Notícias

O meu livro: Mineiridades;

É a essência do mineiro – é acolhedor!
É uma descrição de Minas Gerais e de sua religiosidade.
É aquela prosa boa, sem pressa… gostosa.
Como um queijinho com doce.
Uma pinguinha com torresmo.
É chegar numa casa e ir entrando… A comadre logo passa um cafezinho e serve umas deliciosas quitandas: pão de queijo, broa, bolo….
É a solidariedade! Quando você está feliz, realizado, deseja que os outros também estejam.
Nos isolamos em arranha-céus e os encontros passaram a ser agendados, protocolares.
Veio a pandemia da Covid-19, mineirinho desconfiado ficou quietinho em casa. Até parece que ficou sisudo, de pouco papo.
Era preciso escrever um livro de amenidades.
Lembrar de minhas tias que cosiam suas colchas de retalhos, como eu coso minhas crônicas. As colchas nos aqueciam no inverno e os “causos” aquecem o nosso coração, em qualquer estação.
São 50 crônicas que relatam com muito bom humor o nosso dia a dia, nossas lutas, vitórias, alegrias e as transformações.
A melhor personificação disso são os 90 anos de história e tradição do Mercado Central de BH. E seus inúmeros frequentadores. O carroceiro que entregava às mercadorias. O dono da barraca, seus funcionários. Mas que se identifica com os armazéns (Seco e Molhados) de qualquer cidade mineira.
Neste ambiente, encontramos: o vendedor, o comprador, o jogador, o torcedor de um time, ou o seu rival, o andarilho, o mendigo, a cigana.
Assim construímos nossa história que está eternizada no livro: “Mineiridades”.
Dia 29 de setembro de 2022, será a noite de autógrafos e espero que você compareça e aprecie… Minas é bão demais!
Fernando Humberto de Resende.

Comentários
Postagem anterior

Dra. Mariana Melo Campos Ribeiro

Próximo post

João Medeiros

Fernando Humberto

Fernando Humberto

Filiação: Geraldo Ribeiro de Resende e Zilah Gontijo Resende.

Nasceu em Bom Despacho no dia 04 de outubro de 1963.

Casado com Edna Aparecida Espírito Santo Resende, tem uma filha: Naira do Espírito S. Resende, Bibliotecária.

Em 2013 lancei o livro: “A Saga dos Resende & Gontijo”: Dia 09 de novembro em Goiânia – GO – 130 pessoas, dia 13 de novembro em Bom Despacho – 130 pessoas, dia 21 de novembro em Santo Antônio do Monte – 75 pessoas, dia 28 de novembro em Lagoa da Prata, dia 04 de dezembro em Luz – 40 pessoas e dia 12 de dezembro em Moema, dia 13 de março de 2014 em Divinópolis, 25 de julho de 2014 em Vitória – ES. Em setembro de 2014 em Brasília – DF Em todos os eventos foi servido um lanche, minha esposa Edna Aparecida do Espírito Santo contou uma história do livro. No dia 22 de setembro de 2017 tomei posse na Academia Bom-Despachense de Letras, cadeira número 25, cujo patrono é o escritor Mário Marcos de Morais.

Em 2018, assumi o cargo de tesoureiro da referida Academia..

Em 01 de junho de 2018 fiz a Sessão de Autógrafos dos livros: “Bom Despacho 300 anos: Homens que a construíram”- Tomo I, II, III e IV, na Câmara Municipal de Bom Despacho, para noventa pessoas.

Participei da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo Foi o livro destaque da Feira Literária de Divinópolis – FLID/2018. No dia 29 de maio de 2019, ministrei uma palestra aos discentes do Pré Vestibular Tipura, em comemoração aos 107 anos de emancipação político/administrativa de Bom Despacho. No dia 05 de junho de 2019, recebi Voto de Congratulações, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.Currículo