada, profissionalmente, é esse o caminho que precisam tomar daqui para frente.

Fala sobre a festa de Reinado, pois é a mais tradicional que existe no município, onde as pessoas realmente se entregam. Há um sentimento de religiosidade muito grande e na sua administração houve um grande incentivo, eles triplicaram o valor repassado dos recursos.

Apoia com muita seriedade, além do dinheiro, com a organização da festa e tudo que a prefeitura puder cooperar, sempre é parceiro, ajudando, em todos os eventos. Na sua opinião a cidade tem que se ser alegre e feliz.

Quando ele e Leo Camilo estavam nas andanças de eleição o que mais ouviam era o pedido que precisavam fazer algo pelos jovens, pois não havia nada na cidade, e por isso, os jovens saíam para as cidades circunvizinhas. Nessas viagens aconteciam muitos acidentes e perderam muitos jovens.

Hoje eles têm uma cidade com muitos eventos, para todas as idades, procuram trazer animação para a população de forma a abranger sua totalidade, como os forrós da terceira idade, os eventos gastronômicos, o Mineiridade, que é promovido por uma empresa privada, mas que a prefeitura incentiva e apoia, abre o espaço, um evento de portas abertas pela prefeitura, onde a população tem total acesso e gratuito.

Outro ponto a falar é sobre os prédios públicos e a história da cidade que estavam necessitando demais de reforma, para serem conservados e valorizados.

Havia uma casa que é um dos pontos principais da cidade, a casa da Dona Fausta que precisava ser respeitada e preservada, pela sua importância histórica. ela fica de frente para a Igreja matriz. Quando entrou na administração, havia um alvará de demolição, procuraram o proprietário, falaram do interesse do município e fizerem uma permuta de outro espaço público, e já estão pensando na restauração dela, que está interligada ao centro de memórias.

Teve ainda a restauração da casa do Padrinho Vigário, a estação, o Paço Municipal, que foi totalmente reformado, com piso, pintura e telhado. Valorizam muito a história, porque não se deve apagar e sim se construir, preservar.

Sobre sua vida pessoal, se casou com Pollyana Borges no ano de 2015. Se conheciam desde a infância, suas mães eram amigas e trabalhavam juntas como professoras, foram criados juntos. Ela passou um tempo fora, se mudou para estudar, e na adolescência/juventude se reencontraram e namoraram por 9 anos, depois se casaram e tiveram dois lindos filhos, o Pedro Henrique e a Maria Julia. E Deus tem abençoado muito sua família, se sente alegre e feliz, os meninos são muito abençoados.

É apaixonado pela culinária, gosta de tudo, churrasco, comida mineira, peixe, carne de panela, batatinha. Também é apaixonado por pescaria, sempre que pode vai pescar uma vez por ano, com uma turma boa. Gosta ainda de andar de moto, fazer trilha, cavalgar e das festas de pião.

A mensagem que deixa aos jovens entrando no mercado de trabalho é que levante cedo, quem levanta cedo sempre procura oportunidades. Tem um ditado que ele foi criado ouvindo, e que diz; ‘quem anda à toa não fica a toa, andando a toa se acha as oportunidades’.

Então diz que se a oportunidade aparecer, agarre, pegue firme, levante e vá trabalhar que dará tudo certo. Quem tem dedicação e trabalha firme no seu propósito e com foco consegue alcançar um bom resultado, pois não adianta querer abraçar dez coisas ao mesmo tempo e não conseguir ser bem-sucedido em quase nenhuma.

É Pegar primeiro um ramo que goste de verdade, fazer com amor aquilo que se propôs a fazer, lembrando sempre, ao levantar, peça a Deus que tire tudo que for obstáculo e de ruim da frente, assim pode ter certeza que dará tudo certo.

 

Comentários
Postagem anterior

NEGÃO OUTDOOR

Próximo post

MÁRCIA RESENDE - MR CONSULTORIA

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!