HONRA AO MÉRITOMelhores Profissionais

Ademir Gomides – AGF EFEITOS

Ademir Gomides. Proprietário da empresa AGF EFEITOS fogos de artifícios, uma empresa familiar. É natural de Itapecerica, após o casamento, se mudou para Santo Antônio do Monte, para acompanhar a família. Em Itapecerica trabalhou por 2 anos no escritório no setor do departamento financeiro da Grafite, uma empresa nacional com nível de multinacional, mineradora de grafite.

Tem quatro filhos. O  primogênito é o Caio, é dono de uma sorveteria, a “Bonani” e trabalha também na produção da AGF. Depois veio o Felipe, que montou uma empresa, ramificada da AGF, em que executa os shows de banda, sendo seu forte direcionado a festa eletrônica com DJ. Começou a trabalhar aos 17 anos, quando acompanhava o pai para Green Valley (Camboriú), em Santa Catarina e faziam apresentações com DJs em ambientes fechados, assim ele gostou muito do serviço.

A Gabriela se formou em Engenharia Química, mas não atua como engenheira, teve uma experiência nos Estados Unidos e quando retornou foi trabalhar na parte administrativa da AGF. O genro Diego montou uma empresa com o nome “Diego Sousa Produções”, no seguimento de festas de casamento, eventos de gala e 15 anos, ele se capacitou a partir da AGF. Foram duas ramificações que saíram a partir da empresa desta sua empresa. E por último tem a Ana Carolina, que está se formando em advocacia e quer ser juíza. Atualmente mora e estuda em Itaúna.

 

Quando chegou em Santo Antônio do Monte trabalhou em fábrica de fogos de artifícios por pouco mais de 1 ano no setor administrativo, na parte de faturamento e escrituração fiscal. Quando saiu da fábrica foi trabalhar com vendas de produtos de supermercado durante muitos anos.

Seu cunhado veio do Paraguai e montou uma empresa de nome “San Fuegos” e o convidou para trabalhar na administração, aceitou e percebeu que gostava desse ramo. Sua admiração pelos fogos vem de criança, lembra que na infância sempre gostou, ficava perto dos fogos para ouvir o barulho e ficava admirado com as explosões no céu.

Antigamente a queima de fogos era chamada de castelo.  Tinha também a cascata, coroa, coqueiro, morteiro de tiro e tiro seco. Chegou a trabalhar em outras empresas de fogos, na parte das vendas, até montar sua própria empresa, e já tem uns 12/13 anos.

Os desafios que encontrou foi de implantar o produto, pois quando começou a trabalhar com este artigo não eram os fogos de festas, como do réveillon e só havia produtos importados; Dos Fogos Indoor, efeitos indoor e efeitos de palco. Existem os Fogos Outdoor que são executados a distância do público, e os Fogos Indoor, que é seu produto de oferta, pode ser utilizado na distância de dois a três metros no máximo. Então sentiu dificuldade de inserir o produto no mercado pela confiança, os clientes tinham um certo receio, levou bastante tempo até conseguir incluir.

Hoje a sua empresa já está conhecida nacionalmente e até fora do país também por causa da qualidade dos seus produtos e da segurança que é oferecida aos clientes. Isso foi muito importante, uma vez que a confiabilidade é algo muito sério, pois se trabalha próximo ao povo, não pode haver falhas.

Nos rótulos dos fogos constam escrito todas as orientações e exigências legais que são solicitadas pela inmetro e pelo exército. Eles repassam todas as orientações para a clientela, fazem cursos para quem está começando, ensina sobre o manuseio correto e seguro.

Fica à disposição dos clientes, disponibilizando seu número de telefone. Sempre que eles precisam mantém contato para tirar dúvidas se necessário, a qualquer hora do dia ou da noite, está sempre atento para responder no momento que o cliente fala. Essa atitude ajuda a se precaver dos acidentes que poderiam a vir e depois o cliente agradece muito por essa ajuda e disponibilidade. Não mede esforços para levar o produto até o cliente ou poder ajudá-lo. É uma função bem trabalhosa, exige muito dele.

Algumas pessoas procuram os fogos para elas mesmos executarem, mas não vende para pessoa física para festa particular. Com a devida orientação eles saem contratando a empresa para fazer o serviço. Vende para quem está no seguimento, tem a carteira de blaster, que já sabe como manusear o produto. Busca ter um profissional adequado no local onde será feito o show. Sempre preza pela segurança.

Existe uma certa ilusão nos Fogos Indoor, o chamam de fogo frio, mas isso não existe, o que existe é o fogo seguro, quando se limita as distâncias. Eles usam produtos que não deixam resíduos, para não prejudicar o público, o que tem o seguimento de efeito de palco, que dar um visual maior, e esse é um tratamento diferenciado da empresa. Colocando o produto no local próprio e executado com a segurança exigida, de altura e distanciamento, não há perigo ou qualquer risco. Pretende permanecer no ramo somente nos fogos direcionados a palco, focando em uma produção para dar melhor qualidade.

Na culinária gosta muito de cozinhar, porém não tem muito tempo, o forte dele são churrascos, as carnes, mas faz massas também.

Viagem inesquecível foi a que fez em um réveillon para Porto de Galinhas em Pernambuco. Na verdade, foi contratado para executar um show pirotécnico em João Pessoa, e resolveu levar toda a família. Viajaram uma semana antes do réveillon para trabalhar na organização do show e depois da festa permaneceram mais 15 dias descansando em Porto de Galinhas. Essa viagem foi maravilhosa porque estava com toda sua família, e ele é muito família, apesar de precisar se ausentar muitas vezes, pelas viagens a trabalho.

A mensagem que deixa aos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho é para ter garra, persistência. Nada é fácil e nada vem de graça, mas com honestidade, garra e trabalho, se consegue.

 

 

Comentários
Postagem anterior

Cristiane Pedrosa - Agro Real

Próximo post

Guilherme Santos, Jornalista e Escritor

Mônica Garcia

Mônica Garcia

A revista Official Chic foi idealizada por sua proprietária, a Jornalista Mônica Garcia, para ser um veículo atemporal que dissemina a arte, a cultura, o empreendedorismo e com holofotes em empresas que se destacam em seus segmentos e nos profissionais que atuam de forma inovadora e diferenciada dentro das suas especialidades.
É também uma passarela artístico-cultural onde o poder da criação tem liberdade para apresentar todas as suas nuances.

As causas sociais e filantrópicas também são prioridade da idealizadora desta revista, sobretudo o autismo, que se tornou uma luta de causa e de vida!